terça-feira, fevereiro 28, 2006

 

Sabedoria carnavalesca

Mulher bonita é como melancia: ninguém come sozinho!
(Frase proferida pelo marido da deslumbrante Luiza Brunet, que tive oportunidade conhecer esta noite. O home lá sabe do que fala....)

segunda-feira, fevereiro 27, 2006

 

SLB!

O Glorioso eh grande (escrevo sem acentos). Ca estou no camarote da Daniela mercury, aabanar o capacete ao som do trio 2222. Elba Ramalho a cantar Chico Cesar e eu a vibrar com a vitoria do SLB! Ate aqui se fez sentir a vibracao do resultado. (Mesmo os cepticos como o B Pedra devemn sem dificuldade acreditar nesta). Hoje esta a ser a melhor noite de todas. Nuncademocracia do asfalto esteve tao forte. gente, gente. Mas visto ca de cima o Carnaval de Salvador tem mais encanto. O camarote de Daniela tem menos coisinhas do que o de Gil, mas em compensacao da uma goleada em beleza. Eh louras turbinadas por todos os cantos e um punhado de actores e actrizes da Globo, mais estyrelinhas avulso da musica. A bebioda corre solta, a picanha e a calabresa idem e ha no ar um cheiro doce a loucuira e paixao tradudizos em beijos de lingua cinematografico. enquanto escrevo estou a ser alimentado as pazadas com Hagen Daz de chocolate e raspas. Gosto das raspas. Gosto de chocolate. Beija eu. Quero ver a cadeiras bulir. E VIVA O SLB, GLORIOSO DO MEU CORACAO, que vale bem um carnaval. pro ano vou fundar o truio electrico glorioso, com abada vermelho. Bota a mao no lelelelel, cade vc, cade vc? OLHA EU AQUI< PORRA! Vou serpentear entre as louras . TCHAU!

domingo, fevereiro 26, 2006

 

Salvador, Bahia

Ponto previo:

Quem passa por aqui com regularidade sabe que eu costumava colocar aqui o relato das minhas viagens. Mas parei há alguns meses devido a alguns comentários mais maldosos. Hoje vou fazer um break no break. Porra: paguei a viagem, estou de férias, não devo nada nem nenhum favor a ninguém. Por isso aqui vai.

Estou em Salvador da Bahia. Estou a escrever estas linhas no camarote de Gilberto Gil, o ministro da Cultura do Brasil, mas, sobretudo, um dos pais da Tropicália. Lá fora o grupo Rapazzolla canta "Vamos fugir" mas a minha vontade é ficar. Estão 30 graus no asfalto, é de noite e d
izem que andam nas ruas dois milhões de pessoas. Eu acredito. É gente, gente, gente até onde a vista alcança. Gente que pula, ri, namora, beija de língua, gente a pipocar, a corrrer, a tentar ser feliz. Um mar de gente na Baía de Todos os Santos. gente feliz.
Aqui, no camarote, há de tudo. Até um português gorducho a teclar num dos computadores cedidos gratuyitamente pela IG. Há tábuas de queijo, champanhe de cortesia, há gente bonita e muito feia e não há o Bono. Os U2 estiveram cá, mas já partiram para o Chile para outro espectáculo porque the show must go on
Sim, estive com Bono. O homem é de uma antipatia desarmante. Esperava alguém mais alegre, mas ele é sorumbático. O nosso encontro dará mat´[eria para outro post. Já The Edge é uma simpatia. Um dia destes coloco aqui as fotos. Agora quando canta, Bono transforma-se. É formidável. Canta da varanda do camarote do Gil um dueto com Daniela Mercury e a a multidão derrete-se. Literalmente.
Vou para a rua. Vou para onde o coração me levar, vestido com uma rasgada camiseta laranja. A vida é muito curta para tristezas. Darei notícias. Talvez.

sábado, fevereiro 25, 2006

 

O rio canta para a pedra

Beijei a pedra em seu sonho gelado
Porque eu sou o cântico e ela o silêncio
Porque ela é o enigma e eu quem o propõe
Porque ambos fomos talhados da mesma eternidade

Lea Goldberg traduzida por Cecília Meireles.

Érico Veríssimo a descreveu como "nosso Mário Quintana de mulher, com olhos de pálpebras pesadas e sonolentas".

 

E o carnaval?

Como diz uma musiquinha sem sal que ouço involuntariamente: "Tou nem aí". Prefiro estar assim...

...já que nem folga pra acampar eu tive este ano.

sexta-feira, fevereiro 24, 2006

 

parabéns a você, nesta data querida

" Amigos
são aquelas
pessoas raras
que nos
perguntam
como estamos
e depois ficam
à espera
da resposta".
Nota: nunca conseguirei agradecer o facto de ter cruzado o teu caminho. E de nele permanecer. Presente.
Gosto tudo de ti.
 Posted by Picasa

 

disse um dia

I never wanted to be famous.
I only wanted to be great.
 Posted by Picasa

quarta-feira, fevereiro 22, 2006

 

a guerra das cervejas

«As duas principais empresas cervejeiras do país, marcaram para hoje mais um episódio da guerra comercial e de comunicação em que têm estado envolvidas nos últimos meses. Desta vez, a Unicer e a Central de Cervejas convocaram os jornalistas para conferências de imprensa. A Unicer apresenta um novo produto às 10h. Três horas depois a Central de Cervejas divulga os resultados financeiros da empresa.»

E o assunto fez-me pensar nas inúmeras marcas de cerveja que proliferam.
Hoje, pedir uma cerveja, é como pedir uma água. É complexo.
PEDIR UMA CERVEJA, não é suficiente. É vago.
Eu, por exemplo, gosto do sabor da Bohemia. Passo a publicidade.
Mas também gosto de pedir uma Stout.
São as marcas quem mais ordenam. É por elas que comunicamos.

O elogio da cerveja

«A cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais nutritivas e menos prejudiciais, podendo ser encontrados registos dos seus efeitos terapêuticos já na civilização egípcia, que a utilizava para fins cosméticos – as mulheres do Antigo Egipto usavam a espuma da cerveja para tornar a pele mais fresca e suave e tratar problemas de pele, o que se explica pelo facto de a cerveja conter ácido fosfórico, que favorece o crescimento e manutenção dos tecidos celulares saudáveis.

Na Grécia de Hipócrates, a cerveja era usada como remédio diurético e para combater a febre e Aretus de Capadócia recomendava-a para as diabetes e enxaquecas. Na Idade Média, a cerveja era reconhecida como estimulante para melhorar o humor e ao lúpulo eram atribuídas propriedades calmantes e de estimulação do apetite. Estudos recentes vieram demonstrar que a cerveja tem inúmeros efeitos benéficos na saúde humana, resultantes das várias propriedades salutares desta bebida milenar.
De acordo com diversos estudos científicos realizados nos últimos anos, a cerveja quando consumida com moderação – um quarto de litro por dia, no caso das mulheres, e meio litro, no caso dos homens - pode ajudar a prevenir várias doenças, como a osteoporose e enfartes do miocárdio. A partir de dados recolhidos por investigadores, constatou-se que o risco de doença cardíaca é consideravelmente menor para quem bebe as doses recomendadas; que a cerveja promove uma boa mineralização óssea; e que não há relação entre o consumo moderado de cerveja e o aumento da linha de cintura ou do volume do corpo em geral.
Outro efeito benéfico da cerveja é a redução da dor causada pelo esforço físico, o que se fica a dever a dois factores: a quantidade de água existente na cerveja ajuda a compensar a desidratação, e a presença de sais minerais e outros nutrientes abundantes na cerveja restabelecem o equilíbrio ácido-base. A Cerveja é um produto rico em ácido fólico e polifenóis que ajudam a prevenir o risco de acidentes cardiovasculares. Ao lúpulo são atribuídas propriedades bactericidas.» Dizem.

terça-feira, fevereiro 21, 2006

 

a assinalar

Voltei, com o verso do CD desta SENHORA, só para referir esta coincidência.
Eu não sabia, mas no blog da sabedoria, sabe-se de tudo, felizmente. Posted by Picasa

 
Nina Simone
and
piano
para ouvir
ouvir
ouvir
ouvir
ouvir. Posted by Picasa

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

 

Pérolas acadêmicas





 
ANTES
QUE
O
TEMPO
MUDE Posted by Picasa

 

antes que o tempo mude

O Cineclube de Joane exibe, dia 23 de Fevereiro, às 21.30 horas, no pequeno auditório da Casa das Artes de V. N. de Famalicão, ANTES QUE O TEMPO MUDE de Luís Fonseca.

Sinopse:Laura num quarto de apartamento. Vêmo-la com um homem com quem acabou de dormir. Porque no início Laura está sozinha e não sabe o que fazer com a sua solidão. Por isso ocupa-a com alguém; alguém sem nome. E depois Laura vagueia sozinha nas ruas, sem destino.

Antes Que o Tempo Mude - Ao menos tiveram o sol

«Antes que o Tempo Mude é um filme de cumplicidades com uma existência social, cultural, afectiva - chamemos-lhe "alternativa", mas isto sem reivindicações, apesar de a cumplicidade ser ferrenha. Mesmo que não se saibam duas ou três coisas dele, Luís Fonseca, realizador - por exemplo: que as pessoas que filma, e nos lugares que filma, são pessoas com quem trabalha, que conhece ou com quem partilha o quotidiano, não é difícil sentir que há algo próximo do registo de uma parte de biografia. (...)
Antes que o Tempo Mude é uma crónica da sensualidade na cidade. Podia também ser contado assim: é aquilo que se passa quando a luz do Verão - corpos, areia, água (a sequência mais bela do filme) - dá lugar à luz de Inverno - o arrefecimento nórdico(...)»


Excerto da crítica feita por: Vasco Câmara, Público de 13 de Abril de 2005

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

 

Carandiru


E por falar em coincidências ruins...

Não sei se é coincidência ou piada de muito mau gosto a afinidade que o coronel Ubiratan Guimarães tem com o número 111. Número de mortos no Massacre do Carandiru em 1992, a tragédia que virou filme premiado. Em 2001, Ubiratan foi a júri popular e foi condenado a 632 anos de prisão por ter comandado as tropas de choque da Pm que invadiram o presídio orientadas para matar. O que, por si, já é piada porque, pelas leis brasileiras, ninguém pode passar mais de 30 anos trancafiado numa cadeia. Mas nem se compara ao humor negro que levou desembargadores a anularem a condenação do ex-coronel sob o argumento indecente de que ele “só estava cumprindo ordens” . “Engraçado” que o senhor coronel se candidatou a deputado estadual 5 anos depois do massacre. Na época, fez questão de comemorar o 111.º aniversário do Regimento da Cavalaria, segmento da policia militar do qual participava. Ele também usou orgulhosamente o número 111 em campanhas eleitorais. Nunca fez questão de esconder sua participação incisiva na tragédia lembrada por ele como “um ato em defesa da Sociedade”, slogan da campanha. Foi eleito. Nunca passou um dia sequer na cadeia, nenhum dos tais 632 anos a que foi condenado no primeiro julgamento. Absolvido, ele comentou: “Não exageramos, não cometemos excessos. Cumprimos com o nosso dever. Eu, que sempre acreditei na justiça. Vi, hoje, ela ser realizada.”
Há coisas que eu não consigo entender em meu país.

Não gosto muito do filme, prefiro a série "Carandiru, Outras Histórias" que reconta casos bem surpreendentes. Já em Dvd.

 

Girls in bikini


A tenista Ana Sharapova é a grande atracção da edição deste ano da Sports Illustrated Swimsuit (link). Mas a minha preferida continua a ser a Ana Beatriz Barros. Ora confiram aqui (link), please.

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

 

Coincidências...

Eu achava que coincidência era uma mulher e um homem tropeçarem um no outro três vezes, num só dia, em diferentes lugares de uma cidade enorme como São Paulo, sem nunca terem se visto antes. Até que descobri o Lincoln e o Kennedy... Achei isto num site de curiosidades:

Abraham Lincoln foi eleito para o Congresso em 1846. // John F. Kennedy foi eleito para o Congresso em 1946.Abraham Lincoln foi eleito presidente em 1860. // John F. Kennedy foi eleito presidente em 1960.
Os nomes Lincoln e Kennedy têm sete letras. Ambos estavam comprometidos na defesa dos direitos civis.As esposas de ambos perderam filhos enquanto viviam na Casa Branca. Ambos os presidentes foram baleados numa 6ª feira.
O secretário de Lincoln chamava-se Kennedy. // O secretário de Kennedy chamava-se Lincoln.Ambos os presidentes foram assassinados por sulistas. Ambos os presidentes foram sucedidos por sulistas.
Ambos os sucessores chamavam-se Johnson: Andrew Johnson que sucedeu a Lincoln, nasceu em 1808.Lyndon Johnson que sucedeu a Kennedy, nasceu em 1908.
John Wilkes Booth, que assassinou Lincoln, nasceu em 1839. Lee Harvey Oswald, que assassinou Kennedy, nasceu em 1939. Ambos os assassinos eram conhecidos pelos três nomes. Os nomes de ambos os assassinos têm quinze letras.
Booth saiu correndo de um teatro e foi apanhado num depósito. Oswald saiu correndo de um depósito e foi apanhado num teatro. Booth e Oswald foram assassinados antes de seus julgamentos.
A Parte curiosa: Uma semana antes de Lincoln ser morto ele estava em Monroe, Maryland. Uma semana antes de Kennedy ser morto ele estava com Monroe, Marilyn.
Lincoln foi morto na sala Ford, do teatro Kennedy... Kennedy foi morto num carro Ford, modelo Lincoln.

P.S: A propósito, o casal de que falei no início existe. Casaram...

 

a força da imagem

«O fotojornalista canadiano Finbarr O’Reilly, da agência Reuters, foi o grande vencedor da edição de 2005 do prémio World Press Photo. A distinção foi anunciada na sexta-feira pelo júri da 49.ª edição deste evento, que decidiu atribuir o título de World Press Photo of the Year 2005 a uma fotografia que ilustra o drama da fome no Níger.Tirada num centro de emergência alimentar, em Tahoua, no noroeste do Níger, a foto de O’Reilly retrata um bebé com a mão sobre a boca da mãe, numa imagem que o presidente do júri da prova, James Colton, revelou tê-lo “assombrado” desde a primeira vez que a viu. “Ficou marcada na minha memória mesmo depois de ter visto todos os outros milhares de fotos durante a competição. É uma imagem que tem tudo: beleza, horror e desespero. É simples, elegante e comovente”, resumiu.Para além desta foto, o júri anunciou também a atribuição de mais prémios em 10 categorias, tendo sido contemplados 63 fotógrafos, de 25 nacionalidades. A entrega dos prémios está agendada para o próximo dia 23 de Abril, numa cerimónia que decorrerá em Amsterdão.»

 
 Posted by Picasa

terça-feira, fevereiro 14, 2006

 

Recordam-se ???

"Faz hoje um mês o senhor Presidente da República falou ao país. Em síntese, disse que estavam em jogo «direitos fundamentais dos cidadãos», razão que o obrigara a exigir do procurador-geral da República um esclarecimento cabal, a prestar em «prazo curtíssimo». Estribado no prazo, o PGR adiou por três dias a ida à comissão parlamentar que o convocara. Afinal, o prazo do presidente tinha precedência. Passou um mês. Ninguém se lembra das listas da PT. Ninguém se preocupa com o prazo. Há quem argumente que o esclarecimento não era para nós, era para o dr. Sampaio. Ou que tudo não passou de um equívoco. Em qualquer dos casos, quem deve exigir um esclarecimento são os cidadãos cujos «direitos fundamentais» foram ofendidos, sem que se perceba porquê, e por quem." Subscrevo...

cit. Eduardo Pitta in Da Literatura

 

Detalhes...

No Haiti…

Mesmo não sendo obrigatório, os haitianos compareceram às urnas. Cenas de caos nas ruas e 3 mortos foram os saldos dessa eleição. René Preval, que foi presidente entre 1996 e 2001, é o preferido das camadas pobres. Foi o único na história do país que conseguiu terminar o mandato sem ter sido morto ou deposto.

No Brasil...

Lulalá comemora por antecipação. Já se considera reeleito com 10 pontos à frente do segundo candidato mais cotado nas pesquisas. Festa do Pt , do Lula, sei lá. Faz tempo que deixei de tentar entender a política no meu país e em todos os outros. Anoto o que considero curioso. Só.

No Irã

Uma primeira charge sobre o Holocausto foi publicada.

No Iraque

Adiado mais uma vez o julgamento de Saddam Hussein. Oficialmente esse julgamento teve início em 19 de outubro de 2005. Foi suspenso devido à resistência das testemunhas em depor. 40 dias depois, outra suspensão, desta vez para que a equipe de defesa substituísse três advogados: dois que foram assassinados e um que fugiu.

Na Alemanha

O campo de concentração da vez não é Auschwitz. Fica em Berlim e, se os “meus”craques não me decepcionarem, vai ficar todo em verde e amarelo no próximo dia 9 de julho, na comemoração do hexa...hexacampeão! Nome mais estranho pra um título. Um desfile ocorrido ontem, levou jogadores a posarem no Estádio olímpico de Berlim com as camisas novas. A mais bonita, pra mim, claro, é a canarinho...

Na Itália

Olimpíadas de Inverno!!!! 10 atletas brasileiros... Quer dizer, 9... Um foi pego no exame antidoping. Sei, uma vergonha.


Em Portugal

Essa aqui eu deixo pra quem sabe.

 
Ainda não fui ver este filme.
Mas uma amiga, dizia-me, depois de o ver:
«todos os homens podem ser gays...menos os cowboys.
com este filme, cai por terra um dos paradigmas da masculinidade.
um dos ícones masculinos de sempre.
se ainda fossem - sei lá - estilistas, decoradores...agora... cowboys!!!! os cowboys gostam de mulheres, os cowboys ficam sempre com uma bela mulher...pelo menos era assim nos westerns que vi na minha adolescência...» Posted by Picasa

 

Conselho para o Dia dos Namorados

JUST DO IT!

 

Passos...

- Dia dos Namorados (São Valentim).

- Krutshov condena as políticas de Estaline no Congresso do PCUS (1956).

- O aiatola Khomeiny assina uma «fatwa» condenado à morte Salman Rushdie (1989).

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

 

e o guionista é...

Regra geral, ninguém sabe quem é o guionista. Guionista. Ou argumentista. Como queiram.

Já são conhecidos os guiões nomeados para os Oscar 2006, nas categorias de Guião Original e Guião Adaptado. Aqui estão:
Guião Adaptado
BROKEBACK MOUNTAIN
CAPOTE
THE CONSTANT GARDENER
A HISTORY OF VIOLENCE
MUNICH
Guião Original
CRASH
GOOD NIGHT, AND GOOD LUCK.
MATCH POINT
THE SQUID AND THE WHALE
SYRIANA

 
 Posted by Picasa

 
Vi. E gostei bastante. Posted by Picasa

 

Todo o amor que houver nessa vida

Cássia Eller a cantar Cazuza com uma intensidade que me emociona. Escusam de agradecer, estamos cá para isso. Sobretudo, desfrutem. O sol brilha, o mundo gira e há por aí fruta à espera de ser mordida. E saboreada. Se tiverem dificuldade em escutar a música cliquem na maçã e depois escolham a versão que querem ouvir na página da Terra Rádio.


Eu quero a sorte de um amor tranqüilo
Com sabor de fruta mordida
Nós na batida, no embalo da rede
Matando a sede na saliva
Ser teu pão, ser tua comida
Todo amor que houver nessa vida
E algum trocado pra dar garantia

E ser artista no nosso convívio
Pelo inferno e céu de todo dia
Pra poesia que a gente não vive
Transformar o tédio em melodia
Ser teu pão, ser tua comida
Todo amor que houver nessa vida
E algum veneno antimonotonia

E se eu achar a sua fonte escondida
Te alcance em cheio o mel e a ferida
E o corpo inteiro feito um furacão
Boca, nuca, mão, e a tua mente, não
Ser teu pão, ser tua comida
Todo amor que houver nessa vida
E algum remédio que me dê alegria

Cazuza

 

... Em Redor

- Oscar Carmona é reeleito Presidente da República pela 4ª vez (1949).

- Humberto Delgado e a sua secretária são assassinados pela PIDE em Espanha (1965).

- Alexander Solzhenitsyn é expulso da URSS (1974).

 

A propósito do Dia dos Namorados...

"quem tiver dois corações/ me faça presente de um/ eu já fui donos de dois/ hoje não tenho nenhum"

 

Afinal, ainda há esperança...

...para gajos como eu. Ora leiam lá este post da Ana Santiago (link), intitulado "homens com barriguinha":

Poderia fazer aqui um post extenso sobre homens com ou sem barriga, e se os aprecio musculados ou não... Mas para quê? A ideia é só esta, gosto de homens com barriguinha...

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

 

O país não o merece

Vitalino Canas, vice-presidente da bancada parlamentar socialista, afirmou esta quinta-feira que «caricaturistas irresponsáveis e fundamentalistas violentos estão bem uns para os outros».
Esta frase é simplesmente inacreditável. Simplesmente inacreditável.Este Canas é vice-presidente de quê? Melhor: este homem continua presidente do quê?

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

 

GRAU ZERO...


Um requerimento do PSD a pedir que a presidência da Assembleia Regional da Madeira procedesse à avaliação das faculdades mentais de um deputado do PS "incendiou" a sessão plenária de ontem, com o Parlamento madeirense a viver um dos momentos mais conturbados em 30 anos de Autonomia. Os quatro grupos parlamentares da oposição deixaram o plenário, em sinal de protesto e o PSD aproveitou para votar sozinho, em apenas 15 minutos, os 19 diplomas que estavam em agenda.
A polémica estalou logo no início da sessão, quando o grupo parlamentar social-democrata colocou em votação um requerimento onde pedia à Mesa do Parlamento que procedesse à avaliação das faculdades mentais do deputado socialista João Carlos Gouveia. De acordo com este documento, as afirmações que o deputado socialista fizera na véspera - onde denunciou o "fechar de olhos" aos casos de corrupção e uma ligação íntima entre alguns magistrados do Ministério Público e o poder político regional - «indiciam demência, tal o absurdo e o insulto que revestem». Assim, o PSD requereu à Mesa «que seja procedida à avaliação das faculdades mentais do senhor deputado João Carlos Gouveia, até, sobretudo, no interesse do próprio».
Apesar dos protestos de todos os partidos da oposição pelo facto de a Mesa da Assembleia, presidida por Miguel Mendonça, ter aceite este requerimento, a verdade é que o mesmo foi aprovado apenas pelo PSD, tendo os deputados do PS, CDS/PP, PCP e BE abandonado o plenário antes da votação. Aliás, em sinal de protesto, não participaram no resto da sessão...

 

Fanatismo e manipulação

Acabo de chegar de uma curta deslocação de três dia a um país mulçumano. É tarde, estou cansado, mas queria deixar a quente duas ou três coisas.
1. Sinto VERGONHA, muita vergonha pelo comunicado divulgado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros sobre o caso dos cartoons. O que quer Freitas do Amaral? Ser secretário-geral da ONU, já que os portugueses não o querem para PR? O comunicado é idiota, o tom em que está escrito é indigente. E não há tacticismo geo-político que o justifique.
2. Os cartoons foram publicados em Setembro.SETEMBRO!
3. A "fúria" muçulmana estourou só agora porquê? Terá alguma coisa a ver com o facto de alguns religiosos terem andado de país em país a incendiar os ânimos? Terá alguma coisa a ver com a vitória do Hamas na Palestina? Com o endurecimento da posição do Irão, cujo presidente nega a existência do Holocausto e promete varrer Israel do mapa?
4. Os muçulmanos que incendeiam embaixadas, queimam bandeiras da Dinamarca, assassinam padres católicos viram os cartoons? Não, claro. Convém não esquecer que o editor do jornal jordano que publicou parte dos cartoons (gesto único no mundo árabe) foi primeiro despedido e depois preso. Já agora: os que condenaram Salman Rushdie à morte por causa dos Versículos Satânicos leram ao menos o livro? E será que se sentem responsáveis pelo ódio que a sua atitude causou e que acabou em pelo menos duas tentativas de assassinato de tradutores da obra, uma bem sucedida?
5. Os cartoons desrespeitam o profeta e são produto da dissolução de costumes própria do Ocidente? Então o que dizer das centenas de cartoons publicados todos os anos em jornais de lingua árabe em que os judeus são retratados de uma forma humilhante? Em que são comparados a animais (a porcos, invariavelmente). Freitas do Amaral nunca os viu? Nunca existiram? São ficção?
6. Quem é esta gente que protesta nas ruas? Será a mesma gente que as câmaras das televisões captaram a celebrar os atentados de 11 de Setembro e de 11 de Março?
7. Porque é que quando extremistas se fazem explodir num autocarro em Londres ou em Telavive estas boas almas muçulmanas não vêm para a rua protestar contra a violência? Caricaturar o profeta é um crime inominável, mas espalhar a morte e o terror não?

É tarde, estou cansado, não quero ir longe de mais. Só quero dizer que há escolher com lucidez o lado da barricada. Com lucidez e bom senso, para evitar fanatismos também deste lado.Mas a tolerância não deve ser confundida com fraqueza. O politicamente correcto não deve retirar-nos discernimento. O Ocidente não tem as mãos limpas, nem é bacteriologicamente puro. E o tempo das Cruzadas acabou. Mas há que perceber isto: o Islão (ou pelo menos os seus líderes) estão em guerra com o mundo. Com o nosso mundo. Pessoalmente, prefiro eventuais excessos de liberdade à censura e à tirania.

quarta-feira, fevereiro 08, 2006

 

O endereço do paraíso


Pois é. Encontraram o Édem, ou um pedacinho preservado dele. Dizem os cientistas que fica numa área montanhosa da Indonésia, coberta com florestas. Lar de dezenas de novas espécies exóticas de aves, borboletas, rãs e plantas. Até um tipo raro de canguru encontraram por lá. Uma ilha isolada do resto do mundo. Taí. O paraíso existe, enquanto estiver bem looooonge do homem.

terça-feira, fevereiro 07, 2006

 

a OPA de BA

A SONAE, numa operação histórica pretende adquirir a rival PT através do lançamento de uma OPA que ascende a 11.1 mil milhões de euros. A desblindagem dos estatutos da PT está agora nas mãos do Governo. A SONAE oferece 9.5 euros por cada acção da Portugal Telecom e 5 mil euros por cada obrigação revertível. A OPA valoriza as acções da operadora em 10.7 mil milhões de euros. No anúncio preliminar, divulgado pela CMVM, presidida por Carlos Tavares (quadro do SANTANDER), a SONAE condiciona o sucesso desta operação à obtenção de um número de acções que seja representativo de pelo menos 50.1 % do capital da PT. A operação é montada precisamente pelo SANTANDER, que surge como intermediário financeiro e a concretizar-se transformará a SonaeCom no «player» das telecomunicações nacionais. No horizonte adivinha-se um embate de gigantes na disputa pelo mercado ibérico das telecomunicações. Belmiro de Azevedo continua a seguir a máxima «se não podes vencê-los, compra-os».

 

Novos Passos

- Descoberta dos Manuscritos do Mar Morto em cavernas no Vale do Jordão (1947).

- Os EUA iniciam o bombardeamento aéreo do Vietname do Norte (1965).

- Na Suíça o referendo aprova o voto feminino (1971).

 

4o. Motivo da rosa

Não te aflijas com a pétala que voa:
também é ser, deixar de ser assim.
Rosas verá, só de cinzas franzida,
mortas, intactas pelo teu jardim.

Eu deixo aroma até nos meus espinhos
ao longe, o vento vai falando de mim.
E por perder-me é que vão me lembrando,
por desfolhar-me é que não tenho fim.

Cecília Meireles

 

Haiti


Olhar os problemas alheios pode nos fazer esquecer um pouco dos nossos. O Haiti escolhe nesta terça-feira o novo Presidente e o novo Congresso. Na véspera da eleição a tensão aumenta porque as facções políticas costumam disputar o poder mais na bala do que no voto. Tava assistindo a uma reportagem veiculada aqui que mostrava soldados brasileiros em tropas de Paz da Onu, que ajudam a manter a "ordem" naquele país. A imagem mostrava um posto de combate cercado, não de combatentes ou de agitadores, mas de crianças famintas. As favelas de lá não são tão diferentes das do Brasil. Trinta e três candidatos concorrem ao cargo de Presidente, vago desde a queda de Jean Bertrand Aristide, há dois anos.

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

 

Ilha de São Miguel

Foi o destino de minha última excursão pela Amazônia. Dizem-me seus moradores que a ilha nasceu pequena, como muitas ilhotas na região, um pedacinho de terra surgido em dia de São Miguel, daí o nome. A ilha cresceu com ajuda do fenômeno das terras caídas e hj cerca de 60 famílias vivem por lá vivendo da pesca artesanal, da agricultura e da pecuária. Bem, boi é poupança para os moradores de São Miguel. Quando precisam de dinheiro, eles vão ao pasto, escolhem um bichinho e o vendem. Mas o que me chamou a atenção na comunidade é que, as famílias se reúnem pra tudo. Fazem duas caçadas anuais a capivaras e dividem a carne igualmente. Fazem acordos de pesca rigorosos onde até o uso de malhadeiras é proibido, isso para proteger os lagos que servem de berçários naturais para inúmeras espécies de peixes, inclusive o grandão pirarucu. Aprendi por lá que esse peixe guarda os filhos na boca ou os carrega nas costas. A comunidade que sofreu com a forte estiagem no ano passado, agora luta contra grupos invasores que vem saqueando os lagos, usando recursos agressivos de pesca no período da reprodução das espécies.

 

Passos em Redor

- As mulheres com mais de 30 anos conseguem ver reconhecido o seu direito ao voto, na Grâ-Bretanha (1918).

- Coroação da Rainha Isabel II em Inglaterra (1952).

- A Grã-Bretanha e a França decidem construir um túnel sob a Mancha (1964).

domingo, fevereiro 05, 2006

 

O MUNDIAL JÁ COMEÇOU

Apesar de ainda faltarem cinco meses para o pontapé de saída, há vários negócios que querem ganhar desde já. Em nome do famoso… pontapé na crise. A FIFA espera que o torneio possa ser visto por mais de mil milhões de pessoas. Face a este mercado, a Coca-Cola desembolsou 413 milhões de euros para prolongar o patrocínio das provas da FIFA até 2014. Em Portugal, já passou na televisão um anuncio onde a multinacional de bebidas prova que esteve cá «nos bons e maus momentos, sem deixar de acreditar». Ao mesmo tempo «garante que marcará presença na Alemanha». O BPN aproveitou a imagem de Scolari, para mostrar que acredita «numa grande fase final». O BES usa a imagem de C Ronaldo enquanto jogador da Selecção. A Sagres «vai estar em força no Mundial, até porque patrocina duas selecções finalistas, Portugal e Angola». As lojas Singer apostam numa campanha dividida em duas fases: uma pré-campanha «para as pessoas se prepararem para a competição» e uma segunda que depende da fase a que a Selecção chegar, «com a oferta de LCD’s, plasmas e projectores». A Nike prepara-se para lançar no dia 13 de Fevereiro o novo equipamento da selecção nacional e garante que o objectivo para 2006 é «facturar mil milhões de euros no futebol». E vejamos alguns números gordos previstos para este mundial: INTERNET – 4 milhões foi o número de pageviews do site MaisFutebol dedicado ao Euro 2004; PUBLICIDADE – 455 mil euros é quanto vale um anúncio num intervalo de um jogo do mundial; SOM E IMAGEM – 10% é o crescimento esperado das vendas de televisões e home cinemas; TURISMO – 10 mil é o número de portugueses esperados na Alemanha para assistir aos jogos. Junho e Julho aproximam-se e com eles a voragem consumista. Ao rubro, já ninguém estranha… e mais um pontapé na crise. Se ao menos fosse golo ?!?!?

 
Mary J. Blige. Porque sim. Cliquem na imagem da menina e divirtam-se. Este Inverno não vai durar sempre.

 

Teresa e Lena

Teresa e Lena, as mulheres que querem casar de papel passado, apareceram em todos os jornais, abriram todos os telejornais e já não há ninguém que não conheça a sua paixão. Ou a sua cara. Ou a cara do seu advogado, que por acaso até tem um blogue. Ao contrário de Jack e Ennis de O Segredo de Brokeback Mountain , o casal de lésbicas decidiu assumir de forma ruidosa o seu amor. Mas, afinal, elas são reais e eles não. Talvez Teresa e Lena consigam mesmo casar-se em Portugal. Por mim, acredito que devem poder declarar o IRS juntas ou separadas e herdar um da outra, trocar apelidos. Podem até depois divorciar-se (e aqui bato na madeira três vezes). Ou viverem felizes para sempre. Mas façam-no depressa. Porque o nosso pequeno país não aguenta tantas emoções escancaradas. Ser alienado dá muito trabalho e é mais fácil pagar cinco euros pelo bilhete para O Segredo de Brokeback Mountain do que ter que aguentar tanto tanta paixão exibicionista à hora de jantar.

 

Hi-Ho Silver!

Esta coisa dos dois cowboys que se apaixonam um pelo outro nas montanhas e pradarias do Wyoming e do Texas devia dar-nos que pensar. Está certo que se trata de uma ficção filmada com subtileza por Ang Lee, mas quantas vezes já ouvimos dizer que a realidade ultrapassa a ficção? Se as montanhas de Brokeback escondem o segredo da paixão de Ennis e Jack, quantos segredos esconderá a América profunda? Nem vale a pena ir tão longe: quantos segredos haverá para revelar aqui bem perto, no nosso mundinho, na nossa rua, na casa ao lado da nossa? Ou até dentro de portas?
Vamos por partes. O romance “gay” de Ennis e Jack no filme “O Segredo de Brokeback Mountain, que estreia na próxima quinta-feira em Portugal e é candidato ao Óscar de melhor filme do ano, vem colocar sob suspeita todos os cowboys da nossa infância. Texas Jack, Búfalo Bill, Billy the Kid, David Crocket e todos os pistoleiros solitários dos livros de banda desenhada e das tarde de cinema ganham uma aura diferente depois de se conhecer o segredo das montanhas Brokeback. Não escapa ninguém. A amizade entre o Justiceiro Solitário e o seu fiel escudeiro Tonto fica imediatamente colorida. Dizer que Lucky Luke dispara mais rápido que a própria sombra é coisa para provocar risinhos nervosos. Butch Cassidy and the Sundance Kid, Paul Newman e Robert Redford cavalgando a toda a brida nas pradarias? Não sei, não. Aquele chapéu com cauda usado por David Crocket começa de repente a fazer sentido. O único cowboy acima de qualquer suspeita talvez seja mesmo John Wayne, mas, nos tempos que vão correndo, nem por esse ponho as mãos no fogo.
Se algum mérito tem o filme de Ang Lee é o de demonstrar que, no século XXI, sexo oposto é cada vez mais o que está à nossa frente. Aliás, o sexo e as suas implicações são, provavelmente o que menos interessa nesta história. O mais importante, talvez seja o direito de uma pessoa amar outra pessoa, independentemente do género desta, do sítio onde mora, da sua profissão, da religião que professa. Já se sabia que o amor não escolhe idades. Aos poucos vamos percebendo (uns mais rapidamente do que outros) que o amor não escolhe sexos. Nem pode ser travado por montanhas, mesmo que estas se chamem Quebra-Costas (Brokeback). O amor simplesmente acontece.

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

 

What if God Smoked Cannibus?


Aproveitem, já agora, para ouvir a paródia à música de Joan Osborne. São duas blasfémias num post só, o que dá uma boa média.

 

Sim, nós temos o direito de caricaturar Deus


Homens armados e mascarados ocuparam os escritórios da União Europeia em Gaza e ameaçaram atacar os cidadãos da Dinamarca e Noruega que entrarem na faixa de Gaza, em mais um protesto contra a publicação, por jornais daqueles dois países, de caricaturas consideradas ofensivas do profeta Maomé, uma das quais mostra o profeta com um turbante em forma de bomba. Na edição de hoje, o jornal francês France Soir republicou os cartoons com o título "Oui, on a le droit de caricaturer Dieu". Outros jornais europeus seguiram-lhe o exemplo. O Amor e Ócio, convencido de que o humor salva, dá aqui um sinal de solidariedade com aqueles que acreditam na liberdade de expressão. E que são capazes de lutar por ela. E saúda os blasfemos (link) que começaram por dar o exemplo.

 

O Segredo de Brokeback Mountain


Será que o John também?... Ná, o John não.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?