segunda-feira, janeiro 31, 2005

 

Semelhanças

PS, PSD, CDS-PP, CDU...Em Portugal, como no Brasil, política é, por vezes, uma indigesta sopa de letrinhas. Vai um anti-ácido aí? No Brasil, como em Portugal, as siglas e ideologias dos partidos não são compatíveis com as tomadas de decisão e com os perfis de seus candidatos. Impressões que começam a ganhar forma. Há mesmo muitas semelhanças entre nossos países. Faz -me lembrar de um texto ótimo do Veríssimo. Vocês podem até não concordar com o que escrevo, mas não gostar do que o Veríssimo escreve é quase um crime, um pecado literário. Segue ele aí:

Siglas

_ Bota aí o "P"
_ "P"?
_ De "Partido".
_ Ah.
_Nossa proposta qual é? De união, certo? Acho que a palavra "União"deve constar no nome.
_ Certo. Partido de União...
_ Mobilizadora!
_ Boa! Dá idéia de ação, de congraçamento dinâmico. Partido da União Mobilizadora. Como é que fica a sigla?
_PUM.
_Não sei não...
_É. Vamos tentar outro. Deixa ver. "P"...
_"P"é tranquilo.
_ Acho que "Social" tem que constar.
_Claro. Partido Social...
_Trabalhista?
_Fica PST. Não dá.
_ É. Iam acabar nos chamando de "Ei, você".
_ E mesmo "trabalhista", não sei. Alguém aqui é trabalhista?
_ Isso é o de menos. Vamos ver. "P"...
_ Quem sabe a gente esquece o "P"?
_ É. O "P" atrapalha. Bota "A", de Aliança. Aliança Inovadora...
_ AI.
_ Que foi?
_ Não. A sigla. Fica AI.
_ Espera. Eu ainda não terminei. Aliança Inovadora...de Arregimentação Institucional.
_ AIAI...Sei não.
_ É. pode ser mal interpretado.
_ Vanguarda Conservadora?
_ Você enlouqueceu? Fica VC.
_ Aliança Republicana de Renovação do Estado.
_ ARRE!
_ O quê?
_ Calma.
_ Espera aí, pessoal. Quem sabe a gente define a posição ideológica do partido antes de pensar na sigla? Qual é exatamente a nossa posição?
_ Bom, eu diria que nós estamos entre a centro-esquerda e a centro-direita.
_ Então é no centro.
_ Também não vamos ser radicais...
_ Nós somos a favor da reforma agrária?
_ Somos, desde de que não se toquem na terra.
_ Aceitaremos qualquer coalizão partidária para impedir a propagação do comunismo no Brasil.
_ Inclusive com o PCB e o PB do B?
_ Não devemos ter medo de acordos e alianças. Afinal, um partido faz pactos políticos por uma razão mais alta.
_ Exato. A de chegar ao poder e esquecer os pactos que fez.
_ partido Ecumênico Republicano Unido.
_ PERU?
_ Movimento Intitucionalista Alerta e Unido.
_ MIAU?!
_ Que tal KIM?
_ O que significa?
_ Nada, eu só acho o nome bonito.
_ MUMU. Movimento Ufanista Mobilização e União.
_ MMM...Movimento Moderador Monarquista.
_ Mas nós somos republicanos.
_ Eu sei. Mas por uma boa sigla a gente muda.
_ TCHAU.
_ Hun, boa. Trabalho e Capital em Harmonia com Amor e União?
_ Não, é tchau mesmo.
_ Aonde é que você vai?
_ Abrir uma dissidência.

Luís Fernando Veríssimo.

 

Terra à vista


Primeiras impressões nem sempre são verdadeiras. Mas, por terem o direito da primogenitura, merecem registro. E, à primeira vista, esta terra me parece ser de intensos contrastes e choques térmicos. Seus habitantes enfrentam os rigores do inverno e o calor das efervescências políticas. Cai o governo, levantam-se propostas de novos rumos para o país. Quem fez mais por Portugal? Eis a questão. Pensei que só aqui no Brasil os políticos vendessem a alma ao diabo. Por aí (que fique claro, são impressões minhas!) eles também parecem dispostos a vender o corpo. Coisa muito estranha. Ah! O fascínio da política! O que, pelos vistos, é uma das mais ardentes paixões nacionais. Estou certa? Não se fala em outra coisa neste país?! O Rui, dia desses, afirmou-me categoricamente que política é melhor do que sexo. Não sei se a maioria dos portugueses partilha desta opinião. Eu, cá, tenho as minhas dúvidas. Além do mais, gostos, costumes, religião, preferências nacionais não se discutem. Respeitam-se.

 

Descobrindo Portugal


Ficar escrevendo só sobre o Brasil não dá. Escrever num blog português, para portugueses, sobre Portugal, sendo brasileira e estando no Brasil é complicado. Falo por mim, porque existem brasileiros que julgo mais capazes, primeiro porque sabem, depois porque fingem muito bem quando não sabem. Eu, que sequer conheço Portugal pessoalmente, não me atrevo a falar do que não sei. Não assim, publicamente documentado, que é pra não correr o risco de ser contestada. Para atender ao que o Rui me pediu, resta-me uma saída: Navegar por sites e blogs nunca antes navegados e aprender. É isso. Estou descobrindo Portugal. Aos poucos, que sou um tanto lerda de raciocínio e a preguiça habitual não me deixa investir grandes esforços nesta empreitada. Mas devagar, devagarinho e sempre avante, começo a desbravar a terra e a me apaixonar por ela.

 

Como 2+2 são 4...


Os holofotes do mundo econômico se voltaram na semana passada para Davos. E a presença de Lula no Fórum Econômico mereceu destaque. Seja pelas gafes cometidas, seja pelas diferenças e sobretudo pelas semelhanças com o ex-presidente brasileiro. No "Financial Times" algumas manchetes da semana mostram-nas muito bem: "Lula Government ste to privatize reinjurer", "Lula prepares for first big privatisation"e "Lula to woo capitalism's high at Davos". Quem diria que o Lula iria anunciar futuras privatizações e ser mais um bajulador de capitalistas estrangeiros...No Brasil e em Davos a história se repete. Uma semelhança quase matemática: Lula = FHC?! E eu que votei no Lula pra mudar! Mesmo assim, continua a inspirar paixões. O ativista e líder da banda irlandesa U2 Bono Vox, por exemplo, confessou em Davos que é fã do Lula. Eu também, eu também. Não se pode dizer que ele não seja um presidente carismático.

 

Amor e ?cio

Com alguma inveja de ter que aturar a campanha eleitoral enquanto o Rui está "ali", não em Braga - onde só deve ter ido festejar a bitória do Venfica e a derrota do Poooooooorto -, vamos ver o que isto dá, à porta do período eleitoral. É curioso como, apesar da importância das eleições, do impasse em que o país se encontra, da potencial bipolarização, de alguma incerteza quanto ao resultado, há uma grande passividade, indiferença; poderá haver um valor alto na abstenção, poderão os partidos médios segurarem-se ou mesmo crescerem, tudo poderá acontecer, o que torna estas eleições ainda mais interessantes!

 

A DÚVIDA...

Pascal diria com espírito geométrico que nada se pode ignorar. E que deve ser a vida senão um local de encontro de confrontos, mas sobretudo um centro onde as heranças humanas se entrecruzam com o desejo e o imaginário. Em tempo de refrega eleitoral exige-se, pois, uma moralidade de consciência. Parece que estamos apenas em face de movimentos circunstanciais, pouco assentes no rigor da análise ou na apreensão do que ocorre na sociedade. Quanto menos agem as pessoas, mais as pessoas se agitam. E o simplismo das receitas gera agitação, mas não contribui em quase nada para nos conhecermos melhor. Temos de tentar libertar-nos dos Alípio Abranhos e das hordas dos seus aduladores – os Zagalos que pululam ao sabor do sortilégio do que é reluzente. Arturzinho Curvelo e Calisto Elói revivem – os seus discursos foram invadidos de «implementações», de «dizeres de que», de «sinergias», de «timings», de «out-puts». Ressurge a dúvida tremenda de Eça de Queirós…

domingo, janeiro 30, 2005

 

Braga

Que bela cidade, a de Braga.
(sim, ainda aqui estou)

 

Vou ali num instantinho e volto já

Não fosse este maldito frio que congela as meninges, e os últimos dias teriam sido muito divertidos. Há sempre um gozo inconsciente e perverso em ver os políticos portugueses em acção. Em ver como eles se animam com duas frases de efeito, como os seus olhos brilham ou esmorecem com a divulgação de sondagens, como tiram a uma velocidade estonteante do bolso promessas e mais promessas. Há sempre algo de muito ridículo nas pequenas polémicas; há sempre algo de trágico e ao mesmo tempo cómico nos ajustes de contas, no "agarrem-me se não eu mato-o", nos debates em que falam, falam, falam, falam e não dizem nada. Nasce em mim um pequeno sorriso de escárnio que se transforma em gargalhada convulsiva quando os vejo nas ruas a distribuir esferográficas, postais, sacos de plásticos, rodeados de gente com bandeirinhas, como se de uma trupe circense se tratasse. Quem anda nisto há alguns anos sabe que quase nada é para levar a sério. Que eles não são para levar a sério. Que alguns deles nem sequer são sérios.
Para encarar "essa barra", como dizem os brasileiros, é preciso muita paciência e bom humor. É preciso também compaixão, claro, compaixão para com os mais fracos, os incapazes, os tontinhos, os derrotados. Muitas vezes penso que é impressionante como nenhum dos consagrados escritores portugueses se lembrou de escrever um romance inspirado numa campanha eleitoral. Quantas traições, facadas nas costas, adultérios físicos e intelectuais existem numa campanha, quantos. E ninguém para os registar para a posteridade, para lhe lhes dar uma dimensão romanesca e romântica.
Dito isto, quero avisar que nos próximos dias vou andar afastado destas lides. Vou andar por aqui e embora hoje seja possível "postar" de qualquer lado, vou fazer um esforçozinho por esquecer que na minha terra, no meu país, está a decorrer uma campanha eleitoral. Eu sei que não vai ser fácil, mas vou tentar. Deixo aos meus sócios neste blog a missão de o manterem vivo e de boa saúde. Adeus, até ao meu regresso. Divirtam-se. Em jeito de despedida deixo-vos com uma bela canção de Lhasa de Sela

LLEGARÁS MANANA
PARA EL FIN DEL MUNDO
O EL ANO NUEVO
MANANA TE MATO
MANANA TE LIBRO
ESTOY ADELANTE YA NO
YA NO TENGO MIEDO
MANANA TE DIGO QUE EL AMOR
QUE EL AMOR SE HA IDO

 
Brilhante! Parabéns, Ana.

 
Lambidelas.
(Com vénia à Gotinha)

 
O desespero instalou-se no Rato depois de o Expresso garantir na primeira página que o PS consegue maioria absoluta. Os socialistas sabem que o jornal do arquitecto falhou todas as previsões assentes em sondagens desde que atribuiu a vitória a Durão Barroso no congresso do PSD que elegeu Fernando Nogueira. E sabe ainda que as manchetes do semanário costumam ser desmentidas ao fim de dois, três dias. É praticamente um facto científico.
PS - Os cómicos continuam em alta na primeira página do Expresso. A fotografia de Ricardo Araújo Pereira "abrilhantava" a edição da semana passada,o que serviu de mote a uma deliciosa crónica do Gato Fedorento na Visão; esta semana, o Expresso estampou na capa a foto de Luís Delgado. Viva o humor! Mesmo que involuntário.

sábado, janeiro 29, 2005

 

O hino de campanha do PSD

Após aturada investigação, o Amor e Ócio está em condições de revelar, em primeira mão, o hino oficial de campanha do PSD, que vai substituir o brega "Guerreiro Menino". Clique para ouvir.


 

Anjo da guarda?

Miguel Anjo, um português que trabalha para o CERN, em Genebra, criou e gere o "site" Viagens & Companhia, que tanto serve para programar as viagens grandes ("para as quais falta a coragem de partir sozinho", adianta o Miguel), como apenas para partilhar e diminuir os custos de uma viagem de carro. Resumindo: é um "site" que pode ser extremamente útil para quem sente o impulso de embalar a trouxa e zarpar. Passem por lá.

 

Tugir

Um ano a TUGIR. Parabéns.

 

Portugal no seu melhor - cartaz na casa de banho do "Gato Preto", um dos cafés mais conhecidos de Aveiro. Posted by Hello

sexta-feira, janeiro 28, 2005

 

"Demagogia, feita à maneira, é como o queijo numa ratoeira" Posted by Hello

 

O cais das bruxas

No Inverno, leio até à entrada da noite. E depois rumo ao Sul.


Vuelvo al Sur,
como se vuelve siempre al amor,
vuelvo a vos,
con mi deseo, con mi temor.
Llevo el Sur,
como un destino del corazon,
soy del Sur,
como los aires del bandoneon.
Sueño el Sur,
inmensa luna, cielo al reves,
busco el Sur,
el tiempo abierto, y su despues.
Quiero al Sur,
su buena gente, su dignidad,
siento el Sur,
como tu cuerpo en la intimidad.
Te quiero Sur,
Sur, te quiero.
Vuelvo al Sur,
como se vuelve siempre al amor,
vuelvo a vos,
con mi deseo, con mi temor.
Quiero al Sur,
su buena gente, su dignidad,
siento el Sur,
como tu cuerpo en la intimidad.
Vuelvo al Sur,
llevo el Sur,
te quiero Sur,
te quiero Sur...

 

A loucura espalha-se. Ninguém está a salvo. Posted by Hello

 
A TVI acabou de noticiar que a doença das vacas loucas foi pela primeira vez diagnosticada numa cabra. E eu acho que a conheço. À cabra. De vista.

 

Questão do dia

Se todos os homens são iguais, porque é que as mulheres escolhem tanto?

 

El Desierto

He venido al desierto pa'reirme de tu amor
Que el desierto es mas tierno y la espina besa mejor

He venido a este centro de la nada pa'gritar
Que tu nunca mereciste lo que tanto quise dar

He venido yo corriendo, olvidandome de ti
Dame un beso pajarillo, note asustes colibri

He venido encendida al desierto pa quemar
porque el alma prende fuedo cuando deja de amor

Lhasa de Sela

 

Hoje acordei...

com vontade de ouvir os Beatles. Não me perguntem porquê. Deve ser da idade.

 

Mais demagogia rasteira

Líder do PSD promete processar empresas que falhem previsões
Santana diz que "está montada mega-fraude" em torno das sondagens

 

Exclusivos Inimigo Público

Doença da ‘Língua Azul’ ameaça dizimar o PSD
O regresso a Portugal da doença
“Língua Azul”, erradicada desde
1957, pode vir a dizimar grande parte
do efectivo ovino e caprino. Mas
não só esses animais estão em sério
risco de vida, uma vez que a referida
doença pode vir a propagar-se no
PSD, dada a inclusão de um núcleo
virulento de candidatos a deputados
do PPM em listas conjuntas com os
social-democratas. De facto, o IP
apurou que os candidatos defensores
de sangue azul e, por consequência
da circulação sanguínea, da língua
azul, podem contagiar todo o
rebanho da plataforma eleitoral
liderada pelo pastor Santana Lopes.
Instado a comentar este cenário
deveras preocupante, Santana Lopes
referiu: “Os portugueses sabem que
sou um sobrevivente nato. Se vier a
perder muitas cabeças de deputados
conto com uma indemnização
do meu partido para que possa
candidatar-me a dirigir o rebanho da
Presidência da República”. JAS


Filha de Louçã sai de casa em ruptura com o pai
A fi lha de Francisco Louçã saiu ontem
de casa em “ruptura ideológica” com o
pai, e apagou-o “das nossas fotografi as”,
isto depois do debate com Paulo Portas.
“Foi a gota de água”, explicou. “Tornouse
um reaccionário: ouve Pink Floyd,
não fuma charros, urina sentado... Não
me revejo nesta Esquerda.” A fi lha
de Louçã revela que o mal-estar já é
antigo, desde os tempos em que “o Xico
cismou que o tratasse – imagine-se!
– por papá”, e piorou “quando ele me
ofereceu uma Barbie em troca de um
sorriso”. Agora, a fi lha de Louçã espera
ser adoptada por um casal que encarne
o “verdadeiro espírito BE”: “um par de
homossexuais”. JB/NB

Bloco sugere choque frontal a Portas
O Bloco de Esquerda entrou em força
na teoria dos choques de que o país
necessita e propôs ao líder do PP que
chocasse de frente com o Alfa pendular.
“Portugal necessita urgentemente de
um choque a 100 à hora do Dr. Portas

com uma betoneira ou com o Queen
Mary II”, considerou Ana Drago que
ainda se lembrou de “uma manada de 5
mil bisontes em fuga destrambelhada,
um Airbus A380, Fernando Mendes, o
pelotão da Volta à França na descida dos
Pirinéus ou uma clínica de abortos de
Badajoz.” MB

Luís Delgado é o 6.982.540.726 pensador do mundo
Duas semanas após o filósofo
José Gil ter sido considerado um
dos 25 grandes pensadores do
mundo pela revista “Le Nouvel
Observateur”, Portugal consegue
uma nova distinção com o
honroso 6.982.540.726º lugar
de Luís Delgado, 300 lugares
acima de George W. Bush, um
pouco abaixo de Edite Estrela
e muito à frente de Luís Filipe
Meneses. Delgado enviou uma
nota à LUSA: “Algumas pessoas
metem-me um nojo abrupto. A
classificação está aí. Vamos a
isso. Só não vê quem não quer.
Estamos entendidos?”. MB

 

Estavam à espera de quê?


A pré-campanha está a ter efeitos negativos no PS e no PSD. A pouco menos de um mês das eleições, o PS desce nas intenções de voto, embora se mantenha dentro dos limites da maioria absoluta, com pouco mais de 45%. E há uma notícia ainda pior o líder, José Sócrates, tem agora nota negativa dos portugueses, no Barómetro da Marktest para o DN e a TSF de JaneiroPosted by Hello

 

Demagogia rasteira

À porta de casa,o CDS-PP colocou-me um cartaz com a cara de um Luís Nobre Guedes sem óculos e sem vergonha, proclamando em letras garrafais:
"Eu chumbei a incineradora em Coimbra".
Como dizia a minha avó: "Tá bem abelha"! Esta gente deve pensar que nos tomam a todos por parvos. Haja paciência.

quinta-feira, janeiro 27, 2005

 

Freitas decide eleições?

O apoio de Freitas do Amaral ao PS é que é a notícia do dia!
Pode, mesmo, ser o aspecto mais decisivo: embora o seu percurso pós-CDS possa ser criticado, o que é certo é que já teve 48% dos votos e, portanto, qualquer eleitor do centro-direita poderá ver, finalmente, destruída a barreira do PS!
E se até o "Freitas do Capital" vota PS, também eu posso votar...
Por outro lado, o apoio que nunca deixou de ter em sectores católicos poderá alargar a zona de influência do PS, como aliás também António Guterres (com a ajuda imprescindível do Padre Vitor Melícias na ocasião) precisou para ganhar eleições.
Na Sic, os laranjas já se agitam, a começar por Luís Filipe Menezes; Manuel Monteiro, mais sibilino mas mais correcto, só critica a defesa da maioria absoluta.

 

Fascismo também é isto

Uma companhia de seguros médicos norte-americana demitiu quatro funcionários por se negarem a submeter-se a um teste clínico que comprova se são fumadores, um vício que a empresa proíbe, mesmo nos tempos livres dos trabalhadores.

 

Entre os dois....

....venha o José Cid e escolha.

Vem tudo na Visão de hoje. O PS continua muito longe da maioria absoluta. Mas a vitória nas eleições é mais do que provável. A imagem dos candidatos a primeiro-ministro é péssima, garante a revista. Sobretudo a de Santana Lopes. O Bloco de Esquerda ultrapassa a CDU, o que a confirmar-se nas urnas, será o fim do mundo tal como os comunistas o conhecem. Vítima habitual das sondagens, o CDS-PP surge neste estudo com o eleitorado fixado. Portas fem tem feito por isso. Se a lógica não for uma batata, o partido do Caldas vai ter um resultado melhor do que o de 2001. O que abre perspectivas interessantes para o "day after", mesmo com o pacto de não-agressão com o PSD. Mas ainda é cedo para fazer contas. Muito cedo.
(Adenda: Infelizmente não está on-line o artigo de opinião de Freitas do Amaral, em que o ex-líder do CDS defende a maioria absoluta para o PS em nome da estabilidade)

 

Bloguítica

Paulo Gorjão deu hoje a conhecer à blogoesfera a intenção de terminar com o Bloguítica, um dos mais lúcidos blogues portugueses. Espero que tudo não passe de uma confusão qualquer. O Bloguítica faz falta para nos ajudar a decifrar os dias que correm.

 

AUSCHWITZ

Foi há 60 anos. No dia 27 de Janeiro de 1945, às 5 da manhã, o Exército Vermelho soviético entrou no campo da morte nazi de Auschwitz, lugar do extermínio de mais um milhão de pessoas. Um milhão de seres humanos. Um milhão de almas. O mal em estado puro escondia-se no campo da morte, que tinha na entrada principal a mais cínica das inscrições: Arbeit Macht Frei. "O trabalho liberta". Os sobreviventes da Shoah, cerca de dois mil, regressam hoje ao campo da morte para a cerimónia que celebra a libertação de Auschwitz. Regressam para que o mundo não esqueça. Porque há feridas que não estancam.

Para um sobrevivente dos campos, o passado é mais importante que o
presente?
Não.
Para se sobreviver aos campos, é preciso ter esquecido? De modo
nenhum.

Para que a reconciliação seja possível, é indispensável esquecer?
Não estou a pensar em nenhuma reconciliação. É impossível. Também não existe esquecimento possível.
Para um deportado, ou para um internado num campo, é possível perdoar, ou encarar a questão do perdão? Não. Completamente excluído. Não há perdão possível para o extermínio de perto de seis milhões de inocentes e de 17 membros da minha família.
A possibilidade de perdoar e a possibilidade da reconciliação são a mesma coisa? Com pequenas diferenças, sim. Mas o perdão está excluído.
Já tudo foi dito sobre os campos? Não. Passaram-se lá coisas tão incríveis que ninguém acreditaria. Por isso não se fala delas.
Transcrição exacta, nas palavras e no grafismo, das respostas que o cartoonista Serge Smulevic, sobrevivente de Auschwitz, enviou à PÚBLICA via e-mail. O depoimento foi recolhido pela jornalista Clara Barata.

 

Tempo de qualidade é...

...rever a vitória do Benfica sobre o Sporting enquanto o Cohiba Esplendido se desfaz em espirais de fumo azul.

 

Saudades de Goa


Se não falas, vou encher o meu coração
Com o teu silêncio, e aguentá-lo.
Ficarei quieto, esperando, como a noite
Em sua vigília estrelada,
Com a cabeça pacientemente inclinada.

A manhã certamente virá,
A escuridão se dissipará, e a tua voz
Se derramará em torrentes douradas por todo o céu.

Então as tuas palavras voarão
Em canções de cada ninho dos meus pássaros,
E as tuas melodias brotarão
Em flores por todos os recantos da minha floresta.

Rabindranath Tagore
 Posted by Hello

 

E o pacto de não agressão?



Nobre Guedes denuncia hipótese de Bloco Central

O CDS recebeu com irritação e um "ranger de dentes" a carta do vice--presidente do PSD Nuno Morais Sarmento em que criticava António Pires de Lima e Paulo Portas. Um membro da direcção democrata-cristã ouvido pelo DN manifestou surpresa e irritação por a polémica carta ter "chegado aos jornais" antes de ser entregue ao destinatário... Mas o PP já tem a contra-resposta.

 

Mother should I trust the government?


Mother, do you think they’ll drop the bomb?
Mother, do you think they’ll like this song?
Mother, do you think they’ll try to break my balls?
Ooooowaa mother, should I build a wall?

Mother, should I run for president?
Mother, should I trust the government?
Mother, will they put me in the firing line?
Ooooowaa is it just a waste of time?


 

Cantinho da hipocrisia

Ao ataque, Menezes diz que o seu candidato a líder do PSD é o actual primeiro-ministro. E deixa aviso a Rio, Aguiar Branco e Marques Mendes

Este Menezes é um cómico. Os Gato Fedorento que se cuidem.

 

Santana e Colombo

Um grupo de académicos concluiu, de forma irrefutável, que Cristovão Colombo era Santanista: partiu sem saber para onde ia, chegou sem saber onde estava, regressou sem saber de onde vinha... Tudo isto à custa do dinheiro dos outros...
(Com vénia a FNB)

 

"Não haverá Tanga II"...

...garante José Sócrates. A partir de 20 de Fevereiro será tudo ao léu.

 

A saca de orelhas


1
Não te ataques com os atacadores dos outros.
Deixa a cada sapato a sua marcha e a sua direcção.
0 mesmo deves fazer com os açaimos.
E com os botões.

2
Não te candidates, nem te demitas. Assiste.
Mas não penses que vais rir impunemente a sessão inteira.
Em todo o caso fica o mais perto possível da coxia.

3
Tira as rodas ao peixe congelado,
mas sempre na tua mão.

Depois, faz um berreiro.
Quando tiveres bastante gente à tua volta,
descongela a posta e oferece um bocado a cada um.

4
Não te arrimes tanto à ideia de que haverá sempre
um caixote com serradura à tua espera.
Pode haver. Se houver, melhor...

Esta deve ser a tua filosofia.

5
Tudo tem os seus trâmites, meu filho!
Não faças brincos de cerejas
sem te darem, primeiro, as orelhas.

Era bom que esta fosse, de facto, a tua filosofia.

6
Perguntas-me o que deves fazer com a pedra que
te puseram em cima da cabeça?
Não penses no que fazer com. Cuida no que fazer da.

É provável que te sintas logo muito melhor.

Sai, então, de baixo da pedra.

7
Onde houver obras públicas não deponhas a tua obra.
Poderias atrapalhar os trabalhos.
Os de pedra sobre pedra, entenda-se.

Mas dá sempre um "Bom dia!" ao pessoal do estaleiro.
Uma palavra é, às vezes, a melhor argamassa.

8
Deves praticar os jogos de palavras, mas sempre
com a modéstia do cientista que enxertou em si mesmo
a perna da rã, e que enquanto não coaxa, coxeia.
Oxalá o consigas!

(...)

11
Resume todas estas sentenças delirantes numa única
sentença:
Um escritor deve poder mostrar sempre a língua portuguesa

Alexandre O'Neill

quarta-feira, janeiro 26, 2005

 

Snif!


Penso que é injusto




Santana Lopes lamentou as críticas de Sampaio
O líder do PSD considerou ontem “um pouco injusta” a crítica do Presidente da República à forma como a pré- campanha está a decorrer, mais centrada em questões mediáticas do que no debate de problemas concretos.

 

Piscadela de olho

Louçã Admite Que "Provocação" a Paulo Portas "Não Foi Clara"
Não foi clara porquê? Quem foi a triste alminha que não percebeu o que Louçã quis insinuar? Só faltou que o líder do Bloco olhasse directamente para a câmara e piscasse um olho cúmplice. A estupidez não tem cor política.

 

Espelho meu...

Poster de Santana para Pendurar nas Juntas Espanta e Indigna Vários Autarcas

"Ainda se fosse um poster da Cinha Jardim com a porca Camila", disse o presidente da São Jorge da Murrunhanha

 

Bom dia!


Todavia, seria delicioso
assustar um notário com um lírio cortado
ou matar uma freira com um soco na orelha.
Seria belo
ir pelas ruas com uma faca verde
e aos gritos até morrer de frio.
Pablo Neruda

 

O quê?

Um momento de involuntário humor negro no Diário de Coimbra:

«O Sri Lanka foi o segundo país mais atingido com 39.000 mortos e 6.000 pessoas, seguindo-se a Índia com...
("Pescado" no Quac Quac)

 

Em defesa da alienação

Sim, eu sei. Tenho andado calado. Tenho escrito pouco. Tenho evitado polémicas. Quase deixei de escrever sobre política. Não comentei sequer o triunfo do Beira-Mar na Luz. Estou a ficar cada vez mais chato. Estou sem chama. Estou com frio. Com vontade de berrar com alguém. Estou parvo. Mas...
Mas a verdade é que de repente apeteceu-me fazer outras coisas do que estar aqui a postar dia após dia. Ouvir velhos discos de vinil, por exemplo. Fumar os últimos Punch de olhos fixos na lareira. Acabar de ler o Austerlitz. Rir-me sozinho com as aventuras de Wilt. Rever o George, a Elaine, o Kramer e o Jerry. Descascar mangas verdes. Acordar cedo.
Quando surge mais um político na televisão a prometer coisas, mudo de canal. Gente de dedo espetado? Fora. Debates? Não. Fórum da TSF, Bancada Central, Bola Branca? Estou fora. Polémicas intermináveis sobre os têxteis chineses? Não contem comigo. Portas e Louçã a discutirem sobre quem tem mais autoridade para disparatar sobre o aborto? Give me a break! PSL? Arggghhhh! Sócrates? Arggghhhh again. Portas? Não me façam rir. Louçã? Não matei ninguém para receber semelhante castigo. Manuel Monteiro? Não posso rir que fico feio. Senadores, empresários gordos, wonder boys, raparigas siliconadas, futebolistas, futeboleiros e dirigentes, gente de bigode, polícias municipais, bombas inteligentes, bombas menos inteligentes, bombas mesmo estúpidas, estúpidos, gente estúpida - tudo isso me chateia. Estou que já nem me posso ver. Anseio pela alienação. Quero ser um alienado. Pelo menos nos próximos cinco minutos. Depois conversamos. Agora deixem-me ir num instantinho ouvir José Cid, porque de repente lembrei-me dele.

Antes o Cid do que marinar em hipocrisia. Percebem o que quero dizer?

 

PAZ


1. Excesso de noite nos olhos de uma estrela.

Linha de luz e silêncio.
paralela à que os anjos fazem
quando voltam pra casa.
(Região desconhecida onde Deus faz suas orações).
Momento interno da alma
quando todos os sentidos perdem os sentidos.

2. Diz-se dos mísseis, das bombas e dos abrigos subterrâneos

quando estão dormindo sob a terra em chamas
e os homens se queimando numa guerra fria.

3. Espécie de cefaléia crônica:

doença muito comum aos loucos, nefelibatas,
poetas e soldados.

4. PAZ: ausência de conflitos entre pessoas míopes

(querendo fazer as pazes)
e que, mesmo longínquas,
possuem a humanidade bélica dos kamikases
e a fraternidade suicida dos átomos.

5. PAZ: revelação provisória do nada absoluto,

esperança eterna, o último fruto
dos cogumelos do apocalipse.

6. PAZ: se houver Futuro,

uma criança apascentando as árvores.
Uma legião de chefes de estado
em estado de fotossíntese.

Antônio Barreto

terça-feira, janeiro 25, 2005

 

Pires de Lima sem pára-quedas

Hoje à noite, o cabeça-de-lista do CDS-PP para o distrito do Porto, Dr. António Pires de Lima, vai tentar passar pelo "crivo" do Clube da Via Norte, no restaurante Monopólio, da ANJE. Ontem, na RTP-N, onde talvez tenha sido o melhor, já fugiu à questão do pára-quedas: A minha família é toda daqui...

 

Passos em Redor

O país perdeu a inteligência e a consciência moral. Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada, os caracteres corrompidos.A prática da vida tem por única direcção a conveniência. Não há princípio que não seja desmentido. Não há instituição que não seja escarnecida. Ninguém se respeita. Não há nenhuma solidariedade entre os cidadãos. Ninguém crê na honestidade dos homens públicos. Alguns agiotas felizes exploram. A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia. O povo está na miséria. Os serviços públicos são abandonados a uma rotina dormente. O desprezo pelas ideias aumenta em cada dia. Vivemos todos ao acaso. Perfeita, absoluta indiferença de cima a baixo! Toda a vida espiritual, intelectual, parada. O tédio invadiu todas as almas. A mocidade arrasta-se envelhecida das mesas das secretarias para as mesas dos cafés. A ruína económica cresce, cresce, cresce. As quebras sucedem-se. O pequeno comércio definha. A indústria enfraquece. A sorte dos operários é lamentável. O salário diminui. O Estado é considerado na sua acção fiscal como um ladrão e tratado como um inimigo.
Não, não é nenhum artigo de opinião publicado recentemente. São "As Farpas" de Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão, publicadas em Lisboa, a partir de Junho de 1871.

 

Não enche!

Deve haver piores maneiras de começar o dia. Clique na imagem de Caetano para ver o clipe. E depois aproveite para explorar a página.

(e não...este post não é dedicado a ninguém em especial...)

 

Quando está frio


Quando está frio no tempo do frio, para mim é como se estivesse agradável,
Porque para o meu ser adequado à existência das coisas
O natural é o agradável só por ser natural.

Aceito as dificuldades da vida porque são o destino,
Como aceito o frio excessivo no alto do Inverno —
Calmamente, sem me queixar, como quem meramente aceita,
E encontra uma alegria no facto de aceitar —
No facto sublimemente científico e difícil de aceitar o natural inevitável.

Que são para mim as doenças que tenho e o mal que me acontece
Senão o Inverno da minha pessoa e da minha vida?
O Inverno irregular, cujas leis de aparecimento desconheço,
Mas que existe para mim em virtude da mesma fatalidade sublime,
Da mesma inevitável exterioridade a mim,
Que o calor da terra no alto do Verão
E o frio da terra no cimo do Inverno.

Aceito por personalidade.
Nasci sujeito como os outros a erros e a defeitos,
Mas nunca ao erro de querer compreender demais,
Nunca ao erro de querer compreender só corri a inteligência,
Nunca ao defeito de exigir do Mundo
Que fosse qualquer coisa que não fosse o Mundo.
Alberto Caeiro

 

Tenham medo...

...tenham muito medo...o Picareta Falante está de volta. E anda a pedir para os outros aquilo que não teve a coragem de pedir para si.

Guterres diz que Governo do PS sem maioria estará "fragilizado"

segunda-feira, janeiro 24, 2005

 

Bom dia!


Metade


Eu perco o chão, eu não acho as palavras
Eu ando tão triste, eu ando pela sala
Eu perco a hora, eu chego no fim
Eu deixo a porta aberta
Eu não moro mais em mim
Eu perco a chave de casa
Eu perco o freio
Estou em milhares de cacos, eu estou ao meio
Onde será que você está agora?  Posted by Hello

 

o triunfo do azeite

A política portuguesa entrou em roda livre. Repare-se na panóplia de palavras impantes que nos impuseram nos últimos tempos, sem odor nem dor e que vão dando corpo a um bizarro discurso político: choque, copianço, banha da cobra, fait-divers lúdico, azeite. Sempre o azeite. Os seus protagonistas vestem e sorriem de igual, falam e cobram por igual numa cadeia de desfaçatez e impunidade inimagináveis. “Sem estremecimento, seu e nosso, afagam-nos (o novo Portugal atrai o mundo), repreendem-nos (estamos a consumir excessivamente), culpabilizam-nos (vivemos acima das nossas posses), ameaçam-nos (se não acatarmos as suas de cisões tombaremos no precipício), despudorados no manuseio das velhas pechas da psicologia aplicada, refinada”. Tudo vai feliz enquanto o espectáculo dura, por isso dura é a vida dos prestidigitadores; por isso há quem, entre os que crêem piamente neles, finja caritativamente acreditá-los, até às urnas.

domingo, janeiro 23, 2005

 

serviço público repetido

Sábado à noite, a RTP-Canal 1 apresenta o concurso 1,2,3, apresentado por Teresa Guilherme. Desde logo, o concurso devia só poder ser apresentado pelo Carlos Cruz (volta, estás perdoado?...), assim como o Big Brother só podia ser apresentado pela Teresa Guilherme (OU, levado ao limite, Carlos Cruz e Teresa Guilherme só deviam poder apresentar 1,2,3 e BB, respectivamente...)
MAS, depois de sábado à noite, repetirem este "chouriço" no domingo à tarde, no mesmo canal de "serviço público", devia ser PROIBIDO!

 

Música para quarentinhas

Uma boa surpresa é abrir uma mala de viagem antiga, desterrada para o sótão há uns bons 15 anos, e encontrar lá dentro dois discos de Tim Buckley, um de Nina Simone, outro de Mercedes Sosa, ainda outro de Tom Verlaine e um single de Jim Capaldi (quem? perguntam os leitores mais novos). Tudo em vinil, mas em condições razoáveis. Há um prazer físico em pegar nos velhos discos, limpar-lhes o pó, colocá-los com imenso cuidado no gira-discos, acertar a agulha e depois escutar fantasmas de um passado em que era feliz e não sabia.

 

Amor vadio


Durante quatro dias, este palhaço andou desaparecido, por não ter sabido resistir aos duvidosos encantos de uma amiguinha Serra da Estrela com ar encardido. Cheguei a pensar que não o voltava a ver. E eis que esta manhã ele regressou, intacto e com um ar moderadamente satisfeito, como a foto documenta. Não sei se o ponha de castigo ou se lhe dê uma medalha. Welcome back, Ron. A malta cá de casa sentiu a tua falta. Posted by Hello

 

Força exterior

O blogue oficioso de Morais Sarmento é muito mais interessante do que o oficial. Deixo-vos aqui só um cheirinho, com a devida vénia ao Nuno Paiva, que nos fez chegar por e-mail o endereço do Força Exterior:


sábado, janeiro 22, 2005

 

"roubos" bancários

A vida hodierna é "impossível" sem bancos...
Ora, eu tenho o MEU dinheiro no banco, correcto? Não mo remuneram, normalmente...
Quando - um dia em 365 do ano - fico com a conta a descoberto, cobram-me uma "taxa", "comissão" ou o que seja fixa, não proporcional, de 15 EUROS!
Nem sei se vá expôr a situação, porque certamente vão-me mostrar o preçário não bem publicitado, ou no canto do balcão, aprovado - talvez às cegas - pela entidade que supervisiona, ou regula, o sistema (o todo-poderoso Banco de Portugal).
MAS, será que não poderei eu fixar uma taxa de,para ser justo e com o princípio da igualdade, dos mesmos 15 Euros, por cada dia que tenha a conta "coberta"!
E ainda me lembro quando - penso que ainda José Sócrates tutelava o consumo - se admitiu a obrigatoriedade de contas bancárias sem custos...; Pode ser que o faça agora, até porque o PSD pouco ou nada fez nesta área;(

 

Tenham um bom fim-de-semana

Nunca me esqueci de ti

Bato a porta devagar,
Olho só mais uma vez
Como é tão bonita esta avenida...
É o cais. Flor do cais:
Águas mansas e a nudez
Frágil como as asas de uma vida

É o riso, é a lágrima
A expressão incontrolada
Não podia ser de outra maneira
É a sorte, é a sina
Uma mão cheia de nada
E o mundo à cabeceira

Mas nunca
Me esqueci de ti

Tudo muda, tudo parte
Tudo tem o seu avesso.
Frágil a memória da paixão...
É a lua. Fim da tarde
É a brisa onde adormeço
Quente como a tua mão


Mas nunca
Me esqueci de ti


 

Força interior?

O blogue de Morais Sarmento continua desformatado. Como é que ele quer governar o país se não consegue sequer arrumar o seu bloguezinho de campanha?

 

From the Horse's Mouth!


Marques Mendes na calha
"Se o PSD perder, isso significa uma mudança de ciclo político, uma alteração de fundo para o PSD com a saída do poder. E será necessário um Congresso para decidir o caminho e o futuro», justifica ao EXPRESSO fonte próxima do ex-ministro.

Fonte próxima de Mendes? Deixa-me rir...

 

Vitimização da sobrevivência


 Posted by Hello
António, no Expresso, excelente, como sempre. Nas entrevistas que deu hoje à SIC e à SIC Notícias, PSL voltou a mostrar que ninguém o bate quando se tratar de choramingar. Ele, coitado, é um injustiçado, vítima de uma tremenda conspiração que envolve Marcelo, o PR, o prof. Cavaco, os banqueiros, a dona Miquelina da banca da fruta, Machado de Assis, Dulce Pontes, Henrique Chaves, uma miúda que lhe deu uma tampa no liceu e por aí fora. Ele é um puro, ele é o ungido e outras tretas do género. Quem não o conhecer que o compre. Eu já dei para esse peditório.
Mas PSL nada tem de burro. No meio deste delírio, dá para perceber que PSL já topou as fraquezas de Sócrates, esse expoente do vácuo. Sócrates está tão convencido que o país lhe vai cair no colo (sem amarrotar o fatinho Armani, claro) que já nem se dá ao trabalho de partilhar com os eleitores o que pensa sobre o país. Sócrates é um avaro intelectual. A sua maior qualidade é não ser PSL. E isso é muito pouco para quem quer ser primeiro-ministro.
Acreditem: estamos tramados.

 

Vá lá, diga...

CRISE DE REPRESENTAÇÃO
Em quem é que eu voto? É a pergunta que mais recebo e mais me fazem.
É o sinal de uma crise de representação por parte de um eleitorado que votava PSD ou PS, a que se soma os que já afirmaram que iriam votar em branco. O PSD afasta, o PS não atrai. As sondagens já começam a revelar esta crise: o PS desgasta-se mais longe da maioria, o PSD não descola de um dos resultados piores de sempre, as margens sobem pouco, a abstenção ameaça níveis consideráveis. Esta realidade é mutável, mas enuncia um problema.
Voltaremos aqui.
Pacheco Pereira, no Abrupto


Vá lá, dr. Pacheco. Seja coerente com que tem dito e escrito e afirme de um vez por todas que não vota no PSD. Sim, porque votar neste PSD é votar em PSL. Ou não é? Tenho a impressão de que JPP vai tentar fazer a quadratura do círculo, o que só lhe fica mal.

sexta-feira, janeiro 21, 2005

 

Morrer Bem

Machado de Assis já dizia“ na minha época já existiam velhos, mas poucos”. Hoje a qualidade de vida, mesmo em países como o Brasil, é inegavelmente maior. A terceira idade é a idade da hora, como se diz por aqui. E o “Carpe Diem” é seguido ‘a risca por velhinhos cada vez mais jovens que não se cansam de aprender como viver bem. Na minha cidade, por exemplo, tem um programa social chamado “ Agita Santarém” .Acadêmicos voluntários de uma universidade pública fazem atendimento de enfermagem, dão aulas de canto coral, pintura, educação física, natação, dança, ginástica aeróbica! È preciso ver para crer como alguns velhinhos se movimentam. Eu canso só de olhar. Foi-se o tempo em que vovô e vovó ficavam em casa fazendo tricô na cadeira de balanço e coçando a barriga e outras partes. A modernidade exige mais dinamismo. E surgem os que Mário Prata chama de “ eternos envelhescentes”. Estes que, assim como os adolescentes, gostam mesmo é das meninas de 20. Assim, eu não deveria ficar tão surpresa com uma notícia de página policial. "Um senhor de 75 anos de idade é encontrado morto no banheiro de um motel em Belém". Mesmo trágico, não deixa de ser cômico e interessante. Confesso que fiquei ainda mais impressionada, ao saber que o tal velhinho passou os últimos instantes de sua vida ao lado da filha da amante. O militar reformado da aeronáutica brasileira revezava-se na cama da esposa, da amante e da filha da amante. Talvez tenha pressentido que a última hora se aproximava. E escolheu cair, pela última vez, nos braços da mais nova. É. Os velhinhos estão aprendendo mesmo a viver e a morrer bem.

 

A HORA DO LOBO


A insônia é conhecida como a Hora do Lobo. É quando ouvimos aquele uivo que nos cobra tudo o que devíamos ter feito. E tudo parece sem solução. No silêncio da madrugada, nossos fantasmas crescem, rodeiam nosso leito e o coração dispara, com medo do dia seguinte, de todos os outros dias, com medo da vida enfim. Quando acordamos, após horas de angústia e medo, vemos que o mundo não é tão mau assim. E que o nosso fracasso não é real. Que ainda temos chance, que tudo pode se resolver.A insônia é como a memória e a poupança: precisa ser bem administrada para render. Os grandes pânicos costumam chegar nas horas em que lutamos para ter sono. E o sono - como o amor - é de graça, chega sem pedir licença. Nenhuma decisão, nenhum projeto de vida são sérios quando tomados na cama: ela foi feita para outras coisas. Não se conhece ninguém que tenha mudado de vida - para melhor - por causa de uma insônia. Já foi época contar carneirinhos. Tenho uma amiga que, em vez de carneirinhos, conta os namorados que teve. Coloca-os em fila, pulando aquela cerquinha, até que se detém num deles e lembra tudo outra vez. Nem sempre consegue dormir. Mas não amaldiçoa a insônia que lhe traz de volta um amor que acabou.

Carlos Heitor Cony

PS: Já concordei com isso hoje...

 

Nova palavra no dicionário de Língua Portuguesa

Santanice (de Portug. Santana) - acto ou acção de alguém que acaba sempre por prejudicar outro alguém e ser também ele prejudicado com esse acto ou acção, sem ter consciência disso. Forma de agir inopinada e irresponsável que prejudica toda a gente envolvida directa ou indirectamente na acção, sem que o autor tenha uma consciência absoluta dos consequências dessa acção - "fez-lhe uma santanice" " acabou por se santanizar" "se disse isso vai ser santanizado", estupidez, parvoíce, inexperiência, irresponsabilidade de grande dimensão, efeito negativo de algo dito ou feito por um inconsciente com poder para o fazer."
(Com a devida vénia a F. André)

 

O nada e o vazio

"Falta ainda um penoso mês. Um mês desta patética campanha, em que o primeiro-ministro acha que passar os dias em inaugurações e nomeações de última hora é sinal de que está a trabalhar, e o líder da oposição acha que a alternativa é falar muito sem dizer nada. José Sócrates tem um mês - não para derrotar Santana Lopes, que se derrota a si próprio cada dia que passa, mas para convencer os eleitores de que vale mais votar no PS do que votar em branco. Entre o nada e o vazio sempre existe uma diferença."
Miguel Sousa Tavares

 

Pára com isso, cara!

Luis Filipe Scolari ao JN: “Só saio se vier um contentor cheio de dinheiro".
Caramba! Mas eu pensava que o homem já ganhava um contentor cheio de dinheiro. Todos os meses.

 

A frase do dia

"Não sou banana!"
Desabafo de José Luís Arnaut no Conselho de Ministros de ontem, aproveitada pelo Independente para manchete.
Afinal, em que ficamos?

arnaut Posted by Hello

 

Vá lá, vá lá...

Não posso subscrever as palavras do meu camarada Nuno Cardoso (...) lamento, mas a política não pode feita com base em insinuações.

José Sócrates, secretário-geral do PS

quinta-feira, janeiro 20, 2005

 

O "genuíno" Kramer


Foi ao ver a série 1 dos novos DVD de Seinfeld que descobri que o personagem Cosmo Kramer, o favorito de tanta gente (o meu é o George Constanza, claro) é inspirado num personagem real. Kenny Kramer é um ex-vizinho de Larry David, um dos autores da série e vive em Nova Iorque. Quando soube que existia um personagem chamdo Kramer, interpretado por Michael Richards, o bom do Kenny processou a NBC e conseguiu um acordo milionário. É claro que gastou o dinheiro num piscar de olhos e hoje vive de explorar "a marca Kramer", fazendo visitas guiadas aos locais citados na série e cobrando dinheiro por entrevistas onde se apresenta como o verdadeiro Kramer, o genuíno. Como não podia deixar de ser, tem um site na Internet. Aqui.

 

Música de lusco-fusco (são cinco, sete minutos...)



Ficou difícil
Tudo aquilo, nada disso
Sobrou meu velho vício de sonhar
Pular de precipício em precipício
Ossos do ofício
Pagar pra ver o invisível
E depois enxergar
Que é uma pena
Mas você não vale a pena
Não vale uma fisgada dessa dor
Não cabe como rima de um poema
De tão pequeno
Mas vai e vem e envenena
E me condena ao rancor
De repente, cai o nível
E eu me sinto uma imbecil
Repetindo, repetindo, repetindo
Como num disco riscado
O velho texto batido
Dos amantes mal-amados
Dos amores mal-vividos
E o terror de ser deixada
Cutucando, relembrando, reabrindo
A mesma velha ferida
E é pra não ter recaída
Que não me deixo esquecer

 

PSD pede desculpas...

...mas pouco. Aqui.

 

Força interior?


 

Saudade da felação

Aqui fica, por sugestão de José Bastos, a crónica de hoje de Luis Fernando Verissimo no Globo. O link é este, mas como nem toda a gente está registada no Globo decidi reproduzi-la na íntegra. Grande Verissimo.



Durante alguns inacreditáveis dias, o mandato de um presidente dos Estados Unidos pareceu depender de uma questão tecno-semântica, quase filosófica: felação é relação sexual ou não é? Clinton havia declarado que não tivera relações sexuais com a estagiária.
Se ser felado não era ter relação sexual, compreendida como congresso carnal, sessão conjunta das duas casas, Clinton, tecnicamente, não mentira.
De qualquer maneira nenhuma vida esteve ameaçada no caso e não houve nem a perspectiva de correr sangue, salvo, claro, na eventualidade da Monica resolver morder.
Mesmo assim abriram um processo de impixamento do presidente, e seu comportamento deu munição à turma dos “valores morais” que se revelou ser o eleitorado mais forte do Bush na sua sucessão. No caso de Nixon também não houve baixas, fora a reputação de muita gente. Mas Nixon mentiu ao povo americano e foi pego, e mesmo que ninguém tivesse morrido por isso teve que renunciar à Presidência para não ser impixado.
A mentira de George Bush sobre as armas de destruição em massa que não haviam no Iraque já custou, até agora, mais de 1.300 vidas de soldados americanos — a maioria das mortes acontecidas depois que Bush desceu naquele porta-aviões e declarou “Missão cumprida” no Iraque, outra mentira — e estimadas 100 mil vidas iraquianas, a maioria de civis. Não existiam as armas químicas e nucleares que representariam uma ameaça imediata aos Estados Unidos, nem a ligação do Saddan Hussein com o Bin Laden que o vice-presidente Cheney continuou a usar como pretexto mesmo depois que o próprio Bush já desistira dele. A guerra da mentira foi arquitetada e induzida pelos neoconservadores que seqüestraram a política externa americana com a ascensão do segundo Bush para impor sua agenda imperial e instigada por escroques como o Ahmed Chalabi, com a ajuda de uma imprensa coagida pelo clima guerreiro da época e que agora não pára de pedir desculpas.
Mas nem o reconhecimento oficial de que era tudo mentira, nem as milhares de mortes causadas pela mentira provocaram uma reação parecida com a polêmica sexual do Clinton. Pelo menos ninguém ainda falou em impixamento de ninguém. Em vez disso estão todos reeleitos e reindicados para seus postos: Bush, Cheney, Rumsfeld, Wolfowitz...
Mas, justiça seja feita. Parece que todos têm uma conduta irrepreensível com estagiárias.



 

Encontrei isto no sempre atento Funil. E ri-me um bocadinho. Posted by Hello

 

Embaraço

Ver Nuno Cardoso nas televisões, encurralado no seu cantinho, a soprar insinuações com aquele ar de adolescente desengonçado, fez-me recuar no tempo. Fez-me recuar ao tempo do recreio da escola. A política portuguesa é cada vez mais uma coisa de miúdos. Miúdos ranhosos e irresponsáveis.

 

Casa da Música

Lou Reed, Lori Anderson, Xutos e Pontapés, Nancy Sinatra, Filarmónica de Londres, e por aí fora.
A inauguração sa Casa da Música será a 14 de Abril e promete festa rija. Para todos. Finalmente.

 

Serviço público

Nuno Guerreiro presta mais um serviço inestimável à blogoesfera portuguesa.

 

Política pura

Desta vez, estou de acordo com CAA: Assis dgnificou a política. Frontalmente. Outra vez. E não me venham dizer que se trata de um ajuste de contas no seio do PS-Porto e outras tontices do género, por favor.

Cardoso não respeitou independência da Justiça, diz Assis

 

Mais garotices

Governantes em Gestão Continuam a Nomear Membros de Gabinetes

 

Garotices

Santana Lopes acusou ontem à noite o líder do PS de, em 2002, ter promovido pessoas já depois da vitória social-democrata nas legislativas. Apesar do PSD ter vindo, horas mais tarde, lamentar uma troca de nomes no discurso de Santana Lopes, confirmou as nomeações "apressadas" feitas por Sócrates. O PS já reagiu e acusa o primeiro-ministro de calúnia.

quarta-feira, janeiro 19, 2005

 

Meu querido presidente

Vocês devem conhecer o Lula. Luis Inácio Lula da Silva. O Lula operário, agitador. O Lula das confusões e das revoluções, que mal sabia usar o vernáculo, mas que se fazia compreender, mesmo sendo considerado um incompreendido por críticos sem conta. O Lula vermelho, esquerdista. Candidato eterno, eterna oposição. O Lula passando por uma metamorfose. Opa! Isso mesmo. Renovado, reciclado pelas estratégias de marketing. O Lula? É. O Lulinha paz e amor que venceu as eleições e conquistou com afetado carisma as multidões, atingindo as massas menos favorecidas até as mentes intelectualizadas. O Lula, enfim, presidente, engravatado e enfiado num “Armani” impecável. O Lula? Sim. O Lula das relações exteriores, ovacionado até na África. Elogiado pelo FMI, quem diria?! O Lula dos resultados mais expressivos do quadro econômico do país nos últimos tempos! Um Lula que surpreende e que, na opinião do Gilberto Dimenstein, consegue mais aplausos pelo que não fez do que pelo que fez. Principalmente para quem estava mais preocupado com os riscos da gestão PT do que com as promessas de campanha. Um Lula ascendente social. Vejam só a evolução do homem! Um Lula, por fim contraditório, que está aprendendo a investir bem nos “sonhos presidenciais”. Só como exemplo: Esta semana o JN da rede Globo está exibindo uma série de reportagens sobre as condições, ou melhor, sobre a falta de condições das estradas e rodovias brasileiras. Uma delas é a BR163, aberta na década de 70 e até agora não concluída. A rodovia deveria servir para ligar à Amazônia ao Brasil civilizado, encurtando distâncias entre duas importantes regiões do país e nada menos do que 11 estados brasileiros. Serviria também para o escoamento da produção agrícola nesses estados se tivesse em condições de tráfego. Dos mais de 1000 km da BR, menos de 100 são asfaltados. Viajar por ela é perigoso e suicida. Eu mesma já fiz algumas matérias sobre “malucos” que decidem se arriscar. Sim, porque vira notícia mesmo. As demais rodovias já asfaltadas oferecem uma aventura e tanto aos viajantes que podem optar por pedágios exorbitantes ou por “buracos assassinos”. E aí, sobre os investimentos federais em 2004 para amenizar esta situação grotesca, a jornalista Marta Salomon publica na “Folha” que foram gastos pouco mais do que o meu querido presidente usou para comprar o seu mais novo super-Airbus, feito sob medida, bem ao gosto do freguês. Saldo: R$ 515 milhões para os buracos das rodovias contra R$ 315 milhões para o mais novo meio de transporte do tio Lula. Como diria a economista Eliane Cantanhêde "quem pode pode. Quem não pode se sacode nas estradas brasileiras". Não é irônico? Justamente aquilo que ele tanto denunciava como “absurdo”! Nada contra a ascensão social, nem contra o presidente falar certinho e andar todo engravatado. O “tudo contra" é pra essa atitude de pregar uma ideologia e em seguida negá-la, e ainda me vir com histórias de aumentar a carga tributária pra eu pagar a conta. Pronto. Tou me sentindo melhor agora...

 

O que tu queres sei eu!

"O País fica numa situação difícil se não tiver maioria absoluta. O País tem o tal caminho estreito, tem o tal caminho difícil e portanto quem governar tem que ter os meios necessários para poder governar. E as pessoas sabem uma coisa. Conhecem o PS, conhecem a sua cultura política e sabem que a cultura política do PS não é a cultura do abuso do poder. E que o PS não abusará do poder da maioria absoluta"
António Costa, eurodeputado socialista e ex-ministro da Justiça

 

O quê?

Questionado sobre a sua ligação (ou falta dela) ao distrito de Aveiro, Manuel Pinho, cabeça de lista do PS neste círculo, deu a seguinte resposta, candidata a disparate do mês:

" Sobre o distrito de Aveiro, eu, infelizmente, vi, da janela da casa da minha avó, muita gente ser atropelada na passagem de nível de Espinho (...) não foi em Coimbra ou em Faro que eu vi isso, foi no distrito de Aveiro".

 

O pior, é que isto é capaz de ser verdade...

"Aqueles que me contestam, no dia 20 vão estar todos disponíveis para trabalhar comigo. Vão ver se aqueles que criticam não vão aparecer a meu lado a dizer 'somos todos sociais-democratas, vamos trabalhar por Portugal'".
Pedro Santana Lopes

 

Antes que eu esqueça

Obrigada pelos recados de boas vindas. Eu que, pretensamente, me propus a trazer o calor dos trópicos a este blog não esperava tão calorosa recepção. Não esperem de mim muita coisa. Nem dêem tanta credibilidade ao que o Rui escreveu. Descontem aí uns tantos por cento da imaginação fértil e brilhante deste jornalista português.

 

Notável

Tem gente que nasce pra ser grande, outros já nascem grandes. Mas este neném é um exagero! Não passou despercebido, que o diga a mãe do pequeno... Pequeno. Taí um qualitativo nada apropriado pra este bebê.


 

Santarém



Um mergulho, que tal?


terça-feira, janeiro 18, 2005

 

"Entrevista" a Nuno Cardoso

Que me desculpe a RTP-N, mas acabo de aí assitir a uma tentativa de entrevistar o Engº. Nuno Cardoso, ex-presidente não eleito da Câmara Municipal do Porto. O "entrevistado", já dentro do edifício da PJ; o "entrevistador", a gritar pelo Sr. Engenheiro, a perguntar-lhe se já foi constituído arguido..., tudo com a competente tradução/legendagem (uma vez também puseram ao Nuno Morrrrrrrrrrrais Sarrrrrrrrrrrrrmento, na SIC Notícias...).
"Algo vai mal no reino de Portugal"

 

Maldita vesícula...

Vou obrigar-me a escrever cem vezes no quadro negro: não comerei mais de quatro malgas seguidas de caldo verde...ai, ai.

 

Uma história para seguir com atenção

Ex-presidente da Câmara do Porto
Nuno Cardoso ouvido pela PJ sobre terrenos onde foi construído Estádio do Dragão

Adenda: A RTP está a dizer que Nuno Cardoso foi constituído arguido. O ex-autarca remeteu todas as explicações para uma conferência de imprensa, amanhã, às 15 horas.

 

Resposta curta a CAA

O que CAA parece não querer entender é que ser portuense não é sinónimo de ser portista. Não é obrigatório ser adepto do clube azul-e-branco para se amar a cidade do Porto e para se respeitar as suas gentes. Não é preciso sequer ter cartão de sócio do FC Porto para se ter uma participação cívica e política activa na cidade e na região, ou para ter uma carreira profissional bem sucedida. A eugenia clubistíca que alguns adeptos mais inflamados do FC Porto tentam aplicar aos seus concidadãos não resulta. Isso já ficou demonstrado por diversas vezes na história recente da cidade.
Não vale a pena, por isso, tentar reduzir os cidadãos do Porto à mera condição de "portista-portuense", como se tudo fosse o mesmo. Lamento que CAA tenha uma visão conspirativa do mundo, ao ponto de julgar que "o mundo inteiro se uniu para o tramar", como diz a canção de Rui Veloso e de Carlos Tê - dois portuenses que desmentem a teoria eugenista.
Nos últimos 30 anos, o FC Porto cresceu tanto e tão depressa que alguns dos seus mais fervorosos adeptos ficaram para trás. Ficaram a remoer velhas teorias, a ruminar desfeitas antigas. E não se percebe porquê, até porque dou de barato que o FC Porto é hoje o clube que mais prestigia o país. O FC Porto é campeão do mundo, CAA. Os seus jogadores já não tremem quando jogam na Luz, no Santiago Barnabeu ou no estádio de Yokohama. Pelo contrário: são temidos, respeitados e cobiçados.
Isso tudo, repito, não obriga cada portuense a ser um Super-Dragão. Ter orgulho nos triunfos de um clube que dignifica a cidade, a região e o país em que se insere é uma coisa; outra é usá-lo como bandeira para apaziguar rancores.
Dito isto, convém esclarecer que, ao contrário do que CAA parece julgar, não sou lisboeta. Sou aveirense. Mas diabos me levem se está à espera que preste vassalagem de qualquer tipo a lisboetas, portuenses ou conimbricenses. Muito menos a portistas que ainda não perceberam que o constante e entediante discurso de "Calimero" serve para nada.

 

A moral do caracol

Nair Barreto, para quem não sabe, é a presidente interina da Câmara Municipal de Águeda. Chegou ao cargo por acaso. O presidente eleito, o social-democrata Castro Azevedo, viu o seu nome envolvido no caso de corrupção quem tem como principal arguido o deputado Cruz Silva, e por isso está com o mandato suspenso, a aguardar julgamento. Elói Correia, o número dois do executivo, renunciou invocando motivos pessoais. E Nair Correia avançou para assumir a presidência da câmara. Durante muito tempo não se deu sequer por ela. Mas, esta semana, Nair Barreto tomou uma decisão que tornou impossível continuar a ignorá-la, ao contratar o filho para o cargo de adjunto. Exactamente: o filho. De nada valeram os protestos da oposição, nem o embaraço público do PSD local.
Não vale a pena fazer aqui muitos comentários sobre a atitude da autarca, porque seria chover no molhado. Mas é do mais elementar serviço público colocar online (com a devida vénia ao site Notícias de Aveiro, gerido pelo jornalista Júlio Almeida) a justificação de Nair para este acto do mais puro nepotismo. É de antologia. E revela que a autarca tem, no mínimo, uma lata imensa. Ouçam aqui, sem mais comentários.

 

Cheiro a pólvora

Será verdade, como relata esta manhã a Antena 1, que PSL criticou Morais Sarmento, Rui Rio e José Aguiar Branco no Conselho Nacional de ontem à noite, dizendo que os três não ajudaram nada o partido nos últimos dias? Será verdade, ainda, que PSL terá mesmo dito que prefere perder as eleições sem eles do que ganhar com eles?
Claro que é verdade. O PSD vai a eleições num clima de dura guerrilha interna. Seria de esperar que a falsa unidade do PSD durasse pelo menos até 20 de Fevereiro, mas afinal parce que vai implodir antes.

 

Braga da Cruz

O Clube da Via Norte (de que faço parte) vai promover 'jantares-debate' com os cabeças-de-lista do distrito do Porto no restaurante "Monopólio", na ANJE. Começa pelo PS, com o independente Braga da Cruz, na 5ª feira, dia 20, e é o que tenho mais curiosidade. Prevê-se, na 3ª feira, dia 25, o vice-presidente do CDS-PP, Dr. António Pires de Lima e, em data a acordar, o agora mais activo - até elogiado pelo Presidente da República - Dr. José Pedro Aguiar Branco, cabeça-de-lista do PSD.

 

Alô, Brasil (Wal)

Oi, sê bem-vinda!
O Amor & Ocio atravessa o Atlântico com você e já sabe que quando vier cá, além do Rui, tem seus companheiros - e companheira - de blog.
A minha relação com o Brasil é, imagine, pequena. Claro que também tenho uns "primos" por aí, mas nunca os visitei;(
No fim dos anos 80, conheci música brasileira (os tradicionais Gilberto Gil, Maria Bethânia - fantástico o concerto no Coliseu... - Simone, Rita Lee, até Roberto Carlos, etc...); nos anos 90, quando o Brasil passou a ser possibilidade turística, não apareci; neste século, voltei a reencontrar o Brasil, com a invasão brasileira por aqui, e a 'ver' outro Brasil.
Agora, todo o ano eu tenho meu projecto pessoal: ir ao Brasil, gozar o Carnaval e quem sabe passar aí meu aniversário, em Fevereiro; ainda não vai ser este ano, mas já esteve mais longe.

 

Caramelo doce

A ideia foi do Rui – sempre com o Amor e o Ócio das novidades -, mas rapidamente se transformou num espaço onde, como diria Ruy Belo, “o puro pássaro é possível”. A chegada da Wal enche de sensibilidade este blog, “azulzinho” e com sabor a “caramelo doce”. Bem-vinda Wal. E sempre com Vinicius por perto: “Nenhum caminho é longo demais quando um amigo nos acompanha”.

 

Bom dia!

Diariamente. Clique para ouvir.




 

Bicho da Goiaba

Esqueci-me de avisar que a Wal tem um blogue individual. O Bicho da Goiaba (mas o que diabo quer dizer bicho da goiaba?). Não se esqueçam de passar por lá.

 

Na moda

Maremotos, terremotos, tornados, furacões e outros acontecimentos apocalípticos estão mesmo virando moda, inclusive aqui no Brasil. E até na Amazônia, onde os ventos, por vezes, não chegam a status de brisa, tem vendaval fazendo graça. Um destes passou por Manaus, capital do Amazonas a poucas horas e já chegou ao Pará. O que virá depois? Já dizia Veríssimo "estamos todos preparados para um ano novo, mas será que estamos preparados para um ano inédito?" Temos que prestar muita atenção ao nível do mar, e do rio também....

 

O cartaz! Qual cartaz?

Está no A Barriga de um Arquitecto a versão definitiva do tal cartaz do PPD/PSD/PSL vetado por Cavaco Silva:


PS- Excelente o espectáculo dos Gato Fedorento, sábado à noite, no Coliseu do Porto.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?