segunda-feira, fevereiro 28, 2005

 

Amazónia

A Wal tem andado pela floresta amazónica em trabalho de reportagem. Por isso, não tem postado. Mas hoje lá arranjou tempo para dar notícias por e-mail. Aqui fica um bocadinho das suas aventuras:
Topei com uma onça na floresta e de noite! Verdade!!!! Uma onça parda linda!!!! Mas se eu não estivesse dentro de um carro ficaria com outra impressão, que os dentes da garota não pareciam de brinquedo não. Ela atravesou na nossa frente e antes de sumir na mata olhou outra vez com ar de dona do pedaço. Achei aquilo fantástico!!!! Uma onça com personalidade. Também vi uma cobra papagaio (verde, com listras pretas, e , venenosa). Vi cutia, macaquinhos, tucanos...Foi uma viagem cansativa, mas divertidíssima. Rodamos mais de 200 km de estrada nada confortável num só dia. Grande parte da viagem foi pelo meio do mato. Aliás, dormimos no meio do mato. Um frio cortante! Mas aí tinha uns cobertores muito bons e eu nem vi a noite passar depois que capotei numa cama improvisada.
Pois. E nós aqui a suportar o frio (este sim, cortante), o PSL, Sócrates e outros que tais, enquanto a Wal anda perdida na selva. Quem pode, pode.

 

O pior é a espera

Mas já falta pouco para a bola começar a rolar (desde que a Wal e a Maria começaram a escrever neste blog sinto-me à vontade para dar largas à minha costela misógina).

 

Fado falado

José Pedro Frazão e Raúl Santos, dois homens da Renascença (em todos os sentidos) abriram o Fado Falado. E arrastaram com eles o Marco Vaza, um homem "público". Eis uma casa que convém "vigiar" com atenção.

 

E agora...

...algo meio esquisito:
Stone carving says Pope will live
ROME (Reuters) - A stone carving in one of Rome's biggest cathedrals may know what millions of Catholics around the world have been fretting about for the last two days: will Pope John Paul (news - web sites) II survive his latest health crisis? The carved marble monument to Pope Sylvester II, who ruled the Catholic church 1,000 years ago, is said to moisten when the death of a Pontiff is imminent.

 
Pois é, é segunda-feira. Posted by Hello

 
Hoje, meia blogoesfera está de ressaca. Vá lá saber-se porquê.

 
Imagem "roubada" ao excelente Alerta amarelo, um blog que descobriu que o humor salva:

É só clicar na imagem. Avítima aqui é Paulo Portas, mas o cartaz serve para quase toda a gente, da direita à esquerda.

 

MRS

Ontem perdi o regresso de Marcelo Rebelo de Sousa às lides. Mas, sem os meninos de coro Júlio Magalhães e Pedro Pinto a prepararem as deixas do professor, duvido que a liturgia tenha o mesmo impacto dos tempos da TVI. É que não estou nada a ver a Ana Sousa Dias a atirar para cima da mesa uma leitão assado à moda da Bairrada, a escutar calada os habituais assassinatos de carácter levados a cabo pelo professor sob a forma de rasgados elogios aos seus desafectos, ou a seguir com bonomia tiradas sobre uma monografia da junta de freguesia de São Jorge da Murrunhanha acerca da influência das galinhas poedeiras na luta de libertação das mulheres com lábio leporino durante a Patuleia. Mas posso estar enganado.

 
Hoje acordei meio bissexto. E com um mau pressentimento futebolístico.

 

Ana Sousa Dias versus Marcelo Rebelo de Sousa

Aquele olhar sempre acordado sobre o mundo, de Marcelo Rebelo de Sousa, não combina com o olhar "tá-se bem" da Ana Sousa Dias. Achei que as suas palavras suaves, as suas perguntas, ou quase perguntas se perdiam no gesticular constante e expressivo do Professor.
O espírito inquieto de Marcelo não rima com o espírito zen da jornalista.
Foi isto que me ficou do programa As escolhas de Marcelo, ontem, na RTP1.
Marcelo precisava ali, à sua frente, de uma Judite, de uma Fátima... de alguêm que lhe acompanhe o ritmo verbal, gestual, que crie cumplicidades, nem que sejam aparentes.
Aposto que nem o novo penteado - que Macelo Rebelo de Sousa lhe elogiou - combinava, apesar de mais sofisticado, com os botões de punho do Professor.
Ana Sousa Dias fica muito bem no magazine da dois. É esse, em minha opinião, o seu formato, o seu registo. Neste, parece uma menina perdida em busca de uma boa conversa de café, calma e pausada, sem pressa de chegar a lado nenhum, como em Por outro lado.

 

Rui Reininho faz hoje 50 anos

Parabéns Rui Reininho!

Impossível não trautear as Dunas - em primeiro lugar as dunas, sempre as Dunas - canção que enbalou a minha geração, que contagiou o meu liceu, que ritmou as férias de Verão, em Vila do Conde, que imortalizou as dunas de Ofir!


«Dunas são como divãs
biombos indiscretos de alcatrão sujos
rasgados por cactos e hortelã

deitados nas dunas alheios a tudo
olhos penetrantes
pensamentos lavados

Bebemos dos lábios refrescos gelados
selamos segredos
saltamos rochedos

Em em câmara lenta como na tv
palavras a mais na idade dos porquês

Dunas como são divãs
quem nos visse deitados
cabelos molhados bastante enrolados
sacos-cama salgados
nas dunas roendo maçãs
a ver garrafas d'óleo
boiando vazias nas ondas da manhã


e outra...


Adoro o campo, as árvores, as flores
jarros e perpétuos amores
que fiquem perto da esplanada de um bar
com os pássaros estúpidos a esvoaçar

adoro as pulgas dos cães
todos os bichos do mato
o riso das crianças dos outros
cágados de pernas para o ar

efectivamente escuto as conversas
importantes ou ambíguas
aparentemente sem moralizar

adoro as pegas e os pederastas que passam
(finjo nem reparar)
na atitude tão clara e tão óbvia
de quem anda a engatar
adoro esses ratos de esgoto
que disfarçam ao dealar
como se fossem mafiosos convictos
habituados a controlar

efectivamente gosto de aparências
imponentes ou equívocas
aparentemente sem moralizar»

 

Bom dia!

Quatro horas, duas sandes de queijo, uma salada fria, uma lata de Red Bull e outra de Guaraná e um Monte Cristo nº1 depois, encerra aqui a cobertura dos Óscares 2005. A lista de vencedores pode ser consultada aqui. Clint Eastwood foi o grande vencedor da noite. Ele e os seus actores em Million Dolar Baby, que arrebataram os prémios principais de representação. A excepção foi o óscar dee melhor actor para Jamie Foxx, pela maneira como reincarnou Ray Charles. E é com a música de ray que saúdo a chegada de mais uma semana de trabalho e bloguices. Bom dia. Fiquem com "Georgia on my mind", fiquem com Ray Charles.

 
Melhor filme: Million Dolar Baby! Fantástico! É bom ver premiado o melhor filme do ano. Scorsese é o grande derrotado. Clint é o rei da noite. Tudo está bem quando acaba bem.


Melhor realizador: Clint Eastwood. Mais uma vez, a Academia virou as costas a Martin Scorsese. Mas não posso dizer que fique triste. Clint fez um belo filme, muito pessoal, e é um digno vencedor. "I am just a kid", ironiza Clint.



Melhor actor principal: Jamie Foxx. O óscar da consagração para uma actuação notável. Simplesmente notável. É o prémio mais consensual da noite. Leonardo tem que esperar. Um discurso emocionado, com uma referência a Sidney Poitier. Duas estatuetas para dois actores negros. Sem favores. Já é um avanço.

 
Melhor filme em língua estrangeira: Mar Adentro. Merecido. E um prémio para a pujante indústria cinematográfica espanhola.
Melhor argumento original: "O despertar da mente". Uma boa surpresa.Mais um óscar que escapa ao Aviador.

 
Melhor canção original para El otro lado del rio". Chegar, ver e vencer.
Melhor actriz: Hilary Swank. Merecido. Já não tenho que comer o meu chapéu. É a segunda vez que derrota Annette Benning na corrida para o óscar."I am just a girl from a trailer park". Palavras bonitas para Clint Eastwood. "You are my Mo Cuishley". Lindo.

E está a chegar a hora da verdade.

 
A piada da noite, até agora, por Chris Rock: "A Oprah é tão rica que acabei de ver John Kerry a propor-lhe casamento".
"À procura da Terra do Nunca" recebe o óscar para melhor banda sonora orginal.
Yo Yo Ma fornece a música de fundo para a homenagem aos artsitas desparecidos no último ano. A sequência abre com Ronald Reagan e prossegue com Peter Ustinov. Pelo meio surgem, entre outros, C. Reeve e a Janet Leigh, com a famosa cena do chuveiro de Psico. Mas a grande salva de palmas vai para Marlon Brando. "I could have been a contender!"

 
Beyonce, again, suculenta e afinada, interpretando mais uma das canções da noite.

Melhor fotografia para o Aviador. E vão cinco.
Penelope Cruz e Salma Hayek, juntas e ao vivo. Já valeu a pena ficar acordado até esta hora. Aquele sotaque castelhano é...é...muito perturbador.
O primeiro Óscar para Ray, na categoria efeitos sonoros. Agora falta outro para Jamie Foxx.
"El outro lado del Rio" é o primeiro tema em língua espanhola a concorrer ao óscar de melho canção original. Interpretada por um esfoçado António Banderas e marcada pela guitarra inconfundível de Carlos Santana.

 
Melhor argumento adaptado para Sideways. Vá lá, sempre acertei uma. Ufa!
Óscar honorário para Sidney Lumet, apresentado com a eficiência habitual por Al Pacino. Quem não se lembra de 12 Angry Men, um "vintage" Lumet? Ou Veredicto, com Paul Newman e um extraordinário James Mason? Excelente discurso.

 
E o Aviador já leva dois óscares. Scorsese esfrega as mãos. Kate Blanchet leva a estatueta de actriz secundária pelo seu "overacting" em o Aviador. E vão três. A Natalie Portman perdeu. Snif.

Muito bonita a homenagem a Johnny Carson.
Born into Brothels ganha óscar de melhor documentário sobre a vida das crianças dos bairros de prostituição de Calcutá.
Prémio de Montagem para o Aviador. E vão quatro. O filme não deixou escapar até agora nenhuma das categorias para que está nomeado, com excepção do óscar de melhor actor secundário.

 

Notas sobre os Óscares

Bom monólogo de abertura de Chris Rock. Politicamente incorrecto q.b. mas sem ir "over the line". Muito boa a piada sobre Michael Moore.
Morgan Freeman ganhou o òscar de melhor acto secundário. Merecido, embora chegue com anos de atraso. Discurso sóbrio.
The Incredibles lá ganhou a estatueta de melhor filme de animação. Gostei mais de Gangue de Tubarões. Lá vou ter que rever o filminho da Pixar.

Beyonce, escaldante. E o inquérito de rua de Chris Cross mostra como a Academia está muitas vezes desfasada do público americano.

domingo, fevereiro 27, 2005

 

Os suspeitos do costume


Procura-se um amigo

Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimentos, basta ter coração. Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir. Tem que gostar de poesia, de madrugada, de pássaro, de sol, da lua, do canto, dos ventos e das canções da brisa. Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então sentir falta de não ter esse amor.. Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo. Deve guardar segredo sem se sacrificar." Vinicius de Moraes Posted by Hello


Em breve, numa página perto de si

 

Norah e Bessie


Para começar o domingo nada melhor do que escutar a voz de anjo de Norah Jones, a filha-prodígio do músico indiano Ravi Shankar. "Bessie", o tema escolhido, nunca foi gravado oficialmente por Jones, embora faça parte do roteiro dos seus concertos e tenha sido incluído no DVD do espectáculo de Nashville. Trata-se, ao que consegui apurar, de uma "bootleg" (gravação não autorizada) realizada durante um concerto em Chicago, na histórica House of Blues, e colocada online por um fã da cantora. Mas vale bem a pena, até porque é uma canção de homenagem a Bessie Smith. Aproveitem. E bom domingo para todos.
PS - Já agora, não perdem nada se visitarem este site da EMI-Brasil sobre Norah Jones.

 

Confissão

Tu lembras-me um poema que esqueci, uma canção que talvez nunca
tenha existido e um lugar que não estou seguro de ter visitado.

 

Poema destinado a haver domingo

Bastam-me as cinco pontas de uma estrela
E a cor dum navio em movimento
E como ave, ficar parada a vê-la
E como flor, qualquer odor no vento.

Basta-me a lua ter aqui deixado
Um luminoso fio de cabelo
Para levar o céu todo enrolado
Na discreta ambição do meu novelo.

Só há espigas a crescer comigo
Numa seara para passear a pé
Esta distância achada pelo trigo
Que me dá só o pão daquilo que é.


Deixem ao dia a cama de um domingo
Para deitar um lírio que lhe sobre.
E a tarde cor-de-rosa de um flamingo
Seja o tecto da casa que me cobre

Baste o que o tempo traz na sua anilha
Como uma rosa traz Abril no seio.
E que o mar dê o fruto duma ilha
Onde o Amor por fim tenha recreio.

Natália Correia

 

Separados à nascença?


 

"Aqui vou ser feliz!" Posted by Hello

sábado, fevereiro 26, 2005

 

Os meus desejos para os óscares

São desejos. Não são previsões. A Academia raramente me dá alegrias.



Melhor filme
Million Dolar Baby - Filme intenso, de uma beleza que faz doer a alma. Clint não faz concessões, não baixa a guarda nem mesmo quando sussurra "mo cuishley" ao ouvido de Hilary.

Melhor realizador
Martin Scorcese Já perdeu tantas vezes, que é a altura de a Academia lhe dar um óscar por um filme menor. O grande prejudicado é Clint Eastwood.

Melhor actriz
Hilary Swank Vão ver o filme. E depois digam-me que não tenho razão.

Melhor actor
Jammie Foxx Um papel extraordinário como Ray Charles. O filme é mediano, mas a interpretação de Foxx é simplesmente genial. Se não receber o óscar bem pode queixar-se de estar a ser injustiçado. E Clint que me perdoe, de novo.

Melhor actriz secundária
Natalie Portman Porque sim. Mais bonita do que nunca.

Melhor actor secundário
Morgan Freeman Clint chamou-lhe o "melhor actor do mundo". Provavelmente está certo.

Melhor filme de animação
Shark Tale Deliciosa, esta história de tubarões. A versão original, com as vozes de Will Smith, De Niro e Angelina Jolie é imperdível.

Melhor documentário
The story of the weeping camel É um pressentimento. E o filme espanta pela originalidade.

Melhor argumento adaptado
Sideways Um bom exemplo de como um argumento é capaz de vender um filme. Se não ganhar, então que o óscar vá para Million Dolar Baby

Melhor argumento original

Vera Drake Tema difícil, mas muito bem agarrado. Todos os portugueses deviam ver este filme.


Melhor filme estrangeiro
Pelo mar adentro Filme doloroso, mas surpreendentemente positivo. E Javier Bardem é soberbo.

sexta-feira, fevereiro 25, 2005

 

Maioria Absolut


absolut_ps
Originally uploaded by rui baptista.

Para além de ser meu amigo, o Albano Assunção é um talentoso gráfico que, entre outras coisas, colabora no blog do Jornal de Espinho. Hoje enviou-me um trabalhinho em Photoshop que me fez rir. Por isso decidi partilhá-lo. Sem "hard feelings".

(Clique na foto para aumentar)

 

Depois do ócio...o elogio do amor

Dizem-me que, em Portugal, a última vez que o livro deu à estampa foi há 20 anos! Eu li-o há sensivelmente onze. Numa tarde, em Lisboa.
Agora regressou como todas as coisas boas que regressam. Sem eu contar.
Chegou-me num envelope almofadado. A Teresa, esteve no Brasil, e lembrou-se do livro de que eu lhe tinha falado e de mim. Foi uma felicidade.
Na contra-capa diz assim: «O impossível é sempre mais sedutor que o possível. Depois que nossos valores já estão relativamente definidos, e a rotina, por mais tortuosa que seja, já triturou nossa semeadura inicial de ilusões, começamos a fantasiar as utupias.
Poder voltar, refazer ou atar os nós das pontas soltas de nossos objetivos, talvez anulasse os nossos medos e insatisfações.
E que espaço ocupariam o amor e o dever neste eterno retornar? Seríamos salvos pelo amor? Morreríamos pelo dever? Ora! Mas não é o dever uma forma altruísta de amor?».
Chama-se - OS DADOS ESTÃO LANÇADOS - e é do Jean-Paul Satre. É da Papirus Editora.
E é um dos livros da minha vida. Seguramente.

 

Juizinho

Santana Lopes: resultado eleitoral deu razão ao Presidente da República
A isto chama-se "acautelar o futuro".

 

Cubismo

Levado ao extremo. Aqui.

 

Calma!

Ainda não estou completamente doido. A confusão de letras que se segue não passa da entrada da Wikipedia para a mais longa palavra da língua inglesa. Ganha um doce quem consegyuir pronunciá-la de um fôlego.



Acetylseryltyrosylserylisoleucylthreonylserylprolylserylglutaminyl-
phenylalanylvalylphenylalanylleucylserylserylvalyltryptophylalanyl-
aspartylprolylisoleucylglutamylleucylleucylasparaginylvalylcysteinyl-
threonylserylserylleucylglycylasparaginylglutaminylphenylalanyl-
glutaminylthreonylglutaminylglutaminylalanylarginylthreonylthreonyl-
glutaminylvalylglutaminylglutaminylphenylalanylserylglutaminylvalyl-
tryptophyllysylprolylphenylalanylprolylglutaminylserylthreonylvalyl-
arginylphenylalanylprolylglycylaspartylvalyltyrosyllysylvalyltyrosyl-
arginyltyrosylasparaginylalanylvalylleucylaspartylprolylleucylisoleucyl-
threonylalanylleucylleucylglycylthreonylphenylalanylaspartylthreonyl-
arginylasparaginylarginylisoleucylisoleucylglutamylvalylglutamyl-
asparaginylglutaminylglutaminylserylprolylthreonylthreonylalanylglutamyl-
threonylleucylaspartylalanylthreonylarginylarginylvalylaspartylaspartyl-
alanylthreonylvalylalanylisoleucylarginylserylalanylasparaginylisoleucyl-
asparaginylleucylvalylasparaginylglutamylleucylvalylarginylglycyl-
threonylglycylleucyltyrosylasparaginylglutaminylasparaginylthreonyl-
phenylalanylglutamylserylmethionylserylglycylleucylvalyltryptophyl-
threonylserylalanylprolylalanylserine

 

Estão avisados

ALL WORK AND NO PLAY MAKES JAKE A DULL BOY. SE eu desatar a perseguir pessoas com um machado já sabem porquê.

 

 

Uma aula de Body combat!

Estou muito, mas muito longe de ser uma nikewomen. Mais longe, ainda, de ser uma Maria Sharapova. Mas tenho feito exercício físico.
Ontem, acidentalmente, fui parar a uma aula de body combat (BC). A primeira e, provavelmente, a última da minha vida.
O BC permite aliviar a tensão, descarregar a raiva, eliminar o stress. Dizem. Combina movimentos de várias artes marciais numa rotina energética e altamente motivante. Escrevem.
Alinhados, numa sala bastante ampla, ouviamos as preliminares instruções do monitor. Entusiasmadissímo. Ainda pensei sair. Mas não fui a tempo. A música, muito nítida, soltou-se de uma aparelhagem cintilante, as indicações saiam ao ritmo da batida apressada. Só faltava alinhar os movimentos físicos, naquela pauta humana, activa e vigorosa. Os experientes davam, consonantes, murros para a direita, murros para a esquerda, murros em frente. Saltavamos, ritmados. «Cotovelos alinhados pela cintura... e agora?, perguntava o monitor, para responder de seguida: um..., dois..., três.... E a este ritmo desferiamos socos contra o vazio...contra o stress, contra o dia de trabalho, contra a tensão acumulada, gritava ele, incitando-nos a socos mais seguros, mais convictos. Foi aqui, nesta parte que, para me manter ali, tive de encarnar o papel de uma guerreira pós-moderna a lutar contra os problemas do mundo: a poluição, o buraco do ozono, a injustiça social etc, etc. Os meus não me chegavam para tal esforço cénico e físico, claro.
Na hora de entoar as palavras de ordem, a que o monitor nos incitava, um "oh" uníssono e tribal, saí da sala, num ápice, completamente estafada. Caí na piscina. Na água - de facto é o meu elemento - e nadei calmamente. Lutar contra moinhos de vento é, aparentemente, mais fácil. Pode-se fazê-lo na piscina ou no sofá. Em silêncio.

 

A estrela da manhã

Eu quero a estrela da manhã
Onde está a estrela da manhã ?
Meus amigos meus inimigos
Procurem a estrela da manhã

Ela desapareceu ia nua
Desapareceu com quem?
Procurem por toda a parte

Digam que sou um homem sem orgulho
Um homem que aceita tudo
Que me importa?
Eu quero a estrela da manhã


. Posted by Hello

Virgem mal-sexuada
Atribuladora dos aflitos
Girafa de duas cabeças
Pecai por todos pecai com todos

Pecai com os malandros
Pecai com os sargentos
Pecai com os fuzileiros navais
Pecai de todas as maneiras
Com os gregos e os troianos
Com o padre e o sacristão
Com o leproso de Pouso Alto

Depois pecai comigo

Te esperarei com mafuás novenas cavalhadas
comerei terra e direi coisas de uma
ternura tão simples
que tu desfalecerás

Procurem por toda a parte
Pura ou degradada até a última baixeza
Eu quero a estrela da manhã.

Manuel Bandeira


 

Começar o dia com um sorriso


Será que era a isto que Pacheco Pereira se referia quando escreveu "Tenham medo!" Tenham muito medo"?

 

Troca-se...

leitor de mp3 que custou os olhos da cara por bengala de cego. As propostas podem ser enviadas para este blog.

 

Hoje acordei...

...com vontade de ouvir Joan Osborne. Nem vale a pena explicar porquê. Basta seguir a letra. Osborne é uma cantora muito acima da média e uma compositora inspirada. "One of us" é a sua canção mais conhecida, mas a sua obra merece toda a atenção de quem não pode viver sem boa música. Por isso aconselho uma visita à sua homepage.


One Of Us
If God had a name
What would it be
And would you call it to his face
If you were faced with him
In all his glory
What would you ask
If you had just one question

Yeah, yeah,
God is great
Yeah, yeah,
God is good
Yeah, yeah yeah yeah yeah

What if God was one of us
Just a slob like one of us
Just a stranger on a bus
Trying to make his way home
If god had a face
What would it look like
And would you wanna see
If seeing meant
That you would have to believe
In things like heaven
And in Jesus and the saints
And all the prophets

Yeah, yeah good is good
Yeah, yeah god is great
Yeah yeah yeah yeah yeah

Trying to make his way home
Back up to
Heaven all alone
Nobody calling on the phone
Except for the pope maybe in Rome

 

PAZ

Um cão, porque vive,
é agudo.
O que vive
não entorpece.
O que vive fere.
O homem,
porque vive,
choca com o que vive.
Viver
é ir entre o que vive.

Posted by Hello

 

Exclusivos Inimigo Público

No sítio do costume.

Redacção do INIMIGO PÚBLICO saneada
Correspondendo à viragem à esquerda no país, a redacção do INIMIGO PÚBLICO virou esta semana à direita. A administração impôs critérios rígidos de mérito, profissionalismo, pontualidade, lealdade e higiene ao corpo redactorial que implicaram o saneamento imediato de 94% os jornalistas, a venda dos restantes ao Expresso, a substituição dos cartoonistas por uma máquina Polaroid e dos comentadores por quatro primas de João César das Neves. O IP mantém o seu compromisso com a mentira, a perfídia e a aleivosia, mas, de ora em diante, alicerçadas num reaccionarismo primário e doentio dignos de um determinado colunista do Diário de Notícias. O nosso estatuto editorial passou a ter a seguinte redacção: “Sócrates é o demo, Jerónimo é o príncipe das trevas e Louçã é Miguel Portas”. Era uma mudança necessária no momento em que o país está prestes a entrar nos 4 anos mais entediantes da sua história desde que Camões transformou D. Sebastião num vegetal ao recitar-lhe “Os Lusíadas” de fio a pavio. Pedimos a Deus que alumie o caminho que agora trilhamos. MB

Deputados do Bloco vão ser uma data de gajas boas
“Só queremos gajas boas no parlamento!”. Foi assim que Francisco Louçã anunciou a sua decisão de marketing numa reunião com os dirigentes do Bloco de Esquerda. Até o intelectual Fernando Rosas, entre duas cachimbadas, percebeu e apoiou. Os deputados do Bloco não ver ser, pois, aqueles que foram eleitos, mas sim oito modelos da Elite Model Look vestidas com roupas em segunda-mão compradas numa loja do Bairro Alto. A partir do momento em que correram rumores sobre essa situação,formaram-se fi las intermináveis nas bilheteiras da FNAC de
pessoas que querem comprar ingressos permanentes para as galerias da Assembleia da República.. MM

Monteiro ainda
à espera de jornalistas para
fazer declaração pós-eleitoral

O presidente do Partido da Nova Democracia,Manuel Monteiro, está há quase uma semana na sua sede eleitoral(um banco no Jardim da Estrela em Lisboa) à espera da comunicação social, para poder fazer a sua declaração pós-eleitoral aos eleitores e restantes familiares e amigos. Para Eleutério Martins, jardineiro municipal, a situação está a tornar-se cada vez mais preocupante. “Coitado do homem”, afirma,“passa os dias ali sentado com o discurso na mão e os olhos postos num embondeiro centenário, mas nunca chega ninguém. E o pior é que os pombos já lhe perderam o respeito”.
Renato Carreira

Fernandes Thomaz entrega Oceano Atlântico ao PS
O secretário de Estado dos Assuntos do Mar, Fernandes Thomaz, quer fazer uma transmissão exemplar de poderes da sua pasta e, na terça-feira, deu instruções ao staff para devolver as bóias, braçadeiras, barbatanas, toucas e camaroeiros de serviço. Os anzóis de pesca do espadarte, a réplica do Bounty dentro de uma garrafa de aguardente 1920 e a fi ta métrica de 12 milhas estão no cofre do mapa com a localização da Atlântida, cuja combinação já foi entregue a Pedro Silva Pereira, do PS. Deverá ser este o dirigente socialista que, na tomada de posse, irá receber o Oceano Atlântico das mãos de Fernandes Thomaz..MB

 

Separados à nascença?


quinta-feira, fevereiro 24, 2005

 

Carlos e Camilla


Carlos e Camilla
Originally uploaded by rui baptista.

Desculpem, mas não resisti. Ainda por cima até sou favorável ao casamento de Carlos e camilla. Mas a foto, enviada pela Marta Vaz, fez-me rir. Sorry Charles.


 

O post do dia (até agora)

O post do dia está no Quartzo, Feldspato & Mica. É muito bom. Ora leiam:
Ah! Leão!
A cena passou-se na FNAC Chiado (ao que parece) e foi-me contada por um camarada das letras e dos jornalismos.
Um senhor chega-se ao empregado e dá-lhe a todo o gás:
- Desculpe, tem o livro "Leão", de Tolstoi?
Gostava de ter inventado este trocadilho. A realidade antecipou-se. Hélàs, a vida é assim.
Luís Graça

 

Era capaz de escrever o último e-mail?

Pode acontecer a qualquer momento. Há quem defenda que é a única certeza que temos na vida. Mas não é fácil lidar com a morte. A cultura ocidental está mais vocacionada para a vida. Celebramos a vida mesmo até quando ela não corre tão bem. Choramos, com mais dó, a morte dos mais novos. Fazemos lutos pessoais e colectivos. Enfim...
Hampaté Bah, poeta do Mali, disse: “quando morre um africano idoso, é como que se queimasse uma biblioteca”. Não importa. O que de facto quero dizer é que o significado da morte varia consoante as sociedades, os indíviduos, as culturas. Muda conforme o amadurecimento emocional e cognitivo da pessoa. Mas escrever um último e-mail...
Não creio ser fácil encarar o assunto com leveza.
O certo é que, aqui ao lado, há uma empresa que se dedica a este negócio. ElUltimoEmail.com é um local onde se pode deixar exactamente o último e-mail para que, depois da nossa morte, seja enviado a quem quisermos...amigos...familiares. E pode juntar um vídeo, uma música...
It could happen at any time...mas escrever o último email? Eu não era capaz.

 

O indigitado


Num cinema perto de si.

 

E esta música?

AS duas primeiras peguntas foram muito fáceis.Vamos tornar isto mais difícil. Esta música pertence a uma série de televisão que fez as delícias de muita gente já lá vão uns bons 30 anos.No ano passado a RTP 2 voltou a exibi-la durante o Verão e foi um prezer rever o narizinho da protagonista, que fazia coisas mágicas. Alguém sabe qual é a série? Resposta na caixa de comentários ou por email, please.
A resposta certa à pergunta de ontem era "Uma família às direitas" ("All in the family"), claro. O reaccionário Archie Bunker, a sua Edith e o Meathead, um Bob Reiner bem mais magro. Um clássico.

 

Ao menos o molho ingês está «sob controlo» em Portugal

Parece um assunto menor, mas não é! Como tantos outros portugueses, eu consumo molho inglês, principalmente, num bom bife. E a Paula, a minha amiga Paula põe molho inglês em tudo que é preparado culinário! Sigamos, pois, a saga do molho inglês.
«A Agência Portuguesa de Segurança Alimentar (APSA) considera que a situação do molho inglês está «sob controlo» em Portugal e não há razão para alarme. Esta consideração foi feita depois da Direcção-Geral de Fiscalização e Controlo da Qualidade Alimentar (DGFCQA) ter alertado os portugueses para que não consuma molho inglês, enquanto não são conhecidos os resultados das análises efectuadas para detectar a existência ou não de um produto cancerígeno.» mais informação em www.tsf.pt

 

Miúdas nuas...

aqui.

 

E no PSD...

...a discussão civilizada sobre a liderança prossegue em ambiente de tranquilidade:

 

Hoje acordei...

...com vontade de ouvir Frank Zappa, um dos meus ídolos de sempre. O tema escolhido é a delirante versão de Stairway to Heaven, um original dos Led Zeppelin. Zappa gravou Stairway durante a digressão mundial de 1988, mas o disco duplo só foi lançado em 1991 com o título "The Best Band You Never Heard In Your Life". Stairway é a última das 28(!) faixas do "LP" duplo. São 9:19 de puro delírio criativo, com Zappa a fazer tudo ao contrário, sobrepondo os metais às guitarras. O efeito é quase hipnótico e dá uma dimensão extraordinária à cançãozinha dos Zeppelin. É Zappa do melhor. Aproveitem.

 

Governo

Lamento desapontar-vos,mas este blog não vai pôr-se aqui a especular sobre os nomes do futuro Governo de Sócrates. Deixamos essa tarefa para os jornais de referência.

 

Dicionário do fim/Dicionário do princípio?

Pacheco Pereira explica ao PSD que ele, Pacheco, é que estava certo. Aqui. Evita comprometer-se com qualquer dos candidatos anunciados, claro. Mas não esconde um nadinha mais de simpatia pela candidatura de Marques Mendes.
Marques Mendes tem uma oportunidade única para ter sucesso: credibilizar o partido e isso vem de fora para dentro, através da influência social e política e não por arranjos internos.

 

O Manelinho tem opinião...

...que não é original, mas não deixa de ser opinião. Os curiosos podem ir aqui dar uma espreitadela. Mas vão por vossa conta e risco. Deixo-vos, em jeito de aviso, um pedacinho da prosa mendigante do Manelinho:
(...)aguardo com expectativa, do lado da nova maioria socialista, a opinião de homens como António Vitorino e Freitas do Amaral, sobre a aposta na centralidade portuguesa, o relevante papel que nela os Açores podem ter, e sobre a constituição de uma comunidade económica lusófona(...)

 

Ler o Luísinho

O Luísinho rende-se de uma vez por todas ao "charme" de Bush. Aqui. PSL, Bush e a retoma - eis a santíssima trindade "delgadiana".

 

E no PSD...

não param de surgir candidatos à liderança...

 

Mendes ou Menezes?

O PÚBLICO tem em curso um inquérito online para saber quem é o melhor candidato a líder do PSD: Marques Mendes ou Luís Filipe Menezes? Os resultados podem ser consultados aqui e não deixam grande margem para especulações.

 

Mafalda


Mafalda
Originally uploaded by rui baptista.

Dilemas eleitorais.


quarta-feira, fevereiro 23, 2005

 

Lúbrica

Mandaste-me dizer,
No teu bilhete ardente,
Que hás-de por mim morrer,
Morrer muito contente.

Lançaste no papel
As mais lascivas frases;
A carta era um painel
De cenas de rapazes!

Ó cálida mulher,
Teus dedos delicados
Traçaram do prazer
Os quadros depravados!

Contudo, um teu olhar
É muito mais fogoso,
Que a febre epistolar
Do teu bilhete ansioso:

Do teu rostinho oval
Os olhos tão nefandos
Traduzem menos mal
Os vícios execrandos.

Teus olhos sensuais,
Libidinosa Marta,
Teus olhos dizem mais
Que a tua própria carta.

As grandes comoções
Tu neles, sempre, espelhas;
São lúbricas paixões
As vívidas centelhas...

Teus olhos imorais,
Mulher que me dissecas,
Teus olhos dizem mais
Que muitas bibliotecas!

Cesário Verde


Nota: parabêns pelos teus 38 anos, Marta! Também os teus olhos nos dizem mais que muitas bibliotecas! O resto já não me cabe a mim subscrever :)

 

Remodelação no Amor e Ócio

Já perceberam, pelo post anterior, que o Amor e Ócio tem sangue novo. Nem outra coisa seria de esperar num blog sério e vetusto como o nosso (não se riam). A Maria Heli é antropóloga social (e bem que nós precisamos de ser estudados) e está ligada profissionalmente ao mundo editorial. E é uma autora publicada, caramba! Podiamos chamar-lhe "passarinho do mundo editorial" ou "real emotional girl", mas optamos antes por lhe chamar amiga. É isso: a Maria é uma boa amiga que nos vai deslumbrar a todos com os seus textos, a sua sensibilidade e bom humor. Este blog começou por ser uma coisa misógina, de homens gordos, feios e ácidos. A Maria e a Wal vieram suavizá-lo, torná-lo mais habitável e atraente. E além disso preenchem a quota feminina. Em resumo: ficamos todos a ganhar. Bem-vinda, Maria!

 

O elogio do ócio...o do amor fica para depois

Agostinho da Silva defende que o Homem não nasceu para trabalhar. Na sua obra deixou o elogio do ócio, onde refere: «Mas é preciso nitidamente não fazer nada, não é abandonar-se ao não fazer nada, é não querer fazer mesmo nada! Ter a profissão de não querer fazer nada».
Agostinho da Silva refere-se, ainda, à alegria de um homem que, por acaso, encontrou na rua e que nunca tinha trabalhado na vida! «A alegria, a alegria do sujeito...tinha-se reformado desde que tinha nascido, que era o que todos nós deviamos fazer, estar sempre reformados à nascença», escreve o Professor, defendendo: «Não trabalhe nunca, por favor esteja sempre ocupado».
Na impossibilidade de não poder deixar de trabalhar, mantenho-me ocupada! E é para mim uma honra escrever neste blog que me diverte, que me ensina, que me informa. Obrigada pelo convite, Rui! Tentarei estar à altura de toda a equipa.

 

José Saraiva (1946-2005)


Morreu o deputado socialista José Saraiva, ex-director do Jornal de Notícias. Aos 59 anos, vítima de doença prolongada. Morreu um homem livre. Depois do social-democrata Manuel Oliveira, Saraiva é o segundo deputado a desaparecer nos últimos dias.

 

Hoje acordei...


... com vontade de ouvir a música "ranchera" de José Alfredo Jiménez (1926-1973) . Ele há dias para tudo. A quem quiser saber mais sobre o o mestre Jiménez recomendo uma passagem pelo excelente blog "Soy un perro callejero", mantido por Edmundo Tavares. Bom dia.
Ando volando bajo,
Mi amor esta por los suelos,
Y tu tan alto, tan alto
Mirando mis desconsuelos
Sabiendo que soy un hombre
Que esta muy lejos del cielo.

 

Daily Show

Quem perdeu a dissertação de Jon Stewart sobre os blogs tem agora mais uma oportunidade. Aqui. E pode aproveitar para ficar a conhecer o famigerado Jeff Gannon, o tal "male prostitute" que conseguiu um passe para a Casa Branca como...jornalista. Have fun!
PS- Já agora: Bill Maher, da HBO, disseca Gannon (salvo seja!) com ferocidade. Aqui, com vénia a onegoodmove

 

Como é que o Portas não se lembrou desta?

Marinha Britânica utiliza imprensa
“gay” para recrutar homossexuais

 

Prado Coelho "dixit" e eu assino por baixo

Sócrates tem de considerar que, embora haja gente de grande qualidade no interior do PS, eles se tornaram insuportáveis, e a gente abre a boca de tédio só de os ver.

 

Menezes anuncia candidatura quinta-feira


Agora que já vimos um porco a andar de bicicleta só nos falta ver o PSD liderado por Luís Filipe Menezes...

 

Mais um desafio...

E agora? Qual era a série de televisão que tinha (tem) esta música como genérico? Eu sei que a resposta é muito fácil mas gosto tanto da música que não resisto a colocá-la aqui. Aprecio particularmente a maneira como Jean Stapleton desafina sem vergonha. Eu também sou um bocadinho assim, dizem. Desafinado.
As respostas devem ser colocadas na caixa de comentários, please.

Desafio de ontem - A resposta certa era Bonanza, claro. Os trintinhas e quarentinhas recordam-se certamente dos Cartwright: Ben, Adam, Hoss e Little Joe. E do seu rancho, a Ponderosa, cujo mapa pegava fogo no início de cada episódio. Pura evasão, sem mácula nem dilemas morais. O meu personagem favorito era o Hoss, talvez por ser gordo. Bons tempos.

Nos próximos dias vou colocar aqui outras musiquinhas de séries de televisão. Sempre é uma maneira de regressar a um tempo em que era feliz e não sabia.

 

Pedro...

simplesmente P-E-D-R-O. Luís Delgado abre a alma e escreve uma carta de amor a PSL. A gratidão é bonita. Confesso que verti uma lágrima furtiva.

 

48 984...

...é o número de bilhetes que serão postos à venda na sexta-feira para o concerto dos U2, marcado para 14 de Agosto no estádio de Alvalade. O bilhete mais barato, para o relvado, custa...54 euros! Safa! Quase onze contos, na moeda antiga.Eu bem que gostava de os ver, mas...

 

Há 8 dias

Faz agora 8 dias, imprevisivelmente, a minha esposa foi internada num hospital!Entretanto, e mesmo mantendo algumas das rotinas com que resmungamos todos os dias, tudo ficou - fica - relativo. Incluindo, claro, as eleições e, até - desculpa Rui -, o 1º aniversário deste blog, de que só agora tomei nota.
Felizmente ela está melhor e dentro de dias regressará. Veremos se mais algo muda!

 
No PSD, a discussão civilizada prossegue...

terça-feira, fevereiro 22, 2005

 

Tiro de partida

Anúncio oficial marcado para amanhã
Marques Mendes vai candidatar-se à liderança do PSD

 

Santana sai

PSL vai abandonar a liderança do PSD no Congresso Extraordinário. Nestes dois dias, PSL esteve a fazer uma avaliação das suas forças e a escolher aliados. Menezes já percebeu isso e está disponível para abrir a PSL a janela de Belém, recebendo em troca os votos da tralha santanista. Marques Mendes lá vai fazendo o seu caminho, mas ou chega a um entendimento com os cavaquistas ou vai morrer na praia. Até porque será PSL e seus muchachos quem vai preparar o Congresso.

 

Estes amigos (a quem aproveito para agradecer os votos de parabéns) e estes estão com dificuldades em digerir os resultados eleitorais. É natural. Até eu continuo de boca aberta. E capas como esta (obrigado Filinto) não ajudam. Mas, nas palavras imortais de Marques Mendes, "a vida não acabou". Posted by Hello

 

Cabrera Infante

Cabrera Infante não voltará a Cuba, nem passeará, com o era seu desejo, pelas ruas de Havana, cenário dos seus primeiros amores. Não dançará mais boleros, olhará o mar no "Malecon" ou aspirará o perfume das "habaneras", cuja recordação suavizou o seu longo exílio em Londres. O mais amargo e sarcástico opositor ao regime castrista faleceu ontem, na capital inglesa. Deixa uma obra notável, entre romances, artigos esparsos e romances incontornáveis. Frasista terrível, sempre usou o humor para combater a intolerância. Não sobreviveu a Fidel,mas isso já ele sabia.
Guilhermo Cabrera Infante nasceu em Gibara, Cuba, em 1929. Trabalhou como jornalista e diplomata. Em 1961, com a censura de Fidel Castro, foi obrigado a fechar a revista literária Lunes de Revolución, que dirigia. Eem 1965, já em ruptura com o regime, renuncia ao cargo de adido cultural na Bélgica e expressa publicamente sua dissidência.Exila-se em Londres, tornando-se uma figura emblemática da luta anticastrista.Três Tristes Tigres, romance de grande modernidade e criação verbal, é provavelmente o seu livro mais conhecido. Indispensável é ainda Havana para um Infante Defunto, escrito em Londres em 1979, que homenageia a capital cubana anterior à chegada de Castro ao poder. Cabrera Infante morreu ontem, em Londres. Tinha 76 anos.

Frases de Cabrera Infante

"Fidel ficará no poder para sempre ou até à eternidade - o que durar mais tempo".


"Cuba sofre de uma gravíssima "castroentrite'"



"Quando Fidel deixar o poder, voltarei a Cuba, mas, logicamente, não no primeiro avião"


"O sonho do homem é ser Deus e seu pesadelo é ver-se obrigado a simular que alcançou esse propósito".

"Pó és e terminarás comendo pó"

"Machado de Assis é o grande escritor que a língua espanhola não foi capaz de produzir no século XIX."

This page is powered by Blogger. Isn't yours?