quinta-feira, janeiro 24, 2008

 

"A ORDEM DO MAL"

Gonçalo M. Tavares, autor de livros como «Jerusalém» e «Aprender a rezar na Era da Técnica» estará Sábado, dia 26 de Janeiro, na Universidade de Aveiro. Às 15h00, no auditório da livraria da Universidade, o escritor vai apresentar o seu mais recente romance, intitulado «Aprender a rezar na Era da Técnica».
Gonçalo M. Tavares é o autor de várias obras em diversos géneros (romance, poesia, teatro, ficção infanto-juvenil). Foi em 2001 que teve lugar a primeira publicação de um livro da sua autoria, um de muitos escritos há vários anos. Desde essa altura, a sua genialidade escrita foi amplamente reconhecida e tem por isso sido vencedor de vários prémios literários importantes: Prémio Branquinho da Fonseca, da Fundação Calouste Gulbenkian e do Jornal Expresso, Prémio Revelação de Poesia, da Associação Portuguesa de Escritores, e ainda o Prémio Literário José Saramago. Em 2007, recebeu o Prémio Portugal Telecom de Literatura, o maior prémio literário em língua portuguesa do Brasil.
«Aprender a rezar na Era da Técnica» é o quarto livro de uma tetratologia precedida de «Klaus Klump», «A Máquina de Joseph Walser» e «Jerusalém».
Habituados que estamos a pensar a técnica como meio fundamental da redução niilista e a raciocinar apartir da oposição entre Natureza e Cultura, temos uma certa dificuldade em desembaraçarmo-nos de humanismos, teologismos, biologismos primitivos e continuarmos a protestar contra tudo o que não é a favor do homem, do espírito e da Natureza.
É a história de um médico, Lenz Buchamann, que a certa altura decide trocar a medicina pela política e aborda o contraste entre as ambições políticas e as fraquezas do corpo.
"O que há são criaturas que se encontram em situação de total ilegalidade ontológica."
Para além da apresentação desta obra, Gonçalo M. Tavares será também o orador da conferência intitulada «Linguagem e imaginação», que terá inicio às 10h00, no Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa.
A entrada para ambas as sessões é livre

|



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?