quarta-feira, outubro 18, 2006

 

Schizfaifavore

O escritor brasileiro Mário Prata morou em Portugal durante um par de anos no final dos anos 1980. Quando regressou ao Brasil escreveu um popular dicionário Português-Brasileiro intitulado Schizfaifavore, há muito esgotado. Alguns verbetes estão desactualizados, mas outros, meus amigos, continuam a fazer todo o sentido. E são um bom retrato do povo que ainda somos. Aqui fica um par de exemplos:

GESTOR

Gestor é ADMINISTRADOR, o chefe. Como Portugal sempre viveu em funcão dos seus clãs, num sistema patriarcal, o chefe tem uma importância muito grande para eles, até hoje. Todo português tem um chefe a quem respeita como se respeita a Deus. O que o chefe mandar eles fazem. E só fazem o que eles mandarem. A hieraquia numa estatal portuguesa, é das coisas mais rígidas que já vi na minha vida. O que eles têm medo do superior é inacreditável. E isso faz com que ninguém crie. Fazem apenas o que está previsto. Ninguém ousa, ninguém inova. É realmente assustador. Doentio, mesmo.


DESCULPE LÁ

É o começo de uma explicação que eles vão lhe dar. Eles têm desculpa para tudo, explicacào para tudo. Eles são danados. Por mais que você os aperte, eles sempre levam a melhor, numa discussão. Sào imbatíveis. Jamais admitem estar errados, enganados. Pra tudo têm a sua desculpa. Desculpe lá, mas é verdade. Não tente ganhar uma discussão com um português.


|



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?