segunda-feira, outubro 16, 2006

 

Portugal vale a pena

Eu conheco um pais que tem uma das mais baixas taxas de mortalidade de recem-nascidos do mundo, melhor que a media da União Europeia.
Eu conheco um pais onde tem sede uma empresa que é lider mundial de tecnologia de transformadores. Mas onde outra é lider mundial na producao de feltros para chapeus.
Eu conheco um pais que tem uma empresa que inventa jogos para telemoveis e os vende para mais de meia centena de mercados. E que tem tambem outra empresa que concebeu um sistema através do qual você pode escolher, pelo seu telemovel, a sala de cinema onde quer ir, o filme que quer ver e a cadeira onde se quer sentar.
Eu conheco um pais que inventou um sistema biométrico de pagamentos nas bombas de gasolina e uma bilha de gas muito leve que ja' ganhou vários premios internacionais. E que tem um dos melhores sistemas de Multibanco a nivel mundial, onde se fazem operacões que nao é possível fazer na Alemanha, Inglaterra ou Estados Unidos. Que fez mesmo uma revolucao no sistema financeiro e tem as melhores agencias bancárias da Europa (três bancos nos cinco primeiros).
Eu conheco um pais que está avançadissimo na investigacao da producao de energia através das ondas do mar. E que tem uma empresa que analisa o ADN de plantas e animais e envia os resultados para os clientes de toda a Europa por via informatica.
Eu conheco um pais que tem um conjunto de empresas que desenvolveram sistemas de gestao inovadores de clientes e de stocks, dirigidos a pequenas e medias empresas.
Eu conheco um pais que conta com varias empresas a trabalhar para a NASA ou para outros clientes internacionais com o mesmo grau de exigencia. Ou que desenvolveu um sistema muito cómodo de passar nas portagens das auto-estradas. Ou que vai lancar um medicamento anti-epileptico no mercado mundial. Ou que é lider mundial na produção de rolhas de cortica. Ou que produz um vinho que "bateu" em duas provas varios dos melhores vinhos espanhois. E que conta já com um nucleo de varias empresas a trabalhar para a Agencia Espacial Europeia. Ou que inventou e desenvolveu o melhor sistema mundial de pagamentos de cartoes pre-pagos para telemoveis. E que está a construir ou já construiu um conjunto de projectos hoteleiros de excelente qualidade um pouco por todo o mundo.
O leitor, possivelmente, nao reconhece neste Pais aquele em que vive – Portugal. Mas é verdade. Tudo o que leu acima foi feito por empresas fundadas por portugueses, desenvolvidas por portugueses, dirigidas por portugueses, com sede em Portugal, que funcionam com tecnicos e trabalhadores portugueses. Chamam-se, por ordem: Efacec, Fepsa, Ydreams, Mobycomp, GALP, SIBS, BPI, BCP, Totta, BES, CGD, Stab Vida, Altitude Software, Primavera Software, Critical Software, Out Systems, WeDo, Brisa, Bial, Grupo Amorim, Quinta do Monte d'Oiro, Activespace Technologies, Deimos Engenharia, Lusospace, Skysoft, Space Services. E, obviamente, a Portugal Telecom Inovaçao. Mas tambem dos grupos Pestana, Vila Gale, Porto Bay, BES Turismo e Amorim Turismo. E depois há ainda grandes empresas multinacionais instaladas no Pais, mas dirigidas por portugueses, trabalhando com tecnicos portugueses, que há anos e anos obtêm grande sucesso junto das casas mae, como a Siemens Portugal, Bosch, Vulcano, Alcatel, BP Portugal, McDonalds (que desenvolveu em Portugal um sistema em tempo real que permite saber quantas refeições e de que tipo sõo vendidas em cada estabelecimento da cadeia norte-americana).
É este o Pais em que tambem vivemos. É este o Pais de sucesso que convive com o Pais estatisticamente sempre na cauda da Europa, sempre com péssimos indices na educacao, e com problemas na saude, no ambiente, etc. Mas nós só falamos da parcela do Pais que esta' mal. Daquele que não acompanhou o progresso. Do que se atrasou em relacao media europeia. Está na altura de olharmos para o que de muito bom temos feito. De nos orgulharmos disso. De mostrarmos ao mundo os nossos sucessos – e não invariavelmente o que nao corre bem, acompanhado por uma fotografia de uma velhinha vestida de preto, puxando pela arreata um burro que, por sua vez, puxa uma carroca cheia de palha. E ao mostrarmos ao mundo os nossos sucessos, não só futebolisticos, colocamo-nos tambem na situacao de levar muitos outros portugueses a tentarem replicar o que de bom se tem feito. Porque, na verdade, se os maus exemplos sao imitados, porque nao hão-de os bons serem também seguidos?
Nicolau Santos, Director – Adjunto do Jornal Expresso. In Revista Exportar

|



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?