quinta-feira, março 16, 2006

 

Nuclear

Um documento da Casa Branca revelado hoje pelo jornal "Washington Post" garante que os Estados Unidos estão preparados para lançar "ataques preventivos contra terroristas ou Estados" que ameacem a sua segurança nacional, apesar dos esforços de guerra no Iraque. De acordo com o mesmo documento, o Irão é actualmente o principal desafio.
Por seu lado, o Irão "nunca" obedecerá a uma eventual ordem do Conselho de Segurança para que suspenda o enriquecimento de urânio, admitindo abandonar o Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP) se os interesses do país forem postos em causa.
Entretanto, o Governo do Irão reiterou hoje a sua determinação em prosseguir com o processo de enriquecimento de urânio, apesar da perspectiva de uma tomada de posição dura por parte do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Estaremos perante um processo semelhante ao do Iraque ?
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Diogo Freitas do Amaral, admitiu hoje que o processo do Irão pode ser "semelhante" ao do Iraque, apesar de esperar que "desta vez seja respeitado o direito internacional".

|



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?