quarta-feira, janeiro 11, 2006

 

S. Gonçalinho

S. Gonçalinho é tido como santo milagreiro a tratar, enttre outros, de problemas afectivos de vária índole, ou mesmo a melhorar as "performances" da sedução. Na atmosfera intimista do pequeno templo hexagonal, os crentes consultam o santo sobre as suas preocupações mais privadas e a tradição dá-lhe fama de ser um eficaz conselheiro.
A consulta, paga na promessa de lançar do alto da Igreja uns quantos quilos de cavacas, nem sai cara, quando comparada com os gordos dízimos deixados nos modernos consultórios de especialistas menos reputados.
Não há caso que meta medo a S. Gonçalinho, chegando mesmo a prescrever remédio para o envelhecimento. Mesmo sem cirurgias plásticas, os ditames populares garantem que até para velhas que se sintam sozinhas arranja parceiro.
Rezam as crónicas que S. Gonçalinho não fia, nem admite avarezas. Aquele que não cumprir tem de se haver com a ira do santo.
Além do inusitado lançamento de cavacas, singular, também, é a "dança dos mancos" feita no templo e tolerada pela Igreja, num ritual quase pagão em que homens se fazem de deficientes e cantam brejeirices enquanto bailam à roda de um banco.
Com um santo tão cosmolita, ora digam lá quais são os vossos pedidos a S. Gonçalinho ???

|



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?