terça-feira, julho 26, 2005

 

UNIVERSIDADE DE AVEIRO LIDERA INVESTIGAÇÃO

A Universidade de Aveiro lidera a investigação universitária em Portugal.
Um ranking de universidades, preparado por um ex-reitor, que se baseou na produção científica internacional das instituições, coloca a Universidade de Aveiro claramente à frente no número de artigos científicos por cada docente de carreira (cerca de 1,5 por ano). Aveiro lidera assim a investigação universitária com quase o dobro de artigos das universidades do Algarve, do Porto e Técnica de Lisboa (com cerca de 0,8 artigos por docente por ano em revistas internacionais), classificadas em segundo lugar.
De acordo com o «ranking» de universidades realizado pelo Prof. Luís Sousa Lobo, ex-reitor da Universidade Nova de Lisboa, quanto à produção científica internacional das instituições, a Universidade de Aveiro lidera a investigação universitária em Portugal, com o maior número de artigos científicos publicados por cada docente de carreira.
Segundo o autor do estudo e após correcção da dimensão, verifica-se que a universidade mais research oriented é a Universidade de Aveiro, Mais abaixo as universidades Nova de Lisboa, Coimbra e Minho (0,6 artigos por docente por ano) e Lisboa (0,5 artigos por docente por ano). Todas as outras universidades portuguesas publicam menos de 0,3 artigos científicos por docente e por ano e nenhuma atinge um número absoluto de artigos superior a 100. No fim da tabela está o Instituto Superior das Ciências do Trabalho e Empresa, uma instituição que se dedica às ciências sociais.
O estudo envolveu 15 universidades portuguesas e foi feito no passado mês de Maio, estando já na posse do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, sendo muito importante a sua relevância porque chama a atenção do público em geral para uma das principais missões da Universidade, porventura uma das menos faladas – a investigação como via de criação de conhecimento, um dos factores-chave de desenvolvimento.
O resultado do estudo ao destacar a posição alcançada pela Universidade de Aveiro é importante, ainda, porque ratifica aquilo que tem vindo a ser uma das grandes opções desta Universidade – a aposta na investigação científica.

|



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?