quarta-feira, julho 20, 2005

 

O primeiro a cair

Adivinhava-se. Adivinhava-se que Campos e Cunha estava em ruptura com este Governo de socialistas a tentarem passar por ponderados. O que ninguém arriscaria é que Campos e Cunha fosse tão depressa exonerado.
Fica a sensação de que saíu do Governo um homem lúcido. Um político que tentou não mentir aos portugueses, que optou por não "dar palha ao animal", como o Governo de Sócrates tem vindo a fazer nestes cinco meses. A sua saída, sem dúvida motivada pela sua vontade de impor regras mais rígidas de comportamento aos seus ex-colegas de Governo, somada a uma certa tensão com o titular da Economia e com o próprio primeiro-ministro, terá sido precipitada pelo artigo editado no domingo pelo PÚBLICO. Um artigo lúcido, em que a coragem e o despreendimento rivalizavam com a ingenuidade. Campos e Cunha demitiu-se, saíu ou foi chutado do Governo. A história ainda está a ser apurada. Mas tenho a impressão de que ainda vamos ter saudades dele.
Para já, a sua saída é um péssimo sinal. Abre uma brecha que deixa entrever que algo está a apodrecer num Governo que tem um primeiro-ministro que confunde arrogância com autoridade. E que enganou os portugueses porque os portugueses quiseram ser enganados, tal era a sua vontade de se livrarem de PSL.

|



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?