segunda-feira, maio 30, 2005

 

Reuniões...quem as não tem?

Pessoalmente, considero as reuniões (em excesso) um flagelo do mundo laboral! Cheguei a ter dias inteiros de reuniões encadeadas umas nas outras, quase sem tempo para comer um iogurte, fazer um telefonema...sair da empresa... para ver se chovia ou fazia sol...Como se fosse normal! Estava tão cansada deste "ritual empresarial" que, sempre que tinha uma, anotava na agenda: "reunite aguda" como se de uma doença se tratasse. Era a minha vingança silenciosa. Depois, dei-me voz. Uma vez, por brincadeira, mas com um fundo muito sério, gravei no meu telemóvel:"agora não posso atender. Se for para marcar uma reunião, por favor, não deixe mensagem". obrigada.
Numas profissões mais do que noutras sente-se este flagelo. Não digo que as reuniões não façam falta. Mas têm de ser bem planeadas, com a agenda de trabalhos bem definida. E não daquelas reuniões de onde não sai nada, a não ser uma tremenda sensação de inutilidade. Falta-nos planeamento e eficiência para que, ao fazer reuniões, sejamos, também, mais produtivos e eficazes.
Um e-mail do meu amigo Zé, serviu de catalizador para este tema que já fazia intenção de abordar ...um dia. "Como identificar, numa reunião, cada um dos elementos de uma equipa pluridisciplinar". Achei-o divertido.E partilho-o convosco.

ENGENHEIRO CIVIL
Cabelo curto, ar paternalista, prefere dirigir a reunião para que não se perca tempo; acha que só ele pode dizer como a obra pode de ser feita. É casado, dois filhos, um deles estuda arquitectura. Não toma notas da reunião porque espera pelo projecto do arquitecto para começar a trabalhar.

ARQUITECTO
Veste-se como se tivesse metade da idade e tem um corte de cabelo a condizer. Gostava de ter sido artista plástico mas teve medo de ter de viver com pouco dinheiro. Tem filhos de vários casamentos e actualmente vive só com o cão que a ultima namorada lhe deixou. Toma notas a tinta num caderno Moleskine A5.

ENGENHEIRO ELECTROTECNICO
Usa blusão e traz uma pasta. É o primeiro a falar para pedir desculpa mas tem de sair15 minutos mais cedo, para outra reunião. Pergunta, logo de imediato, se pode ter acesso ao projecto e qual o prazo para entrega da sua parte.

SOCIOLOGO
Veste bem e num estilo desportivo. É sorridente. Acha que uma reunião vem mesmo a calhar para desanuviar da tese que anda a escrever para o mestrado ou doutoramento. Tinha esperanças que o arquitecto fosse uma mulher e, preferencialmente, boazona.

GEOGRAFO
Traz duas pastas cheias de papeis e passa o tempo à procura do papel onde leu uma coisa que vinha mesmo a propósito para a reunião. Acha a reunião um mal necessário e preferia que lhe tivessem dado a oportunidade de ser ele a dirigi-la. Toma notas com uma bic nas costas de uma folha já escrita.

ARQUITECTO PAISAGISTA
É o primeiro a chegar. Tem um ar infantil e impaciente. Traz vários rolos com o projecto já acabado que foi ele que fez e que acha que integra todas as especialidades dos outros.

ENGENHEIRO DO AMBIENTE
Tem um ar de desdém e aguarda uma oportunidade para falar e colocar uma questão que vai por em causa todo o projecto.

ECONOMISTA
E o único de fato e gravata. Põe o computador portátil em cima da mesa e passa a reunião a rever o trabalho que vai entregar a tarde noutra reunião. Espera que no final possa combinar com o engenheiro um encontro que o ponha a par do que se trata.

JURISTA

É mulher, usa saltos altos e parece ter saído do cabeleireiro. Está sempre a interromper para desbobinar um constrangimento da legislação que toda a gente duvida que se aplique ao caso presente. Não percebe nem sabe responder às perguntas que lhe fazem e diz que tem de estudar o assunto.

|



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?