sexta-feira, maio 20, 2005

 

A alegria é o alimento da alma

A Origem da Felicidade


Celso Fonseca tem um novo disco: Chama-se RIVE GAUCHE RIO e é, provavelmente, o melhor trabalho deste discreto cantor e compositor carioca.
Produzido e arranjado pelo próprio Celso, o disco tem 10 músicas originais e mais três regravações. Uma é "Delicate" de Damien Rice, o autor de The Blowers Daughter (banda sonora do filme Closer), a outra "Don de fluir", um duo com o autor, Jorge Drexler, vencedor do Oscar de melhor canção original em 2005 e a terceira é uma versão em Português de Ronaldo Bastos para a canção "J'a vu" de Henri Salvador, o cantor nascido na Guiana Francesa há 83 anos e que tantas vezes tem sido destaque neste blog.
A cantora de Celso Fonseca é longa, mas o carioca continua praticamente desconhecido em Portugal e de certeza que não faz parte do "mainstream" brasilero. Começou por tocar e gravar com outros grandes nomes da MPB, como Milton Nascimento, Djavan, Gal Costa, Benjor, Chico Buarque, Caetano Veloso, Elza Soares, Marisa Monte, Adriana Calcanhotto ou João Bosco. Ao mesmo tempo compôs uma série de canções que fizeram um grande sucesso na voz de outros cantores, como "Sorte", gravado por Gal Costa. Em 1983 começou a colaborar com Reinaldo Bastos, e dois anos depois produziu dois discos de Vinicius Cantuária. A partir daí nunca mais parou: produziu, entre outros, Vírginia Rodrigues, a partir de 1994 lançou um conjunto de discos incontornáveis: Sorte, Paradiso, Juventude/Slow Motion, Natural, e agora Rive Gauche Rio. Felizmente, a FNAC decidiu importar todos estes disquinhos, que pela primeira vez passam a estar ao alcance do público português. A música de Celso, acreditem, vai direitinha ao coração. Para quem não acredita, fica aí em cima o tema a Origem da Felicidade, quatro minutos de suave comoção. Aproveitem. E depois digam alguma coisa.



MESMO QUE A TRISTEZA DESBOTE O SEU DIA
POR TRÁS DAS NÚVENS DO MAU TEMPO BRILHA O SOL
REMOVI O SOFRIMENTO COM A ALEGRIA
MINHA BÚSSOLA, MEU RUMO, MEU FAROL
A ALEGRIA É O ALIMENTO DA ALMA
A ALEGRIA É NOSSA GRANDE INSPIRAÇÃO
A ALEGRIA RECOMPENSA OS SACRIFÍCIOS
A ALEGRIA É SOBERANA DECISÃO
TEMPERA O TEU MEDO COM A ESPERANÇA
INCLINA ESSA BALANÇA A TEU FAVOR
A ALEGRIA É A ORIGEM DA FELICIDADE
ACREDITO QUE O SAMBA É O CRIADOR





|



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?