domingo, dezembro 19, 2004

 

George W. Bush...

...é a personalidade do ano para a Time. Por boas e más razões. Uma escolha óbvia depois da maneira como conseguiu a reeleição.


For sticking to his guns (literally and figuratively), for reshaping the rules of politics to fit his ten-gallon-hat leadership style and for persuading a majority of voters that he deserved to be in the White House for another four years, George W. Bush is TIME's 2004 Person of the Year.

Adenda:
A revista norte-americana foi a primeira a lembrar-se de escolher o seu "Man of The Year". Charles Augustus Lindbergh, o aviador que cruzou sem escalas o Atlântico Norte a bordo do monoplano Spirit of Saint Louis, foi o primeiro "Homem do Ano" da Time. Estava-se em 1927 e a revista acabava de lançar um conceito que viria a ser copiado, nas décadas seguintes, por publicações e instituições de todo o mundo.
A lista de escolhidos pela Time ao longo de mais de 70 anos é impressionante e a sua leitura é útil para compreender como evoluiu o século XX. O largo critério usado pela revista (escolher sempre a figura que, no ano respectivo, influenciou os acontecimentos mundiais para o melhor ou para o pior) permitiu a inclusão na lista de figuras surpreendentes. Está lá (quase) toda a gente, embora a maioria dos escolhidos seja norte-americana. Hitler (1938) e Estaline (1939 e 1943), mas também Churchill (1940), Gandhi (1931) ou Martin Luther King (1963).
Em 1936, o Homem do Ano foi uma mulher: Wallis Simpson, que levou o Rei de Inglaterra a abdicar do trono por amor. E em 1982, o Homem do Ano foi uma máquina: o computador pessoal, que começava a invadir os lares americanos. Nos últimos anos, a Time rendeu-se ao politicamente correcto e passou a escolher antes a Person of the Year. Aqui pode ser consultada uma galerias dos homens, mulheres e até máquinas do ano da Time.

|



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?