terça-feira, julho 27, 2004

 

Genocídio no Sudão

A Human Rights Watch diz ter provas de que o governo do Sudão está a dar apoio a milícias árabes acusadas de matar milhares de pessoas na região de Darfur. O grupo de defesa dos direitos humanosafirma que documentos que estão em seu poder mostram funcionários do governo recrutando, armando e apoiando de forma direta a milícia Janjaweed.A entidade diz que os documentos, obtidos de fontes sigilosas, estão assinados por altos membros do governo. Um deles, rubricado pelo vice-ministro do Interior, pediria o recrutamento de “cavaleiros” – uma referência a militantes.
Informações vêm sendo divulgadas a respeito de suposta prática generalizada de estupros a mulheres que estão vivendo em acampamentos no país, criados por causa da violência em várias vilas da região.
Agências de ajuda humanitária alertaram nos últimos dias que, caso não sejam tomadas medidas para evitar a tragédia, milhares de pessoas podem morrer de fome ou por causa de doenças na região de Darfur, onde estima-se que um milhão de pessoas tenham sido forçadas a deixar suas casas devido ao conflito.
(Obrigado Nuno Guerreiro. Pelo alerta e pela firmeza das convicções)


|



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?