sexta-feira, abril 30, 2004

 

Maio


ROSAS VERMELHAS
"Nasci em Maio, o mês das rosas, diz-se. Talvez por isso eu fiz da rosa a minha flor, um símbolo, uma espécie de bandeira para mim mesmo.
E todos os anos, quando chegava o mês de Maio, ou mais exactamente, no dia 12 de Maio, às dez e um quarto da manhã (que foi a hora em que eu nasci), a minha mãe abria a porta do meu quarto, acordava-me com um beijo e colocava numa jarra um ramo de rosas vermelhas, sem palavras. Só as suas mãos, compondo as rosas, oficiavam nesse estranho silêncio cheio de ritos e ternura
".
É assim que começa "Rosas Vermelhas", de Manuel Alegre, incluído no histórico "Praça da Canção". Sempre me comovi com este textinho em prosa corrida, perdido no meio de um punhado de poemas de resistência. Desamparado entre rimas, sonetos e estrofes. Também eu nasci em Maio. Talvez por isso, também eu fiz da rosa a minha flor.

|



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?