sexta-feira, fevereiro 27, 2004

 

Nortadas conspirativas

No Nortadas, Diogo Feyo (que tenho por pessoa afável e inteligente) dá mais um exemplo de como é redutor o discurso sobre o Porto-cidade, o Porto-clube, o Porto-região. Eufórico com a vitória sobre o Manchester, não hesita em considerar José Mourinho o melhor treinador da Europa, desdenha da competência de Scolari e volta a reafirmar (de modo enviesado, é certo) que o FC Porto não é um mero clube regional. E a cereja no bolo surge quando se queixa de que os golos marcados pelo FC Porto aos ingleses não foram repetidos tantas vezes na televisão quanto o de Simão Sabrosa a Vítor Baía, no recente clássico da Luz.
Este discurso menoriza o Porto e os portuenses, "julgo eu de que" (para usar uma expressão do agrado do Diogo)! Revela que os complexos de inferioridade ainda não desapareceram, apesar das vitórias, e revela ainda uma visão conspirativa do mundo que não seria de esperar num representante da Nação (julgo que não estou a quebrar nenhum segredo se revelar que o Diogo é deputado). O Diogo acredita mesmo que há uma conspiração contra os portuenses e contra os portistas? Que, na sombra dos gabinetes, diabólicos lisboetas (ou mouros infiéis - você decide) traçam planos secretos para desmoralizar o Porto e os portuenses? O caminho faz-se andando. O FC Porto está a fazer o seu papel e com grande brilho. Com trabalho, disciplina e uma vontade férrea de triunfar. Se os restantes sectores da sociedade portuense abandonassem a pose de presa acossada ou deixassem de atribuir as culpas aos outros (é tão fácil, não é?) talvez o provincianismo atroz que o post do Diogo revela fosse erradicado de vez. O Porto não esgota nas Antas. E o Calimero é um personagem de ficção, que de tanto ter pena de si próprio acaba por enjoar.
Já agora: parabéns ao FC Porto. Grande exibição, bom resultado. E quase-parabéns ao Benfica, que podia ter conseguido uma goleada histórica, mas a quem faltou o estofo dos campeões.

|



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?