quinta-feira, agosto 31, 2006

 

Evolução



31 anos da Playboy no Brasil. Anúncio genial descoberto pelo J. Bastos.

 

O futuro?


segunda-feira, agosto 28, 2006

 

Grande título



Queda de avião mata 50 das 49 pessoas...mortas? Dois erros no mesmo título? É obra!
(Imagem retirada esta noite do portal Terra)

 

PubliZidane


Já se disse quase tudo sobre a cabeçada de Zidane no italiano, mas esta publicidade à cerveja Kronenbourg 1664 é tão boa não resisti. Cliquem na imagem para aumentar.

 

Responsabilidade Politica


Tal como afirma Vital Moreira também não acompanho o generalizado criticismo da saída do presidente da câmara municipal de Setúbal, a "pedido" (melhor se diria por imposição) do partido por que foi eleito, o PCP. Num sistema de democracia de partidos, como o nosso, em que os cargos electivos são providos por via partidária (mesmo no caso das autarquais locais, onde os partidos não gozam do monopólio de candidatura, as hipótesses de eleição à margem dos partidos são muito reduzidas), não só é natural, como até é desejável, que os partidos mantenham um escrutínio sobre o exercício do mandato dos seus eleitos e possam mesmo retirar-lhes o apoio e instá-los à demissão, caso vejam motivo para isso, desde as que razões sejam transparentes (o que não foi o caso) e desde que se mantenha, em última instância, a liberdade individual do titular do mandato (o que se verifica no caso, mesmo se os autarcas do PCP acatam sem protesto as decisões do partido). Num sistema democrático em que os protagonistas são os partidos, a responsabilidade política dos titulares de cargos políticos providos por candidatura partidária começa por ser uma responsabilidade individual perante os próprios partidos -- e ainda bem, ressalvados os princípios da trasparência e da dignidade dos visados.Afinal, o mau desempenho do cargo reflecte-se também, e sobretudo, sobre o respectivo partido e sobre as hipóteses de manutenção das posições políticas conquistadas. No caso concreto, por exemplo, o PCP pode ter dados que o levassem a temer que o inquérito aos caso das aposentações compulsivas fictícias na CMS pudesse levar à perda de mandato do presidente, com os inerentes custos políticos para o partido (foi pena, porém, que não tenha deixado transparecer essas razões).
É claro que se pode defender que, dada a dimensão cada vez mais personalizada que assumem as eleições para as câmaras municipais, em que a figura dos candidatos tem um papel decisivo na escolha dos eleitores, não deveria ser possível ter um novo presidente sem novas eleições. Mas isso é outra questão.

domingo, agosto 27, 2006

 

Diogo Mainardi

Diogo Mainardi tem muitos leitores em Portugal, o que não admira, tendo sobretudo em conta a contundência elegante da sua prosa. Incluo-me entre os admiradores, claro. E como um blogue também serve para isto, decidi aproveitar a minha assinatura da Veja, feita através da Zinio, para reproduzir aqui as duas últimas crónicas de Mainardi na revista. Ambas muito boas, por sinal. E ácidas quanto baste para Lula da Silva e para os seus 40 ladrões. Aproveitem.

O MENSALÃO DAS ARTES

por Diogo Mainardi, na Veja, edição de 26 de Agosto

José de Abreu é ator. Apóia Lula. Os americanos decidiram boicotar Mel Gibson por seu anti-semitismo e Tom Cruise por sua cientologia. Podemos boicotar José de Abreu por seu lulismo. Ele é nosso Mel Gibson. É nosso Tom Cruise.
A Eletrobrás patrocinou o último espetáculo teatral de José de Abreu. É um monólogo em que ele interpreta José Dirceu, José Mentor e Gilberto Gil. Uma gente da melhor qualidade. Liguei para a assessoria de imprensa da Eletrobrás e perguntei quanto José de Abreu ganhou pelo espetáculo. Foram precisamente 145.900 reais. É muito? É pouco? Que sei lá eu? A rigor, qualquer investimento em teatro pode ser visto como um despropósito. O fato é que, contando com uma forcinha de José Sarney, José de Abreu ganhou o patrocínio da Eletrobrás. E apóia Lula. Em setembro, ele apresentará seu espetáculo no Amazonas. Amazonenses: boicotem-no.
Wagner Tiso também apóia Lula. Fui conferir sua agenda. Vi que ele rege a Orquestra da Petrobras, toca no Domingo na Funarte, coordena as Quintas no BNDES, viaja a Paris a convite do Ministério da Cultura, é mandado a Goiás pelo Ministério do Turismo, apresenta-se no Centro Cultural Banco do Brasil, e pede tutu da Lei Rouanet para gravar um CD comemorativo de sua carreira. Gosto de me intrometer na vida dos outros. Eu teria o maior interesse em saber quanto do faturamento de Wagner Tiso foi bancado pelo Estado nos últimos anos. E se o número aumentou ou diminuiu durante o mandato de Lula. Pensei em ligar para ele e perguntar-lhe diretamente, mas fiquei envergonhado. Wagner Tiso é amigo de um amigo. Já amolei tanta gente que só me restou amolar os amigos dos amigos. Acabei telefonando para a assessoria de imprensa da Petrobras, para tentar descobrir o valor de seu contrato com a Orquestra. Ninguém quis me informar. A Petrobras é o maior patrocinador cultural do Brasil. Em 2005, investiu 235 milhões de reais em patrocínios. É o mensalão das artes.
Cada um vota como bem entende. Eu só acho que, por pudor, os lulistas deveriam fazê-lo escondido, em vez de anunciá-lo publicamente, como aconteceu na casa de Gilberto Gil, na última segunda-feira. Listei algumas personalidades do meio artístico que declararam voto em Lula e que merecem ser boicotadas. Todas elas já receberam alguma ajuda do Estado. O efeito do boicote será nulo. Mas é sempre uma farra perturbar os lulistas. Caso alguém queira acrescentar um nome, mande-o para mim. Por enquanto, minha lista é a seguinte: Paulo Betti, Arlete Salles, Bete Mendes, Jorge Mautner, Alcione, Jards Macalé, Renata Sorrah, Zeca Pagodinho, Fernanda Abreu, Luiz Carlos Barreto, Augusto Boal, Rosemary, Jorge Furtado, Marcos Winter, DJ Marlboro, Ariano Suassuna, Shel, Cara Branca, Magrelo e Moringa. Peraí. Cancele a última parte. Estou confundindo tudo. É o problema de ler tantos jornais. Os quatro últimos apóiam o PT, mas não pertencem ao meio artístico. Pertencem ao PCC.


GINECOMASTIA, SANFONEIROS, POBRES

por Diogo Mainardi, na Veja, edição de 19 de Agosto

O programa eleitoral começou na terça-feira. No dia seguinte, a notícia mais lida na Folha Online era sobre o comediante Ceará. Nada sobre Lula. Nada sobre Geraldo Alckmin. Nada sobre Heloísa Helena.
Eu desconhecia o comediante Ceará. Ele é imitador de Silvio Santos. De acordo com a Folha Online, foi parar no hospital por causa de uma ginecomastia. A ginecomastia é o aumento do volume das mamas no homem. Em geral, é provocada por medicamentos ou distúrbios hormonais.
Ceará sofreu uma cirurgia plástica para a retirada das mamas e, poucas horas depois, já estava perfeitamente restabelecido. O eleitor consciencioso pode deplorar a apatia política dos internautas da Folha Online, que perdem tempo com futilidades. Mas o fato é que a ginecomastia de Ceará é um assunto muito mais interessante do que o programa eleitoral. O desmaio de Ana Paula Arósio, protagonista de Páginas da Vida, é um assunto muito mais interessante do que o programa eleitoral. A filha adotiva de Regina Duarte, protagonista de Páginas da Vida, é um assunto muito mais interessante do que o programa eleitoral.
Acompanhei a estréia da propaganda de todos os candidatos a presidente. Menos a de Geraldo Alckmin. Como já esclareci aqui na coluna, pretendo evitar qualquer contato com sua campanha, porque temo desistir de votar nele. Quando ele apareceu na tela, mudei imediatamente de canal, para um velho espetáculo musical na RAI. Li que a trilha sonora do programa de Alckmin, assim como a de Lula, foi feita por um sanfoneiro. Precisamos urgentemente de uma reforma política que proíba o emprego de sanfoneiros na propaganda eleitoral.
O programa de Lula foi muito simples e eficiente. Primeiro apareceu Lula, com um sorriso apatetado, dizendo as mentiras de sempre e penando para seguir o teleprompter. Depois apareceu o retrato de um monte de gente feia e pobre. O locutor disse: "Lula tem a cara do povo". É verdade. Nos últimos quatro anos, Lula enriqueceu. Colocou jaquetas nos dentes e Botox na testa. Mas continua com uma cara autenticamente pobre. Mais do que Alckmin. Mais do que Heloísa Helena. Mais do que Cristovam Buarque. O maior atrativo de Lula é sua cara. O eleitor pobre olha para ele e vota.
Lula só conseguiu chegar até o fim de seu mandato porque tucanos e pefelistas calcularam que seria melhor poupá-lo, aplicando-lhe um astuto "impeachment nas urnas". O que nenhum deles parece ter compreendido foi que a contrapartida do impeachment nas urnas era a anistia nas urnas. Foi para isso que Lula trabalhou nos últimos meses. Se sua cara de povo o reeleger, o lulismo será perdoado de todos os seus crimes. Aos eleitores, restará apenas discutir sobre a ginecomastia.

sábado, agosto 26, 2006

 

Co-incinerados?


A decisão da Câmara de Coimbra de impedir a circulação de resíduos industriais perigosos na estrada municipal de Souselas cheira a desespero. Parece um truque manhoso de um advogado manhoso de província em crise de inspiração. Ou uma daquelas notícias próprias da silly season, que nos fazem rir. Infelizmente, o caso Souselas não tem graça nenhuma.
A novela arrasta-se há meia-dúzia de anos e não é preciso ser a taróloga Maya ou o professor Karamba para adivinhar que não vai ter um final feliz para a gente de Souselas. Quando passou pelo Ministério do Ambiente, José Sócrates já tinha tentado impor a co-incineração na cimenteira de Souselas. Mas esses eram os tempos do diálogo estéril, do debate tantas vezes inconsequente, das falinhas mansas. Da maioria relativa. Esses eram os tempos do país relativo, a balançar sem cair num parlamento dividido ao meio. Sócrates foi nessa altura vergado pela doentia indecisão do seu chefe de Governo e pela vontade de alguns barões do seu partido, uma espécie de capitães donatários de Coimbra. Hoje as coisas mudaram. Dois primeiro-ministros em fuga, um terceiro demitido por má figura e um país a clamar por autoridade colocaram Sócrates em São Bento com maioria absoluta. O Chefe de Governo e secretário-geral do PS vale hoje mais do que o seu partido; vale mais do que todos os barões, baronetes, capitães donatários e terra-tenentes; mais do que presidentes de câmara, comentadores de televisão ou líderes históricos na reforma. Ainda não o vimos, como Luís XIV de França, dizer “l’ État c’est moi”, mas já faltou mais. Passe o exagero.

 

Irritar o Príncipe

Vale José Sócrates mais do que a lei? A resposta é obviamente “não”, mas esperemos que não seja preciso lembrá-lo disso. O primeiro-ministro já mostrou que está genuinamente convencido de que a co-incineração é a melhor solução para resolver o problema dos resíduos industriais perigosos. É natural que esteja impaciente. Mas será legítimo que se avance para a queima de resíduos na cimenteira de Souselas sem o estudo de impacte ambiental exigido por lei (sim, eu sei que no tempo da Maria Cachucha foi feito um estudo, mas em meia-dúzia de anos tudo muda – o tempo, as pessoas, as cimenteiras, as autarquias, os Governos e por aí fora). Será razoável avançar sem que sejam avaliados os riscos para a saúde das pessoas? Sem que se conheça ponto por ponto o teor do contrato celebrado entre o Estado e as cimenteiras?
Se calhar, tendo em conta o que ficou para trás, talvez a decisão da Câmara de Coimbra não dê assim tanta vontade de rir. Talvez não seja apenas um gesto romântico ou uma jogada mediática com cheirinho a demagogia. Arranhada a superfície, encontra-se ali alguma genuína preocupação com o bem-estar das pessoas e uma confiança (se calhar ingénua) no império da lei. Para já teve o mérito de voltar a colocar o tema na agenda noticiosa e de mostrar que com imaginação é possível colocar um pauzinho na engrenagem. Se o Governo vier a mudar a lei sobre o transporte de resíduos perigosos, como ameaçou esta semana o Ministro do Ambiente, a câmara de Coimbra já pode vir a pública reclamar uma vitória moral. Pequenina, mas suficiente para irritar o Príncipe.

quinta-feira, agosto 24, 2006

 

Descida de divisão


Plutão é desmascarado e passa hoje a filho da pluta...

segunda-feira, agosto 21, 2006

 
Tapa na Pantera

A actriz Maria Alice Vergueiro está simplesmente deslumbrante noutro divertido filminho que também passou por Gramado. Tapa na Pantera - eis um gesto importante para manter o equilíbrio!

 
Tapa no ministro?

Gil, sem palavras. Um filminho divertido de Roberto Berliner que passou a correr pelo festival de Gramado de 2001. Have fun!

quarta-feira, agosto 16, 2006

 

Eu gosto é do Verão...


Comprei esta t-shirt há três anos, em Bombaim, mas só este Verão comecei a achar-lhe realmente piada...

terça-feira, agosto 15, 2006

 

Verão



Estás no verão,
num fio de repousada água, nos espelhos perdidos sobre
a duna.
Estás em mim,
nas obscuras algas do meu nome e à beira do nome
pensas:
teria sido fogo, teria sido ouro e todavia é pó,
sepultada rosa do desejo, um homem entre as mágoas.
És o esplendor do dia,
os metais incandescentes de cada dia.
Deitas-te no azul onde te contemplo e deitada reconheces
o ardor das maçãs,
as claras noções do pecado.
Ouve a canção dos jovens amantes nas altas colinas dos
meus anos.
Quando me deixas, o sol encerra as suas pérolas, os
rituais que previ.
Uma colmeia explode no sonho, as palmeiras estão em
ti e inclinam-se.
Bebo, na clausura das tuas fontes, uma sede antiquíssima.
Doce e cruel é setembro.
Dolorosamente cego, fechado sobre a tua boca.

José Agostinho Baptista
Paixão e Cinzas (1992)
In Biografia
Lisboa, Assírio & Alvim, 2000

 

Tomem lá mais música!

O prometido é devido e por isso aqui está o segundo Podcasto do Amor e Ócio. Feito em condições ainda mais miseráveis do que o primeiro, este Podcasto volta a insistir em algumas coisas menos conhecidas do Brasil. Fica aqui a promessa de, numa próxima edição, dar "um cheirinho" de 10.000 anos depois entre Vénus e Marte, o tal álbum do Jota Cid de quem toda a gente fala mas que quase ninguém ouviu. Mas isso é outra história...
PODCASTO 2 - Descarregar aqui
PS: Se quiserem que iTunes descarregue automaticamente as novas versões do PODCASTO basta que subscrevam o podcast (através do comando "subscribe podcast") "colando" o seguinte endereço:
http://feeds.feedburner.com/blogspot/yfHs

domingo, agosto 13, 2006

 

Pérolas de Verão...

A Assembleia da República aprovou recentemente legislação sobre o novo Protocolo de Estado. Há dias a Assembleia Legislativa da Madeira votou uma resolução recusando a sua aplicação no arquipélago, na linha do vem sendo dito pelo próprio Presidente do Governo.
Seguem-se os argumentos publicados esta semana no DIARIO DA REPÚBLICA:

«Considerando que, ultrapassando critérios de bom senso, de boa educação e de realismo, a Assembleia da República, insolitamente, pretende incluir na vertigem regulamentarista e positivista da inflacção legislativa matérias de protocolo;
Considerando que tais fantasias mais uma vez secundarizam corporativamente os eleitos pelo povo soberano;
Considerando que, inclusive, e uma vez mais, pretende invadir matérias de normal disposição pelas Regiões Autónomas nos respectivos territórios;
Considerando que jamais sucederam incidentes protocolares na Região Autónoma da Madeira, dado que, em cada circunstância, imperou o bom senso e a boa educação;
A Assembleia Legislativa da Madeira resolve, desde já, manter na Região Autónoma os procedimentos que tão boa conta têm dado.»

(aprovado em sessão plenária da ALRAM em 28 de Junho de 2006)

Como alguém já questionou, haverá crime de difamação quando um órgão acusa oficialmente outro órgão de soberania de estupidez e de falta de educação?
E havendo difamação será ela agravada quando é publicitada através do jornal oficial como é o Diário da República?
Se houver todos gostaríamos de ter conhecimento…

sexta-feira, agosto 11, 2006

 

These are the days of the endless summer


quarta-feira, agosto 09, 2006

 

Co Adriaanse demitiu-se?

É isso mesmo que dizem os jornais da Holanda...

Adriaanse stapt op bij FC Porto

RIJSWIJK - Co Adriaanse is woensdag opgestapt bij FC Porto. De Nederlandse trainer heeft per direct ...

(Quem souber flamengo que traduza...)

Adenda: O Altavista traduz assim, de flamengo pra inglês, as notícias dos jornais holandeses. O inglês é sofrível, mas dá para entender que supostamente Co demitiu-se por divergências com a direcção do clube.
Co Adriaanse has gone away Wednesday at FC porto. The Dutch coach has by directly all tasks have been laid down because of a faith crack with the governing board of the Portuguese club. According to Adriaanse that crack led to a onwerkbare situation. Dutch assistant also its Jan Olde Riekerink, technique coach Chris Kronshorst and keeper coach wants take Coort dismissal. Concerned made their decision confessed Wednesday in a summary press declaration. The people concerned savages none of all react to the news. It is vaguely why Adriaanse gebotst with the governing board are.

 

30.3 %

Noticia de hoje é o lucro dos cinco maiores bancos portugueses que aumentou 30,3 por cento no primeiro semestre deste ano, face a igual período do ano passado, para 1345,2 milhões de euros.
Este é o valor alcançado no conjunto dos resultados dos bancos Comercial Português (BCP), Espírito Santo (BES), BPI, Santander Totta e Caixa Geral de Depósitos (CGD).
Quem é que falou em crise ?

terça-feira, agosto 08, 2006

 
"A religião é um insulto à dignidade humana. Com ou sem ela teríamos pessoas boas fazendo o bem e pessoas más fazendo o mal. Mas para pessoas boas fazerem coisas más é necessário a religião".
Steven Weinberg, prémio Nobel de Física.

 

The missing piece


Com vénia ao Antena Paranóica

 

Palavras de Mário Quintana

"Há leitores que acham bom o que a gente escreve. Há outros que sempre acham que poderia ser melhor. Mas, na verdade, até hoje não pude saber qual das duas espécies irrita mais."

"A gente pensa uma coisa, acaba escrevendo outra e o leitor entende uma terceira coisa... e, enquanto se passa tudo isso, a coisa propriamente dita começa a desconfiar que não foi propriamente dita."

" O mais difícil, mesmo, é a arte de desler."

sexta-feira, agosto 04, 2006

 

... mudar o sistema

Com a devida vénia ao CC ... após quatro derrotas consecutivas, Fernando Santos caiu em si: "Vou mudar o sistema!" O do losango, entenda-se. Porque o engenheiro do penta não é homem para rupturas.

quinta-feira, agosto 03, 2006

 

Tomem lá música!

Há muito tempo que temos vontade de vos dar música e por isso decidimos avançar com uma espécie de Podcast que seja fácil de descarregar e de ouvir. Decidimos chamar-lhe Podcasto, porque somos gente de bem (não confundir com "gente bem"). Claro que a geringonça é o mais artesanal possível e isso nota-se. Mas sempre dá para escutar no iTunes ou no iPod ou noutro qualquer tocador de mp3.
Para ouvir basta clicar AQUI. Se o download não começar automaticamente, então é aconselhável usar o botão do lado do direito do rato e escolher "salvar o destino como" (ou "save link as", se o browser tiver as instruções em inglês). Os utilizadores do Firefox podem escutar facilmente o som online, desde que disponham de banda larga. Espero que se divirtam com as nossas musiquinhas. Temos também um apontador de rss mas não sabemos se funciona...
PODCASTO 1 - DESCARREGAR AQUI.
E mais nada.
PS- Afinal ainda há alguma coisa: se quiserem que o vosso iTunes descarregue automaticamente as novas versões do PODCASTO basta que subscrevam o podcast (através do comando "subscribe podcast") "colando" o seguinte endereço:
http://feeds.feedburner.com/blogspot/yfHs

quarta-feira, agosto 02, 2006

 

iPhod?


Graças à PÚBLICA de domingo fiquei a saber da existência do Oh Mi Bod, um vibrador que funciona ligado ao iPOD. A coisa vibra ao ritmo da música tocada pelo iPod, o que abre um universo novinho em folha para as utilizadoras com bom gosto (e, já agora, para alguns utilizadores - longe de mim qualquer intenção discriminatória...). Obviamente, em bom português, o Oh Mi Bod tem que ser rebaptizado com um nome mais de acordo com a sua função. Que tal iPhod? Assim mesmo, com PH. Aceitam-se sugestões...
Só uma coisa destas para me arrancar desta letargia estivaL. HAVE FUN!

 

Não havia necessidade...

O Jornal PUBLICO, na sua edição de ontem, informava que Azevedo Soares, vice-presidente social-democrata, entende «não haver necessidade de o PSD se demarcar» das declarações de Alberto João Jardim, uma vez que estas são da sua responsabilidade exclusiva. Mais: aparentemente, «não se deve fazer julgamentos sobre o que cada um diz na praça pública» e «há que as respeitar [as declarações], pois estamos em democracia». Afinal, «a democracia e a liberdade de expressão devem ter horizontes muito amplos» (PÚBLICO, 1.8.2006: 12).

terça-feira, agosto 01, 2006

 

O que será?

Tenho andado sem vontade de postar. Será do calor?

This page is powered by Blogger. Isn't yours?