segunda-feira, novembro 29, 2004

 
Bom Dia! Só para alguns, claro.

Reunião marcada horas depois da demissão de Henrique Chaves
Crise no Governo: Sampaio recebe esta manhã Santana Lopes

O primeiro-ministro português, Santana Lopes, desloca-se esta segunda-feira, às 09h30, ao Palácio de Belém, para discutir com o Presidente da República a situação política provocada pela demissão surpresa do ministro Desporto e da Juventude.

 
Nos próximos dias vou andar por aqui, e naturalmente terei dificuldades para actualizar o blog. Mas vou tentar, até porque a situação política assim o exige. Divirtam-se

domingo, novembro 28, 2004

 

Santana e a "tralha barrosista"

O comunicado em que Henrique Chaves anuncia a demissão é extraordinário e vale a pena lê-lo com muita atenção. Alguns aspectos já foram analisados em posts anteriores, mas há coisa que merecem reflexão. Como estas, por exemplo:
1. Na prática, Chaves confirma as pressões de Jorge Sampaio sobre Santana, ao dizer que "a remodelação d[de quarta-feira] resultaria de uma pressão de véspera, alegadamente por quem, para tanto, tem poder institucional". Ou seja, Chaves deixa Santana e o PR amarrados um ao outro, como dois irmãos siameses. Mais uma vez, Sampaio surge aos olhos da opinião pública como "grande amigo" de Santana. Pelos vistos, o seu único amigo, agora que até os santanistas abandonam o barco.
2. Outra passagem interessante é quando Chaves revela ter-lhe sido comunicada (supõe-se que pelo PM) "a intenção de se proceder à demissão de um outro ministro". Quem é esse outro ministro? Enganam-se os que pensam ser Rui Gomes da Silva, o "fiel amigo" do PM. Trata-se, isso sim, como a TVI muito bem revelou, de José Luís Arnaut, cujas surtidas na companhia de Santana pela noite lisboeta não lhe chegaram para conquistar a confiança deste PM. Arnaut e Morais Sarmento, são encarados desde a primeira hora como "tralha barrosista" (para usar uma expressão roubada a Vicente Jorge Silva). Sarmento tem-se aguentado e até subiu na estrutura do Governo; Arnaut é o que se sabe: só ficou por imposição de Barroso, levou um pontapé para canto (disfarçado por essa ideia peregrina de que estará à frente um super-ministério), entrou em choque com outros ministros e agora cometeu o criem de queixar-se de Miguel Cadilhe numa carta que chegou aos jornais antes de chegar a São Bento. Arnaurt não saiu agora porque Santana, na sua inconstância, quis adiar à última hora a colisão com o que resta do barrosismo. Se tiver um acesso de dignidade e sair pelo seu próprio pé, causará uma crise que pode ser o fim da coligação. E o princípio de um novo tempo para o país.

 

Mais uma vez, a bola está do seu lado, senhor Presidente. Veja lá se desta vez tem a coragem de chutar à baliza!

 

Whatdafuckisahenriquechaves?

Pensem nisto: se Henrique Chaves, um destacado santanista, diz o que diz de Santana Lopes, como é que os portugueses podem levar a sério este primeiro-ministro?
Chaves acusa Santana de deslealdade e de ter faltado à verdade para justificar a sua demissão.: "Compreenderão que perante tão grave inversão dos valores de lealdade e verdade, não tive qualquer dúvida em apresentar a minha demissão preservando a minha dignidade", conclui. Deslealdade, traição, mentira. Nem a oposição mais virulenta foi algum dia tão longe nos ataques a Santana. Mas também há poucas pessoas que conheçam melhor o actual primeiro-ministro do que Henrique Chaves.

 
Ainda a demisão de Henrique Chaves

E Rui Gomes da Silva? Vai ficar no Governo até quando?

 
Patético
A coisa mais patética que li este fim-de-semana foi a entrevista de Luís Filipe Menezes ao Expresso. O homem que há uma semana tentou chantagear o congresso de Barcelos avisando que não se recandidatava em Gaia vem agora dizer que está pronto a mudar de ideias. Basta que o PSD de Santana lhe dê mimo. Lhe dê o colinho, a importância que a direcção de Durão Barroso alegadamente lhe negou. Estamos, portanto, perante um problema de carência. Afectiva e de vergonha. Tudo isto misturado com um ódio cego a Rui Rio. Menezes está pronto para tudo se Santana gentilmente lhe passar a mão pela cabeça e o sossegar. E depois, esta gente quer ser levada a sério! Extraordinário.

 

Já basta!

Com as patetadas de Rui Gomes da Silva, a remodelação ridícula da semana passada e a demissão agora de Henrique Chaves, Santana Lopes está a descobrir de forma dolorosa que governar um país é bem diferente do que manter uma tertúlia de engravatados convencidos de que foram postos no mundo para cumprir um destino escrito nas estrelas. Desde a primeira hora (e ainda antes) que se sabia que Santana não tinha capacidade, predisposição ou "entourage" para assumir o cargo de primeiro-ministro. Isso tem sido perfeitamente visível nestes quatro meses de desgoverno santanista, marcados por episódios rídiculos ou simplesmente lamentáveis, marcados por avanços, recuos, contradições, asneiras, erros de "casting" e muitas queixinhas.
Nem quero voltar aqui ao tema da "desgraduação" dos nossos dirigentes políticos, da classe instalada no poder, da própria liderança do PSD. Outros, como Mários Soares, Cavaco Silva ou Freitas do Amaral já se pronuciaram sobre esses assuntos, com mais capacidade, conhecimento de causa, credibilidade ou impacte político.
Mas não posso deixar de lamentar o que se está a passar neste país. No meu país, onde a Lei de Murphy foi completamente pulverizada e deixou de fazer sentido (ora reparem: quando uma pessoa, como Santana Lopes, parece ter atingido na Câmara de Lisboa o grau máximo da sua incompetência, acaba por levar um pontapé para cima - e torna-se primeiro-ministro por sucessão dinástica, ou, como se diz na gíria, "sem saber ler nem escrever"). No meu país que parece caminhar alegremente para o abismo, enquanto a classe política e algumas das suas principais instituições, como o sistema judicial, a própria Presidência da República e o o órgão executivo estão gravamente feridos por um profundo descrédito.
O "santanismo executivo" (a expressão em si já é uma contradição em termos) deitou pela borda fora o que de melhor herdou do barrosismo: meia-dúzia de figuras com credibilidade e pensamento político escorreito, como Marques Mendes ou Manuela Ferreira Leite; uma linha de rumo (discutível, mas pelo menos sempre era uma linha de rumo) em matéria de economia e finanças; e uma higiénica aversão às derivas" portistas" para a direita mais cavernícola. Preferiu ficar com a linha Lisboa-Cascais-Estoril de fatos de bom corte, gravatas berrantes, "sound bytes", cabeça oca e muita empáfia personificada por José Luís Arnaut e seus rapazes. Nuno Morais Sarmento ficou a servir de elo entre o barrosismo e o santanismo, como lhe pediu Durão Barroso, ao princípio contrariado, mas aos poucos foi-se convencendo de que é capaz de voar sozinho. Não é, já se viu. A isto juntou-se o esperado: um punhado de santanistas sem qualquer experiência política ou preparação profissional, que trouxeram de arrasto os iluminados das agências de comunicação, e ainda dois ou três candidatos a senadores com negócios para fechar e sem tempo a perder. Deu nisto: um Governo à deriva, uma crise de identidade no centro e na direita moderada, um país sem rumo, um povo que passou da incredulidade ao desencanto no riscar de um fósforo.
Por mim, acho que chega de paz podre de milagre. Chega de tacticismos, dissimulações, meias-palavras, magistraturas de influência. É preciso agir, separar as águas, voltar às urnas, começar de novo. A "fresh start". Às malvas com a estabilidade podre.

 
O Governo esboroa-se...como era de esperar, aliás. Já agora, faço minhas as palavras destes amigos:Whatdafuckisahenriquechaves?

Henrique Chaves assumia o cargo há cerca de uma semana
Ministro do Desporto e Juventude apresenta demissão
O Ministro do Desporto, Juventude e Reabilitação, Henrique Chaves, anunciou hoje a sua demissão do Governo, menos de uma semana após ter assumido o cargo.

Num comunicado citado pela Lusa, Henrique Chaves, até há poucos dias ministro-adjunto do primeiro-ministro, refere que não concebe "a vida política e o exercício de cargos públicos sem uma relação de lealdade entre as pessoas", nem "o exercício de qualquer missão privada ou pública, sem o mínimo de estabilidade e coordenação".

 
Deixem-me que vos apresente o Café da Adriana Lima. Enjoy, please.

 
Francisco: perde o cavanhaque, cara. Dá-te um ar mais velho. Um abraço.

sábado, novembro 27, 2004

 
No Coments

George W. Bush de braguilha aberta durante uma recepção na Casa Branca.

 
A ORIGEM DA FELICIDADE
(Celso Fonseca)

MESMO QUE A TRISTEZA DESBOTE O SEU DIA
POR TRÁS DAS NÚVENS DO MAU TEMPO BRILHA O SOL
REMOVÍ O SOFRIMENTO COM A ALEGRIA
MINHA BÚSSOLA, MEU RUMO, MEU FARÓL

A ALEGRIA É O ALIMENTO DA ALMA
A ALEGRIA É NOSSA GRANDE INSPIRAÇÃO
A ALEGRIA RECOMPENSA OS SACRIFÍCIOS
A ALEGRIA É SOBERANA DECISÃO

TEMPERA O TEU MEDO COM A ESPERANÇA
INCLINA ESSA BALANÇA A TEU FAVOR
A ALEGRIA É A ORIGEM DA FELICIDADE
ACREDITO QUE O SAMBA É O CRIADOR


 
Ahahahhahhahhahahha! Nada como uma boa gargalhada pela manhã.

 

Já tinha visto estas imagens no PÚBLICO, mas a cores são ainda mais impressionantes. A degradação física de Viktor Yushchenko , líder da oposição democrática na Ucrânia, é devastadora. Doença ou envenenamento? Victor Yuschenko a 6 de Julho, e a 22 de Novembro. O candidato da oposição acusa os seus adversários no poder de o terem tentado envenenar em Setembro. O estado, cada vez mais desfigurado, do seu rosto deve-se ao efeito de dioxinas tóxicas, repete o próprio Iuschenko. Uma versão ontem confirmada por um perito britânico em toxicologia do Hospital St. Mary, de Londres. Ouvido pela revista "Nature", John Henry afirma que o acne desfigurante de Iuschenko é quase de certeza "cloroacne", um sintoma característico do envenenamento com toxinas. Um outro perito médico, Marcello Lotti, da Universidade italiana de Pádua, diz ser impossível ter certeza sobre o diagnóstico de Iuschenko e que só "quilos de comida contaminada, administrados ao longo de vários dias, poderiam provocar cloroacne". Henry diz que basta uma única dose elevada de dioxinas escondidas na comida para provocar o efeito que é visto no rosto do candidato ucraniano. Os médicos austríacos que trataram Iuschenko devido a uma grave doença gastro-intestinal em Setembro garantem que ele não foi envenenado. Os seus adversários dizem que das duas uma: ou ele é alcoólico ou sofre de uma doença fulminante. Nenhuma das duas é compatível com o cargo de Presidente, insistem. Um dos médicos que o tratou em Viena responde que Iuschenko tem possibilidades de restabelecer completamente as características do seu rosto. "É reversível", garantiu Michael Zimpfer à AFP A actualização deste caso pode ser lida aqui.


 
Ouçam o professor...
Cavaco Silva solta «grito de alarme»


«É chegado o momento de os políticos competentes afastarem os políticos incompetentes»

«É CHEGADO o momento de difundir na sociedade portuguesa um grito de alarme sobre a tendência para a degradação da qualidade dos agentes políticos» - afirma Cavaco Silva em artigo publicado no EXPRESSO. E vai mais longe: «Por interesse próprio e por dever patriótico cabe às elites profissionais contribuírem para que na vida partidária portuguesa os políticos competentes possam afastar os incompetentes».

 
O homem pode ter-se mudado para Londres, mas continua o mesmo:

«Sou a grande cabeça do futebol na Europa»

JOSÉ Mourinho, o treinador que levou o FC Porto ao título europeu e agora treina o Chelsea, de Londres, diz que vai tornar este clube o maior do mundo. E adianta que é «a grande cabeça em Portugal e na Europa» de uma nova forma de pensar o futebol. »

sexta-feira, novembro 26, 2004

 

Quem nos dera...

Exclusivo INIMIGO PÚBLICO

Sampaio eleito
presidente da
Ucrânia
A corrida às urnas da comunidade
ucraniana residente em Portugal foi
determinante para o resultado das
eleições presidenciais da ex-república
soviética de domingo passado,
que derrotaram os dois candidatos
chamados Vítor, Iushenko e Ianukovich,
e elegeram Jorge Sampaio como novo
chefe de Estado. Os luso-ucranianos
votaram massivamente no candidato
que consideraram defender melhor
os seus interesses e Sampaio vê-se
inesperadamente à frente dos destinos
do país mais radioactivo da Europa.
Sampaio já telefonou a José Milhazes,
para saber onde fi ca o país, e planeia
uma presidência aberta entre Kiev e
Dnipropetrovsk sobre rios mortos e
vacas fl uorescentes. Como é hábito
na região, na próxima segunda-feira
desloca-se ao Kremlin para o habitual
beija-mão a Vladimir Putin. MB

 
As misérias do mundo.

 
Tudo muda, o PCP permanece. Permanece imóvel, fechado, desfasado. Dá pena.

 
Tudo muda, o PCP permanece. Permanece imóvel, fechado, desfasado. Dá pena.

 
Morreu Fernando Valle, aos 104 anos. Um aristocrata de esquerda, chamaram-lhe alguns. Um democrata estrutural, digo eu. Na sua última entrevista, concedida ao Diário de Coimbra no dia do seu aniversário, deixou-nos com este voto de confiança no futuro:
"Baseio a confiança na juventude nas suas características próprias: a generosidade, a rebeldia, a bondade e a determinação; que agora consciencializada no conjunto, é uma força enorme, invencível mesmo, logo que esteja em acção no sentido da fraternidade".

 

BOM DIA!
Maluco Beleza
Enquanto você se esforça pra ser um sujeito normal e fazer tudo igual
Eu do meu lado, aprendendo a ser louco um maluco total na loucura real.
Controlando a minha maluquez, misturado com minha lucidez
Vou ficar, ficar com certeza, maluco beleza.
E este caminho que eu mesmo escolhi é tão facíl seguir por não ter onde ir.
Controlando minha maluquez, misturada com minha lucidez.
Vou ficar, ficar com certeza, maluco beleza, eu vou ficar...
(Raul Seixas)

 

 
Billy Harvey. Será que há paciência para o aturar? A música é asim-assim. Já o site é muito bom.





A revolta das louras. Chega de piadas que elas não entendem, caramba!
Hungary - Blonde jokes are set to be banned in Hungary after blonde women staged an angry protest outside parliament.
The protestors handed in a petition claiming they were being discriminated against in every walk of life by bad taste blonde jokes.

 
A revolta das louras. Chega de piadas que elas não entendem, caramba!
Hungary - Blonde jokes are set to be banned in Hungary after blonde women staged an angry protest outside parliament.
The protestors handed in a petition claiming they were being discriminated against in every walk of life by bad taste blonde jokes.

 
Uma "live camera" a transmitir de Kiev, Ucrânia, onde a velha frase de Estaline sobre eleições ("Não interessa quem vota; interessa é quem conta os votos") parece continuar a fazer sentido.

 
Varreu-se-me!
Ontem passou mais um aniversário sobre o 25 de Novembro e eu nem disso me lembrei! Shame on you, mr. Baptista!

 
Questões terríveis

Ele há tantos assuntos importantes: a remodelação, o julgamento do processo Casa Pia, a coligação a dar o pio, o DVD do Benfica e o ministro Henrique Chaves, as eleições ucranianas, a fome, o pauperismo...questões terríveis. E eu aqui nesta modorra intelectual, nesta letargia. A rever pela centésima vez o Casablanca e a suspirar pela Ingrid. Devia ter nascido 50 anos mais cedo, é o que vos digo.

quinta-feira, novembro 25, 2004

 

Microsoft usa Mozilla Firefox?

Comecei a usar como browser o Mozilla Firefox logo que a versão experimental foi disponibilizada para download. O navegador é mais rápido do que o IE da Microsoft, é imune a vírus e ficheiros-espião e, sobretudo, não pertence a Bill Gates. Mais: é de código aberto, sendo disponibilizado gratuitamente. O que não sabia é que até a MSN parece ter-se rendido ao Firefox, como demonstra esta notícia. Sinal dos tempos, certamente.


 

Um Gomes da Silva em cada esquina

Agora que tanto se fala da eventual ingerência do poder político no conteúdo dos órgãos de comunicação social, talvez não fosse má ideia deitar uma vista de olhos aos "talk shows" que nos chegam dos Estados Unidos da América, através dos canais por cabo. São todos de puro entretenimento e não de notícias, mas através deles é possível avaliar como é levada a sério a liberdade de expressão, mesmo na América de George W. Bush, de que nós europeus tanto desconfiamos. Desconfiamos e ridicularizamos, porque o riso funciona como uma espécie de exorcismo, está bem de ver.
Deixemos para já de fora o Daily Show. Não só porque já foi amplamente divulgado na imprensa nacional, mas também está numa categoria à parte. É um "talk show" de notícias inventadas, onde a realidade se confunde com a ficção. Concentremo-nos no Jay Leno e no Conan O'Brien (todos os dias na SIC Comédia, entre as 21h00 e as 23h00). Por lá passam os políticos americanos, misturados com artistas de cinema, cantores e outra fauna variada. Estamos na NBC, uma das "majors", e por isso as peguntas feitas aos políticos não fazem mossa. Mas nos monólogos que abrem os dois programas a classe política é massacrada, caricaturada, as suas contradições denunciadas com uma ferocidade que surpreende os nossos brandos costumes lusos. Em Portugal, o nosso actual primeiro-ministro ameaçou uma vez abandonar a carreira política por causa de um "sketch" medíocre de João Baião. E foi até queixar-se ao Presidente da República. Se cá existisse um Leno, Pedro Santana Lopes já estava noutra. Ou então mandava colocar um Rui Gomes da Silva em cada esquina.


 
Foreigners Around The World

Os portugueses ficarm de fora desta espécie de manual da xenofobia dos doidos da National Lampoon. É pena. Assim, temos que nos contentar com os insultos dirigidos aos outros. Aos espanhós, por exemplo...



 
BOM DIA!

Minha laranja amarga e doce
meu poema
feito de gomos de saudade
minha pena
pesada e leve
secreta e pura
minha passagem para o breve, breve
instante da loucura

Minha ousadia
meu galope
minha rédea
meu potro doido
minha chama
minha réstia
de luz intensa
de voz aberta
minha denúncia do que pensa
do que sente a gente certa

Em ti respiro
em ti eu provo
por ti consigo
esta força que de novo
em ti persigo
em ti percorro
cavalo à solta
pela margem do teu corpo

Minha alegria
minha amargura
minha coragem de correr contra a ternura.

Por isso digo
canção castigo
amêndoa travo corpo alma amante amigo
por isso canto
por isso digo
alpendre casa cama arca do meu trigo

Meu desafio
minha aventura
minha coragem de correr contra a ternura
(Ary dos Santos)



 
Santana Lopes faz mini-reformulação surpresa no Governo

Estou como dizia o outro: pobre país, o nosso.

 
Um anúncio muito divertido. Não há nada a fazer. Os homens são assim. Have fun!

quarta-feira, novembro 24, 2004

 
Confissão

Não vi a entrevista de PSL a Judite de Sousa. Troquei-a pelo DVD dos Gato Fedorento. Foi difícil escolher entre dois programas de humor, mas a vida não é fácil. Vou esperar que os discursos e as entrevistas do "primeiro-ministro" saiam em DVD, o que já não deve faltar muito.

 
Já agora: o "site" oficial dos SIMPSONS bem merece uma visita. Have fun!

 
simpsonsmath.com
Aprender matemática com a ajuda dos Simpsons. Ora aí está uma boa ideia. Dah!

 
"Build your own Religious Cult within minutes"
Crie a sua seita religiosa em questão de minutos. O kit está aqui.

 


American Memory Collections

Sons e imagens que fizeram a história da América, disponibilizados online pela Biblioteca do Congresso. Vale a pena perder aqui um bocadinho de tempo a explorar os ficheiros. Como exemplo, aqui fica a gravação de um cântico "gospel" (Jesus Touched me) feita numa igreja Baptista da Georgia, em 1943.

 
O Site Meter anda a pregar-me partidas. A meio do dia regressa a zeros e por isso só faz a contagem dos visitantes pela metade. Deve andar com dores nas costas. Vou tentar reinstalá-lo e peço desde já desculpa por qualquer inconveniente.

 
Pedro Mexia, Paulo Pinto de Mascarenhas e José Bourbon Ribeiro andam pegados por causa de um textinho que o último escreveu a criticar o primeiro, que por sua vez tinha escrito no DN um texto a criticar Paulo Portas, que para Bourbon será sempre o Primeiro, o genuíno, o da Bayer....
Para mim, esta gente leva-se demasiado a sério. E ponto final. Mas confesso que o humor involuntário de Bourbon (até o nome tem piada) não ficaria mal no Inimigo Público.

 
Confesso: não percebi à primeira a pergunta do referendo sobre a Constituição Europeia. Nem à segunda, ou à terceira. E agora já sei porquê. O problema não é a pergunta ser uma salada de brócolos. O problema são as dores nas costas, que encolhem o cérebro. Anda para aí meio país agarrados aos rins....

«Concorda com a Carta de Direitos Fundamentais, a regra das votações por maioria qualificada e o novo quadro institucional da União Europeia, nos termos constantes da Constituição para a Europa?»

 
Via O Bicho deparei na SIC Online com esta notícia preocupante. Preocupante para mim, que sofro horrivelmente com dores nas costas e que já experimentei quase tudo para terminar com o martírio, acupuntura incluída. Percebo agora porque é que ando a ficar progressivamente mais estúpido...são as costas, senhoras, são as costas! Felizmente que a única coisa que encolhe é o cérebro...safa!


A dor crónica, nomeadamente das costas, pode reduzir de forma irreversível o tamanho do cérebro, sugere um estudo hoje publicado nos Estados Unidos.

 
BOM DIA!

MAIS FELIZ

O nosso amor não vai parar de rolar
De fugir e seguir como um rio
Como uma pedra que divide o rio
Me diga coisas bonitas

O nosso amor não vai olhar para trás
Desencantar nem ser tema de livro
A vida inteira eu quis um verso simples
Prá transformar o que eu digo

Rimas fáceis, calafrios
Fura o dedo, faz um pacto comigo
Um segundo seu no meu
Por um segundo mais feliz
( Cazuza)


 
People are strange...

 
E agora, algo completamente diferente.
John Cleese abriu uma página na Internet. Já não era sem tempo. Divertimento puro, com actualizações diárias.


 
Bouncing in belly. Have fun

 
Os melhores anúncios de televisão do mês de Novembro reunidos na mesma página. Excelente. O do Chanel Nº5 junta Rodrigo Santoro e Nicole Kidman. Lindo.

 
George w. Bush como nunca o viu. Ao raio x.

terça-feira, novembro 23, 2004

 
Bem-vindos à Coreia do Norte. É como viajar no tempo.


 
Will you still need me, will you still feed me when
I'm 64?


 
Para que ninguém esqueça

O site do Museu do Holocausto de Jerusalém inaugurou, este fim-de-semana, a maior base de dados de vítimas do holocausto do mundo. Custou 22 de milhões de dólares e a interactividade pode ser preciosa para completar uma longa lista, ainda incompleta.

Disponível em www.yadvashem.org, contém informações biográficas dos três milhões de vítimas judias dos nazis durante a II Guerra Mundial, 2,2 milhões procedentes das chamadas «Páginas de Testemunho», escritas durante décadas por familiares sobreviventes de vítimas do regime nazi (que são reproduzidas online).

O outro milhão de nomes procede de censos e listas de deportados constantes dos arquivos do Museu do Holocausto (Yad Vashem).

 

Washington, we have a problem!
Com as declarações de José Rodrigues dos Santos e de Almerindo Marques no Parlamento, começou finalmente a perceber-se que a intervenção do CA da RTP visou, antes de mais, resolver um problema. Bicudo. Definitivamente, esta é uma história de pequenas misérias da qual ninguém sai completamente ileso.

 
Uma aterragem exemplar.

 
Um site absolutamente extraordinário. Deslumbrante, até. Uma espécie de recompensa para quem passa horas a varrer a Internet. Demora um nadinha a carregar, mas vale a pena. O truque é clicar sem largar o botão esquerdo do rato num qualquer sítio da imagem inicial, e depois fazer o gesto de avançar ou recuar. Zoom in, zoom out. Este mundo e o outro.

 
Larger Than Life

Coisas assim, só mesmo na América!

 
Uma fantástica ilusão de óptica. Eu sei que é difícil de acreditar mas não se trata de uma animação

(clicar na imagem para aumentar)

 
"395.713 leitores, muitas letras, 1544 posts"
O Causa Nossa fez um ano! E bem merece os nossos parabéns. Viva a Liberdade!

 
LINKS

Há muito que a coluna dos links devia ter sido actualizada, mas ando com preguiça. Prometo meter mãos à obra nos próximos. Ou seja, eliminar alguns que entregaram a alma ao criador (com minúscula) e acrescentar outros que fui descobrindo nos últimos meses. Fica, para já, o pedido de desculpas a todos os que nos linkaram e não viram o gesto retribuído. Não perdem pela demora.

segunda-feira, novembro 22, 2004

 

O PADRINHO...
Delicioso, este anúncio da Pepsi.

 
Quem ainda não viu a famosa rixa entre jogadores dos Piston e dos Pacers na NBA pode descarregar aqui o vídeo. Os jogadores receberam um castigo exemplar, como adianta hoje o PÚBLICO.

Castigos Pesados na NBA
Não demorou muito para serem punidos os envolvidos nos incidentes de sexta-feira durante um jogo da Liga Norte-Americana de Basquetebol profissional (NBA) entre Pistons e Pacers. Segundo anunciou ontem uma televisão de Detroit, a WDIV-TV, Ron Artest, base dos Pacers, foi punido com 40 jogos de suspensão, enquanto Jermaine O'Neal e Stephen Jackson, também dos Pacers, foram suspensos por 30 jogos. Quanto a Ben Wallace, dos Pistons, terá sido punido com cinco jogos.
Adenda: Quem não tiver paciência para fazer o download pode ver um resumo aqui

 
newsimages.com
Um "site" que reune as melhores imagens do dia. Há melhor, mas não está mal.

 

Bohemian Opera. A ópera no cinema. Interessante.

 
Society For The Prevention And Cure Of Rectal-Cranial Inversion
Ora aqui está uma instituição que deverá fazer o sucesso em Portugal, onde há muita gente a sofrer desta "doença" que não mata mas mói...

 
Este homem não tem o mínimo sentido de rídiculo. Nem do seu lugar no mundo. Depois do triste espectáculo no Congresso de Barcelos, em que começou por mendigar a Santana um lugarzinho algures, com a lágrima ao canto do olho, para terminar com a chantagem de não se recandidatar em Gaia, vem agora comparar-se a José Mourinho. E a Brigitte Bardot. Alguém que lhe diga, por favor, que ele não é nenhum Mourinho. Esse, ao menos, rumou a Chelsea depois de ganhar tudo e deixou cheios os cofres do Porto. Pensando bem, faz mais sentido Menezes comparar-se a Bardot. À Bardot reaccionária e ligeramente esclerosada dos últimos anos. Confirma-se: o ódio cega!



A RECUSA
Menezes só disponível
“para treinar o Chelsea”
O presidente social-democrata da
Câmara de Gaia, Luís Filipe Meneses,
afirmou ontem que “depois de treinar
o Porto, só se pode treinar o Chelsea”,
recusando candidaturas autárquicas
noutros municípios da Área Metropolitana
do Porto. Questionado sobre
municípios que o seduzissem para uma
candidatura autárquica, afirmou que só
os que tenham “mais de 100 hectares”,
considerando que Porto e Matosinhos
não estão neste lote. “Depois de treinar
o Porto, só se pode treinar o Chelsea”,
acrescentou, numa declaração aos jornalistas
a fechar o lançamento da primeira
pedra para um centro náutico no interior
do município de Gaia.
Uma eventual indigitação para um
cargo na equipa governamental de Pedro
Santana Lopes foi igualmente recusada.
“Já fui membro do Governo e nunca tive
muito jeito para ser a segunda, terceira
e quarta voz”, afirmou, não descartando
a hipótese de abandonar a vida política.
“Ninguém acreditava que a Brigitte Bardot
ia dedicar-se aos cãezinhos e gatinhos
aos 30 e tal anos e ela foi”, observou.
Luís Filipe Menezes anunciou no
congresso social-democrata de Barcelos
que não se recanditaria à presidência do
município de Gaia, que gere pelo segundo
mandato consecutivo. Já esta sexta-feira,
em Paredes o presidente da Distrital do
PSD/Porto e indigitado secretário de Estado
da Família, Marco António Costa,
pediu-lhe que reconsiderasse a decisão.
Ontem , o ainda presidente da Câmara
de Gaia foi lacónico no comentário às
observações de Marco António Costa:
“A bola não está do meu lado.” Apesar
de manter que não será recandidato
em Gaia, Menezes fez uma exaustiva
enumeração da obra feita e anunciou
uma ponta final de mandato repleta de
inaugurações. LUSA

domingo, novembro 21, 2004

 
Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data.
Luis Fernando Veríssimo

 
É capaz de dar jeito...


 
Nomes em chinês. Este é o meu.

 
Deixa-me rir...
Governo
Deputados Jorge Neto e Marco António sobem a secretários de Estado


Então e Luís Filipe Menezes continua à míngua? Ó Pedro, isso não se faz, caramba!

 
Contrariando posição assumida por Guilherme Martins
Paulo Portas recusa entendimento para suspender lei do aborto

Na prática, Portas desautoriza o seu parceiro de coligação e faz mais uma afirmação ideológica, daquelas que se destinam a segurar o seu eleitorado natural. Até quando permitirá o PSD que o partido mais pequeno "contamine" a coligação com as suas derivas para a direita?

sábado, novembro 20, 2004

 
Turkey Dinner George Bush doll
Este é o brinquedo que não deve comprar este Natal

 
Acho que é a primeira vez que este blog transcreve na íntegra um texto de opinião saído na imprensa. Mas é impossível passar ao lado desta lúcida análise Pulido Valente, no PÚBLICO. Na "mouche".

Como Sair "Disto"
Por VASCO PULIDO VALENTE
Sábado, 20 de Novembro de 2004

Anteontem, e não inteiramente de surpresa, o dr. Mário Soares resolveu fazer uma descrição apocalíptica do país. Disse que a democracia estava "em crise" e o regime "em degenerescência". Disse que a "corrupção" era agora pior do que durante a ditadura e que a polícia se guiava por "critérios" duvidosos. Disse que havia um risco próximo de uma "revolta incontrolável" e que só a UE impedia uma "aventura militar". E disse que tínhamos chegado à "situação mais deprimente e mais crispada" desde o "25 de Abril". Com outra brandura, Cavaco Silva declarou em Madrid que achava a política actual muito, muito pouco "atraente" e "estimulante" e até Guterres, com estranha desvergonha, a comparou a um "reality show". Por toda a parte toda a gente quer resposta a uma pergunta simples: "Como é possível que Santana e Portas governem Portugal?" E quer saber como saímos "disto". Bom ponto, esse: como saímos "disto"? Não com certeza através de Sampaio, um dos primeiros responsáveis por "isto" e hoje sem sombra de autoridade ou de prestígio. Implicitamente, Soares pede eleições e, claro, a dissolução que as deve preceder. Erro dele. Já não contando com a reviravolta de Sampaio, fatalmente favorável ao governo, seria dar a Santana o papel de vítima, em que ele exulta, e a oportunidade a Portas para levantar o fantasma da esquerda tirânica e perversa. A coligação precisa de ferver até ao fim no molho da sua própria miséria. Não vale a pena que ela acabe, se não for arrasada e, com ela, o impensável bando que a imaginou e a seguiu. Ou se limpa a casa, ou não se limpa. Ora limpar a casa exige método. Começar pelas câmaras. Pôr a seguir o prof. Cavaco em Belém (e nunca o desastroso Guterres), para devolver alguma dignidade à Presidência e para que exista uma voz superior e respeitada, e que o PSD ouça, contra a intriga e demagogia. E, no fim votar para uma maioria PS, que não é com certeza a salvação, mas que talvez traga um módico de normalidade e decência. Santana e Portas gostariam imenso de ser o centro de um melodrama nacional. Sempre viveram no melodrama e do melodrama. Mas para sairmos "disto" convém evitar qualquer espécie de messianismo à portuguesa. Basta uma oposição persistente e sólida, conduzida com inteligência e um firme desprezo. Eles tratam do resto.

 
O ténis é uma coisa linda...

Maria, I’ve just met a girl named Maria...Sharapova

 
O homem que montou esta tabela de basquete era apenas ligeiramente burro....

 
Elvis Costello a entrevistar Joni Mitchell? Pois é. Está aqui, no número de Novembro da Vanity Fair. A não perder.

 


Weah candidato à presidência da Libéria


O ex-jogador liberiano George Weah, que passou pelo Milan nos anos 90, vai ser candidato a presidente da Libéria. O país está mergulhado numa guerra civil e o alto índice de popularidade do ex-jogador fazem dele o candidato favorito. Weah mora na França, mas as suas acções contra a miséria no país africano acabaram mobilizando os eleitores locais.
Comentário: Eusébio à presidência, já! Foi melhor jogador que Weah e entre a Libéria e este Portugal venha o José Cid e escolha


 
Esta notícia não deixa de ter a sua piada. Jorge Sampaio decidiu fazer uma prova de vida e pode ter acertado na mouche. Mas não se livra da acusação de ter sido ele próprio a contribuir para o actual estado de absoluta confusão. A ver vamos no que isto vai dar.

Sampaio veta Central de Santana



O PRESIDENTE da República vetou ontem o diploma que Santana Lopes lhe apresentara para a criação de uma Central de Comunicação do Governo. Na semana em que a Alta Autoridade para a Comunicação Social deliberou criticar o Governo por «pressões ilegítimas» no «caso Marcelo» e em que José Rodrigues dos Santos se demitiu da direcção de Informação da RTP, Jorge Sampaio entendeu dar um sinal claro da sua preocupação e chumbar a Central de Comunicação que ficaria na dependência do ministro Morais Sarmento. (Expresso)

sexta-feira, novembro 19, 2004

 
Bom dia! Wake up and smell the coffee

quinta-feira, novembro 18, 2004

 
Já tinha saudades dele...

 
Yiddish para principiantes. Página obrigatória para gentios. Oy Gevalt!

 
Anúncios com piada. Suiços, ainda por cima. A intenção é promover o consumo de leite.

 
Que só eu que podia
Dentro da tua orelha fria
Dizer segredos de liquificador

 
Imagens de Fallujah que não passam nas televisões. A guerra em todo o seu brutal esplendor. Desconselhável a pessoas facilmente impressionáveis.

 


Simplesmente imperdível o "blog de combate" de Kevins Sites, o operador de câmara independente, em missão para NBC-News, que filmou o assassinato por um marine americano de um prisioneiro iraquiano ferido e desarmado.

 
"Quero cá saber"
Foi esta a resposta de Paulo Portas, gritada aos jornalistas, acerca do relatório da Alta Autoridade para a Comunicação Social sobre o caso Marcelo/TVI. Mais lacónicos foram Santana Lopes e o "brilhante" Rui Gomes da Silva: nada, zero zilhch. Perseguidos pelas câmara de televisão no Parlamento lá se refugiaram numa salinha, de cara amarrada. Pior esteve Guilherme Silva: há um mês invocava o respeito pela Alta Autoridade para impedir a ida de Marcelo ao Parlamento; hoje disse que a Alta Autoridade "não te credibilidade" e deve ser substituída. Afinal, em que ficamos? E porque é que Gomes da Silva ainda é ministro?
PS: Por acaso também acho a Alta Autoridade um anacronismo. Artur Portela saiu da tumba para ter o seu derradeiro quarto de hora de fama. Mas isto não impede que os políticos não respeitem uma instituição cuja legitimidade emana do Parlamento.

 
Mais pormenores sobre a notícia de ontem

Relatório "O Mundo em 2005"
"The Economist": Portugal é o 19º país com melhor qualidade de vida

 
UFA!
União Europeia
Parlamento Europeu aprova nova Comissão de Durão Barroso

 
Parar para pensar

Correspondentes Internacionais Criticam Jornalismo Português

A falta de rigor e qualidade dos conteúdos, o prolongamento excessivo da duração dos noticiários televisivos ou o esbatimento das fronteiras entre os vários géneros jornalísticos, foram algumas das falhas apontadas ao jornalismo português por correspondentes internacionais em Portugal, durante um debate promovido ontem pela Universidade Lusófona.
"Nunca houve tanta liberdade e tantos constrangimentos económicos como hoje", disse Mário Dujisin, chileno que trabalha para a agência italiana Ansa, lembrando que é difícil "vender" um país pequeno como Portugal no estrangeiro. O jornalista, criticou o "excesso de literatura e pouca substância informativa" na imprensa, mas elogiou o destaque dado à actualidade internacional, e o facto de não existirem jornais abertamente partidários em Portugal.

 

 
Uma "joke" que me chegou do Canadá por e-mail. Trata-se de uma nova versão de uma piada já com barbas,mas como envolve George W. Bush....merece ser publicada. Have fun!

George Bush has a heart attack and dies. He goes to hell where the
devilis waiting for him.
"I don't know what to do here," says the devil. "You're on my list
but I have no room for you. But you definitely have to stay here, so I'll
tell you what I'm going to do. I've got three people here who weren't
quite as bad as you. I'll let one of them go, but you have to take their
place. I'll even let YOU decide who leaves."
George thought that sounded pretty good so he agreed.
The devil opened the first room. In it was Richard Nixon and a large
pool of water. He kept diving in and surfacing empty handed over and
over and over. Such was his fate in hell.
"No!" George said. "I don't think so. I'm not a good swimmer and I
don't think I could do that all day long."
The devil led him to the next room. In it was Tony Blair with a
sledgehammer and a room full of rocks. All he did was swing that
hammer, time after time after time.
"No! I've got this problem with my shoulder. I would be in constant
agony if all I could do was break rocks all day!" commented George.
The devil opened a third door. In it, George saw Bill Clinton lying
naked on the floor with his arms staked over his head and his legs
staked in spread-eagle pose. Bent over him was Monica Lewinsky,
doing what she does best.
George Bush looked at this in disbelief for a while and finally
said, "Yeah, I can handle this."
The devil smiled and said, "Monica, you're free to go!"

 
ARIANA! Blurp!
Eu quero uma cerveja destas

 
AC/DC? AD/CD? CD/AC?
Será este o homem mais burro do mundo? Um ficheiro áudio de ir às lágrimas...

 
DESANCAR o PATRÃO
Quem é que nunca sentiu vontade de fazer isto? WhackYourBoss.com: The Spranos meets Office Space. É só clicar sobre o material de escritório e ...dar-lhe forte.

 
Oooops!

 
Simplesmente...estranho!

 
Uma reflexão sobre a família mais disfuncional da América, agora que a décima sexta temporada de episódios está prestes a ir para o ar.

How do we love "The Simpsons"?

quarta-feira, novembro 17, 2004

 
Tanto tempo para chegar a esta conclusão? Podiam ter-me perguntado, que eu adiantava a resposta...
Conclusões do inquérito à polémica nos media
AACS acusa Governo de "pressão ilegítima" no caso Marcelo


 
"Like a rolling stone", de Bob Dylan, será a melhor canção de sempre? Mais de 170 músicos, questionados pela BBC, acham que sim. A notícia está aqui.

E o top five está aqui:
1. Bob Dylan - Like a Rolling Stone
2. Rolling Stones - Satisfaction
3. John Lennon - Imagine
4. Marvin Gaye - What's Going On
5. Aretha Franklin - Respect

 
Adeus, Powell

This page is powered by Blogger. Isn't yours?