quarta-feira, junho 30, 2004

 
(Daqui a pouco regressamos à trapalhada Santana/Durão. Mas agora vamos festejar, ok?)

 
São todas muito bonitas, mas, para já, a nossa representante é a única que já está na final...


(Foto Corriere della Sera)

 
Figo maduro

 
No more coments!


Foto "pescada" no site holandês http://www.planet.nl

 



ILS L'ONT FAIT
Après trois échecs en demi-finale d'un tournoi majeur (1966,1984 et 2000), le Portugal, organisateur de l'Euro, s'est qualifié pour sa première finale en battant les Pays-Bas (2-1).

 

 
Esta é para o Figo...

 
PORTUGAL

 

A alegria de um país

 
Conseguimos. Estamos na final. VIVA PORTUGAL! E que a festa dure até às tantas!

 
Está na hora de mostrar o melhor que temos


Até porque os nossos(as) adversários(as) são de respeito

 
Já se sabia que os holandeses não gostavam do seu seleccionador nacional, mas isto é um exagero

 
Só nos faltava esta!

Se algum dia Santana Lopes for Presidente da República, eu, pelo menos, vou passar a ter vergonha de ser português. Quero ser bielorrusso, apátrida, monárquico, anarquista, qualquer coisa, menos cidadão de uma República de que ele seja Presidente. Para além de qualquer juízo subjectivo sobre o valor que fulano ou beltrano tenham como candidatos a determinado cargo, há um mínimo - um mínimo que toda a gente entende qual é - exigível a quem quer ser chefe de uma nação. E Pedro Santana Lopes não cumpre esses mínimos.


Miguel Sousa Tavares comentava desta forma em Fevereiro as ambições presidenciais de Santana. O texto completo pode ser lido aqui, no PÚBLICO. Estou curioso por saber a opinião do Miguel sobre os acontecimentos dos últimos dias.

 
Miguel Sousa Tavares, where are you?

 
THE SILVER LINING: Se Durão Barroso aproveitar o facto de ocupar a presidência da Comissão Europeia para fazer pela Europa o mesmo que fez pelo país, há uma forte hipótese de, dentro de pouco tempo, a Europa estar na cauda de Portugal. RAP
posted by Gato 12:52 AM

DEIXA VER SE PERCEBI: Portugal vai ficar sem primeiro-ministro mas não se deve escolher um novo porque os eleitores votaram num partido e não num homem. O PSD vai ficar sem presidente e deve escolher-se um novo porque os delegados votaram num homem e não numa lista. Ah, o que eu não dava para ser do PSD e poder eleger livremente um líder... Como português, não tenho esse privilégio. RAP

Ricardo Araújo Pereira, Gato Fedorento

 
O pior de tudo é a espera.

 
É hora de espremer a laranja, dizem-nos. Será? E estamos a falar de qual laranja? Já agora: "Cuidado com os rapazes!"


 
A solução que Durão Barroso engendrou num gesto de soberania monárquica tem alguma malícia pelo meio: ao contrário do que pensa (?) Luís Filipe Meneses, ser um Presidente da República não é a mesma coisa que ser um primeiro-ministro. O lugar de primeiro-ministro é um lugar para queimar Santana Lopes: ao fim de dois anos o país estará transformado num imenso túnel. E Santana Lopes sempre soube que a sua vocação (que é feita de palavras sonantes e gestos impensados) era mais ser Presidente do que primeiro-ministro. Um primeiro-ministro tem que acompanhar inúmeros "dossiers" e coordenar uma complicada equipa com um sentido ponderado do equilíbrio e da negociação. Não me parece que Santana Lopes revele estas qualidades. O que lhe aconteceu lembra um romance de Italo Svevo em que o protagonista andava com duas irmãs com o propósito de casar com a mais bela e os enredos do destino levaram-no a ter de ficar com a mais feia. Mas tem um compensação óbvia: Durão Barroso prepara-se para ser o padrinho.

Eduardo Prado Coelho, PÚBLICO

 
Razão decisiva
Há uma razão decisiva para impedir que Santana Lopes abandone a Câmara Municipal de Lisboa para chefiar o governo: obrigar os lisboetas que lhe deram a vitória a suportá-lo até ao fim nos paços do município...
É bem feito!

Vital Moreira, Causa Nossa

 
Santana não está no executivo, não é líder do PSD - é, simplesmente, o número dois de Durão na hierarquia social-democrata. Esta solução foi referendada pelo povo laranja mas não pelos eleitores nacionais.

Também é evidente que eu não faria estas reservas se fossem outros os nomes em cima da mesa - Manuela Ferreira Leite, Dias Loureiro, Marcelo Rebelo de Sousa ou, porque não, Miguel Cadilhe. Mas o passado de Santana Lopes e as suas posições políticas, muito mais próximas do CDS/PP do que as de Durão Barroso, prenunciam que haverá uma mudança para a direita nas políticas até agora seguidas. Prenunciam também a ascensão no aparelho de Estado de um conjunto de pessoas que não partilham os mesmos valores que aquelas que até agora estão no Governo. E deixam prever o pior: que Portugal pode passar a ser um sítio muito pouco recomendável.


Nicolau Santos, Expresso Online

 
Lembram-se do joguinho em que se espancava o pinguim? Pois encontrei uma nova versão, desta vez passada em África. Excelente para desopilar, nestes dias complicados. Have fun!


 

Retoma?

Ora toma!

 
Clara Ferreira Alves, Diário Digital

Custa-me a crer que o Presidente da República não decida a favor de eleições antecipadas, porque nenhum Governo, de Santana Lopes ou de outro dirigente do PSD, tem legitimidade moral e política (e, como diria a Sophia de Mello Breyner, a política é um capítulo da moral) para poder governar em paz e firmeza e muito menos para aprovar sérias medidas económicas e financeira ou legislação disciplinadora dos vícios administrativos portugueses. Barroso deixou um trabalho inacabado, e tal como Bush no Iraque, nunca se deve começar nada que não se tenha intenção de acabar.


terça-feira, junho 29, 2004

 
Ferro pede eleições antecipadas. Ainda bem. Esta não é hora para tacticismos, por muito que custe aos opositores internos do secretário-geral do PS. Pelo menos, por aquele lado, as coisas começam a ficar claras.
Morais Sarmento, pelo lado do PSD, insiste na evolução na continuidade. E adia o que já se sabe para quinta-feira, dia de Conselho Nacional. Querem ver que parte da resolução desta crise passa pelo desfecho do jogo Portugal-Holanda, na quarta à noite? Futebol, ópio do povo? E ninguém teme a ressaca?

 
Pronto! Lá vai ele. E nós cá ficamos atolados no pântano.

 
Com a devida vénia ao PÚBLICO e a genial Luís Afonso:

 
Conseguem ouvir? Lá ao fundo já se escutam os acordes dos concertos para violino de Chopin...

segunda-feira, junho 28, 2004

 
Aqui fica um excerto de um excelente texto do João Pedro, que merece uma leitura completa. É um texto ainda mais importante porque JP está acima de qualquer suspeita de ser "um esquerdalho", como rapidamente foram baptizados aqueles que não concordam com a sucessão dinástica que está a ser preparada por alguns dirigentes do PSD. Como se vê, há vida inteligente à direita. E ao centro também, que é, julgo, a área em que eu e o JP sempre nos situámos, apesar das voltas e reviravoltas de uma vida inteira.

"O visado (Pedro Santana Lopes) nunca pertenceu ao governo, excepto como simples secretário de Estado; não se lhe conhece obra profissional relevante; foi deputado europeu e não cumpriu o mandato até ao fim; foi secretário de Estado e não cumpriu o mandato até ao fim; foi Presidente da lagartada e não cumpriu o mandato até ao fim; é Presidente da Câmara de Lisboa e prepara-se para não cumprir o mandato até ao fim. Enfim - que se pode esperar de tal personalidade? A tudo acresce o que todos sabem e quase todos conhecem (uns mais, outros menos) da vida pessoal do visado. A escassez de legitimidade política é, assim, assustadoramente completada por um currículum onde nada se divise que aconselhe ou recomende a escolha para a chefia de um governo."

 

ei Posted by Hello
(Fotomontagem enviada por e-mail pelo João Daniel Antunes)

 
Portugal a marcar passo

Durão Barroso lá falou. Se ainda havia dúvidas, elas ficaram desfeitas com a curta declaração turca. O primeiro-ministro vai mesmo para Bruxelas e insiste na solução dinástica. O mais extraordinário é que ele ainda acredita que todo o processo vai decorrer sem "instabilidade política". Das duas uma: ou Durão não conhece o PSD ou não conhece o país. Ou então entrou numa fase de negação da realidade. A crise está aí. Viscosa, feia, incontornável. E só não ganhou uma dimensão maior porque o povo anda entretido com o futebol e ofuscado com a carreira da selecção. Mas o Euro acaba, a sorte acaba, tudo acaba. E a ressaca adivinha-se terrível. Os nossos olhos viram-se agora para Belém, mas sem grande esperança. Para além da indignação habitual e de um par de reprimendas de mestre escola, Jorge Sampaio não vai fazer mais nada. Querem apostar?

 
Caros amigos do PSD: será que o país não é mais importante do que o partido?

 
Você comprava um carro em segunda mão a este homem?

(Com a devida vénia à malta do Contra...)

domingo, junho 27, 2004

 
Pareciam uma família tão feliz e afinal e afinal o pai tinha outra...snif

 
O prometido é devido. Aqui fica uma amostra (salvo seja) do livrinho do carioca Ruy Castro. Para descontrair, depois de todas estas emoções do fim-de-semana. Vade Retro Santanás! (A frase é genial mas infelizmente não é minha. Li-a algures, já não sei onde. O inspirado dono que se acuse, please, para que a justiça seja reposta)


AMESTRANDO ORGASMOS
No meio de um recente jantar formal em Edimburgo, Escócia, com aqueles homens e mulheres sérios, todos usando minissaia xadrez, uma das senhoras começou a contorcer-se de forma comprometedora. A princípio pensou-se que a comida lhe provocara uma súbita dor de barriga. Mas não. Os ruídos que fazia eram inconfundíveis: estava tremendo, grunhindo, gemendo, bufando e soltando risadinhas incontroláveis. A temperatura de seu corpo subiu e ela passou a suar visivelmente. As pupilas se dilataram e uma veia azul surgiu em sua testa. Para susto ainda maior dos presentes, emitiu um uivo de Valquíria de ópera e, em seguida, uma espécie de mugido de alívio. E só então sossegou. Era como se acabasse de ter um orgasmo.

Os escoceses trocaram olhares de grave reprovação. Por melhor que fosse a comida, não justificava que alguém tivesse um orgasmo à mesa, muito menos uma senhora de 54 anos, professora, casada e mãe de filhos. E, definitivamente, a mesa do jantar não é o lugar adequado para essas manifestações. Como se sabe orgasmos são coisas que os escoceses só têm em último lugar e mesmo assim entre quatro paredes,
à meia-luz e em completo silêncio. Eles são tão rigorosos nesse departamento que a pergunta: “Foi bom para você, meu bem ?” é considerada grossa pornografia. Por aí se pode calcular o choque dos comensais ao presenciar uma mulher com o guardanapo no pescoço e gozando em estéreo e dolby.

Levada ao hospital central de Edimburgo, descobriu-se que a tal senhora sofria de uma deformação arterial que lhe afectava o lóbulo frontal do cérebro. O resultado é uma actividade nervosa e eléctrica muito parecida com a epilepsia, mas que, tecnicamente falando é um orgasmo – e que orgasmo ! O caso está interessando vivamente os cientistas porque, com isso, descobriu-se que ali, naquela parte do cérebro, fica o tecido nervoso que provoca o orgasmo feminino.

Bem, só isso já foi um choque. Até então, pensava-se que o tecido nervoso que provoca o orgasmo feminino ficasse em outro lugar. Foi um espanto saber que ele se localiza no cérebro, a mais de um metro de distância da região directamente interessada.

Uma simples rabanada da artéria, e já sabe: o orgasmo dispara e não quer saber se a mulher está em casa fritando bolinhos ou numa reunião da Associação das Famílias dos Sobreviventes do Titanic. A descoberta foi publicada há dias numa das mais respeitáveis publicações científicas do mundo: a Lancet. Daí, vazou para um jornal “The Observer”,e, deste para quase todos os jornais do planeta. O nome da tal senhora foi mantido em segredo e só se sabe que ela está sendo tratada com tranquilizantes, do tipo usado para combater a epilepsia. Mas, de vez em quando, esquece-se do remédio, e, no meio de um concerto de gaitas-de-fole, começa a gozar histericamente, abafando até o som das ditas gaitas.

Uma amiga minha, que me confidenciou ter tido apenas um orgasmo nos últimos oito anos, leu a respeito e ficou morta de inveja. Já está pensando em ir à Escócia para que os médicos examinem o seu lóbulo frontal. Ou então trocar de marido, ainda não decidiu. Mas não sei se a tal escocesa é assim tão merecedora de inveja. Afinal, por mais prazer que se tenha, quem quer passar o dia tendo orgasmos múltiplos em situações esdrúxulas? Em Barbarella, um famoso filme futurista dos anos 60, a heroína (Jane Fonda) é torturada pelo vilão de serviço que a amarra numa máquina de gozar. No começo Barbarrella acha óptimo. Milhares de orgasmos depois, já não suporta continuar gozando e aceita confessar tudo, mas, antes disso, consegue fundir a máquina. Ou seja, até para gozar é preciso haver lugar e hora.

O facto é que, depois disso, a discussão científica em torno do orgasmo pegou fogo no Reino Unido. Descobriu-se a existência em Londres de um homem com um problema semelhante: um funcionário público de 48 anos, torcedor do Manchester United e apostador em corridas de cachorros, que também se contorcia e ejaculava sem a mínima solicitação nos contextos mais inconvenientes. De repente, em plena repartição, cercado de despachos a respeito da rede de água e esgotos, o homem começava a se debater, respirar grosso e, minutos depois, arriava na cadeira, para espanto dos colegas. Levado a exames, descobriu-se que ele tinha uma superatividade do hipótalamo, a parte do cérebro masculino que trata de tais assuntos. Ou seja, se deixados à solta, os orgasmos disparam por contra própria, como alarmes de carro – e com o mesmo estardalhaço.

De posse dessas informações, dois cientistas britânicos, Robert Will e Paul Reading, concluíram o seguinte: se o orgasmo feminino é disparado pelo lóbulo frontal, e o do homem, pelo hipotálamo, a evolução do orgasmo desde priscas eras demonstra que os homens o tiveram primeiro que as mulheres. Isso porque o hipótalamo é um órgão mais antigo e primitivo que o lóbulo frontal. Ou seja, os homens começaram a se divertir antes das mulheres, o que explica que, durante séculos, as mulheres não achassem graça ao sexo – na verdade, tinham muito mais prazer no acto de cerzir meias.

Já pensou na importância histórica dessa descoberta ? Ela pode elucidar porque, durante milénios, as mulheres não viram grande utilidade nos homens a não ser como provedores do lar. Donde todas as sociologias que vivem acusando o homem de ser um histórico opressor podem estar erradas.

Mas, como em qualquer descoberta científica, há sempre os que discordam. Diante das conclusões de Will e Reading, já se levantaram outros cientistas para que dizer que tudo isso é uma grande bobagem e que os orgasmos masculino e feminino nasceram ao mesmo tempo, porque o pénis e o clitóris seriam anatomicamente o mesmo órgão. Só que o pénis se desenvolveu, devido à acção da testosterona, já tendo chegado a dimensões alarmantes – os especialistas citam Garrincha, Ciro Monteiro, António Pitanga. Ao passo que o clitóris, tão delicado e tão bonitinho, continuou, com o devido respeito, atrofiado. Os dois seriam igualmente ricos em terminações nervosas, dizem eles, e não há motivo para que um tenha começado a funcionar primeiro que o outro.

Ah é ? ! Então, como se explica que as mulheres possam ter orgasmos múltiplos e os homens, não ? O homem, quando foi, já era. E a mulher continua tendo orgasmos, um depois do outro, enquanto o homem já está pensando na morte da bezerra. Isso demonstra que, mesmo que não haja diferença anatómica entre os dois orgaõs, alguma parte do cérebro deve funcionar de um jeito para um e de outro para o outro. E, pelo visto, o da mulher funciona melhor. Além disso, como se também que a mulher esteja pronta para o sexo 30 segundos depois de o ter feito, enquanto o homem só pode dar bis depois de sabe-se lá quanto tempo ?

Há uma conclusão a se tirar de tudo isto: as mulheres podem ter começado depois do homem, mas estão disparadas na dianteira. Imagine um prélio de orgasmos entre a tal professora de Edimburgo e o londrino das águas e esgotos – os dois frente a frente numa sala, mas cada qual num canto, sem se tocarem, e gozando loucamente por conta própria, com um monte de aparelhos monitorando tudo.

Ao fim do primeiro tempo já posso até ver no placar electrónico: 10 x 1 para a Madame. O homem nunca vai empatar esse jogo.


 

 
Manchete do PÚBLICO de hoje, Domingo (segundo acabei de ouvir na RTPN):

"Santana Lopes e Paulo Portas preparam novo Governo"

Ou seja, ainda não há cadáver, mas os putativos herdeiros já partilham a herança! Estou como diz o outro: "Pobre país, o nosso".

 
Recado para o João Pedro Dias, velho amigo desde os bancos do liceu, militante puro e duro do velhinho (e honesto) CDS, excelente prosador no Política Pura, benfiquista e aveirense de gema: podes ter a certeza de que se tivermos que fugir do país por causa da dupla pedro/paulo não te deixaremos para trás. Um abraço!

sábado, junho 26, 2004

 

Com a devida vénia ao BARNABÉ

 
Caro dr. Jorge Sampaio:
Não seja, por favor, conivente com aquilo que está a ser cozinhado pela débil coligação governamental. Ao menos por uma vez esqueça as preocupações com a estabilidade (estafado álibi) e faça o que a consciência lhe impõe: dissolva o Parlamento e marque eleições antecipadas.
Durante este meio mandato, Durão Barroso exigiu aos portugueses todos os sacrifícios. Agora refugia-se na Europa, seduzido pelo brilho dos tolos, menos de duas semanas depois de um resultado eleitoral que abalou a base sociológica da coligação que nos governa. Já não vou sequer recordar que o PSD teve uma vitória tangencial nas últimas legislativas, que só é Governo porque se apoiou na muleta insidiosamente oferecida pelo CDS-PP, ou que os portugueses votaram em Durão e não em Santana Lopes. Peço-lhe só que não alinhe em golpes palacianos e devolva ao povo a possibilidade de ir às urnas escolher quem o vai dirigir nos próximos anos. Obrigado.

 
Caro dr. José Manuel Durão Barroso:
Quer ir para Bruxelas? Então vá! Deve ser bom para o seu ego, e de certeza que vão aparecer as almas do costume a dizer que é bom para o prestígio do país e essas coisas.Mas tenha a decência de não deixar este país em pantanas, entregue ao primeiro pedro que por aí apareça. Ter um país dirigido pela mediática dupla pedro/paulo, cuja legitimidade democrática é para lá de duvidosa, é simplesmente uma obscenidade. E um convite à emigração.
PS- E há uma coisa que este seu eleitor não lhe perdoa: o ter-me feito sentir saudades de António Guterres. Porra!

sexta-feira, junho 25, 2004

 

Exclusivo - "Star Aliance" adere à operação êxodo

Fernando Pinto, o administrador da TAP responsável pela integração da empresa no gigantesco consórcio aéreo "Star Aliance", sondou já as administrações das outras companhias de aviação no sentido de virem a participar na operação "êxodo". Todas as companhias oriundas de estados-membros da UE decidiram já colaborar nesta iniciativa, apesar das reticências do eixo franco-alemão. Zapatero deu também indicações à Ibéria para entrar em estado de alerta dada a proximidade geográfica. Por outro lado, o comandante do avião da NATO que percorre os céus de Portugal em missão de segurança durante o Euro 2004 recebeu já indicações do "big boss" para não participar na operação êxodo. George W. Bush terá mesmo dito ao referido comandante que não quer perder um anfitrião como o "zé manel".

 

Última hora: CP reforça composições

A CP decidiu reforçar todas as composições com destino ao estrangeiro que partem do nosso país no âmbito da chamada operação "êxodo", caso o "pedro" suceda ao "zé manel". Mesmo assim, a administração da empresa está a estudar a possibilidade de associar a TAP e a Portugália nesta fuga, atendendo que está em causa uma verdadeira missão patriótica. A CP admite ainda utilizar o mesmo esquema que a organização do Euro 2004 usou para a atribuição de bilhetes para os jogos. Assim, aconselham-se todos aqueles que estão interessados "em partir para outra" a sinalizarem desde já as suas intenções de adquirem "guias de marcha" junto do "site" oficial da CP.

 

"Caras" substitui "Diário da República"

Ao nível da comunicação social estão também já a ser desenhadas algumas mudanças caso o "pedro" suceda ao "zé manel". Assim a revista "Caras" substituirá o "Diário da República". O "PÚBLICO" passa a ser um encarte do "Inimigo Público", ao contrário do que agora sucede. A coluna do "pedro" no "DN" passará a ser publicada em simultâneo nas revistas Lux, Olá, TVMais, TVGuia, Nova Gente, Mulher Moderna e, de quinze em quinze dias, na espanhola "Hola". Já a coluna do "pedro" n'A Bola" passará a sair no boletim oficial da Federação Portuguesa de Futebol. Todos os comentários que o "pedro" fez, faz, ou possa vir a fazer nos diferentes canais televisivos mantêm-se mas com um novo "décor" e em directo da residência oficial do primeiro-ministro.

 

Horários de comboios para o êxodo

Caso se confirme que é o "pedro" que sucede ao "zé manel", o horário dos comboios para o êxodo é o seguinte:

de Santa Apolónia 09h00, 13h00, 17h00 e 23h00
de Campanhã 07h00, 08h00, 09h00, 10h00 e de hora a hora até às 24h00

Nota: os comboios que partem de Sta. Apolónia efectuam paragens em Santarém e Coimbra; os de Campanhã páram em Aveiro, Viseu e Guarda.
Todos os portugueses residentes nas cidades mais próximas das fronteiras podem utilizar viaturas próprias - a Galp oferece cheques gasolina.

 
Comprem! Leiam! Divulguem! Um dia destes explico-vos porquê...

 
Será que o nosso zé manel vai mesmo para Bruxelas, deixando-nos entregues a uma qualquer manuela e a um qualquer pedro (cenário tenebroso!), ou tudo não passa de uma elaborada manobra de relações públicas? Aceitam-se apostas...

 
Agora, o França-Grécia (comigo a torcer pelos gregos, claro). A seguir, Alanis. Depois conto como foi.
E prometo contar também como foi o concerto de Caetano Veloso no Teatro Castro Alves, onde apresentou A Foreign Sound com direito a alguns brindes deliciosos. Mas isso fica para mais tarde...

 

quinta-feira, junho 24, 2004

 

 

 

 

 

 

 
O jogo desta noite tirou-me anos de vida. Viva Portugal!

 

O esplendor de Portugal

E pronto. O Euro-2004 lá chegou a minha casa e da maneira mais inesperada. A minha filha mais velha foi hoje à dentista para ajustar o aparelho corrector dos dentes e voltou com um sorriso nacionalista. Eu explico: metade das estrelinhas do aparelho são vermelhas e a outra metade verdes. No meio, duas ou três amarelas, como se fossem a esfera armilar. Agora só falta que a miúda desate a cantar o hino nacional por tudo e por nada, como faz a mais nova, que até pendurou num canteiro do jardim a bandeira nacional. E eu que andei 15 dias inteirinhos a tentar não pensar em futebol...

 

Uísquinho de Moraes


Sentei-me ao lado do "poetinha da paixão" num final de tarde, aproveitando uma curta paragem na chuva. Sem tirar os olhos do mar, pediu-me um "uísquinho". Fiz-lhe a vontade e fiquei por ali mais uns minutos, porque ninguém gosta de beber sozinho. Ali, em Itapuã.

Um velho calção de banho
O dia pra vadiar
Um mar que não tem tamanho
E um arco-iris no ar
Depois na praia Caymmi
Sentir preguiça no corpo
E uma esteira de vime
Beber uma água de côco

É bom
Passar uma tarde em Itapuã
Ao sol que arde em Itapuã
Ouvindo o mar de Itapuã
Falar de amor em Itapuã

Enquanto o mar inaugura
Um verde novinho em folha
Argumentar com doura
Com uma cacha de rolha
E com olhar esquecido
No encontro de céu e mar
Bem devagar ir sentindo
A terra toda a rodar

É bom
Passar uma tarde em Itapuã
Ao sol que arde em Itapuã
Ouvindo o mar de Itapuã
Falar de amor em Itapuã

Depois sentir o arrepio
Do vento que a noite traz
É o diz-que-diz-que macio
Que brota dos coqueirais
E nos espaços serenos
Sem ontem nem amanhã
Dormir nos braços morenos
Da lua de Itapuã

É bom
Passar uma tarde em Itapuã
Ao sol que arde em Itapuã
Ouvindo o mar de Itapuã
Falar de amor em Itapuã



 

Boa notícia

A Abelha-Rainha regressa a Portugal em Julho, para dois concertos. O primeiro no Coliseu dos Recreios, no dia 10 de Julho. O segundo dois dias depois, no Coliseu do Porto. Explode coração.


 

Grande publicidade!



O meu "terrível" amigo c-roxo deixou-me esta imagem na caixa do correio. Have fun!

 
Bom dia. É tempo de quebrar o silêncio. Foram duas semanas inteirinhas longe do blog. Para desintoxicar. Mas parece-me que não fiquei completamente "limpo". Maldita blogomania!

sexta-feira, junho 11, 2004

 
Durão e Portas Vaiados em Bragança (in PÚBLICO)
Terão sido as brasileiras? Ou as "Mães de Bragança"? O mais provável é que tenham sido ambas, mais os respectivos maridos/amantes. É que a vida não está fácil para a coligação.

 
Já está nas bancas o nosso remédio semanal contra o mau humor. Com o PÚBLICO. E bem que precisamos de rir um bocadinho de nós mesmos.

 

Morreu Ray Charles. As más notícias não páram. Ao longo de uma vida atribulada enfrentou a discriminação, o preconceito e a cegueira. Triunfou, sempre com um sorriso nos lábios e sem guardar ressentimentos.O Rei da "soul", o genuíno, o verdadeiro, era ele. Fez suas todas as canções que interpretou. Não há que ter medo das palavras: Ray Charles era um génio. Que a sua memória perdure para sempre.

 

 

Quero hoje apresentar-vos dois dos meus melhores amigos. Este malandreco é o Ronaldo. Apesar do nome não tem jeito para a bola. Mas é um craque a caçar toupeiras. Odeia gatos mas adora nadar. E é um comilão!.. Posted by Hello

 

...e esta belezura é a Ginga.Rainha Ginga! Linda, meiga, adora brincadeiras e acompanha-me nas minhas raras passeatas. Desculpem a franqueza, mas gosto mais destes dois cães do que de noventa por cento das pessoas que conheço (e acabei de perder mais alguns "amigos" depois desta afirmação, ehehehe) Posted by Hello

 
IN MEMORIAM

Lino de Carvalho

quinta-feira, junho 10, 2004

 
Mas o que é que se passa com este país?

Xutos condecorados no 10 de Junho
Os Xutos & Pontapés vão ser condecorados durante as cerimónias do 10 de Junho, Dia de Portugal, revela a Lusa.
De acordo com esta fonte, os cinco membros da banda receberão o grau de comendador da Ordem do Mérito das mãos do Presidente da Repúbica, Jorge Sampaio, numa altura em que comemoram 25 anos de carreira.
Entre os restantes agraciados estão personalidades como o actor Raul Solnado, o jornalista Carlos Fino e a cozinheira Maria de Lourdes Modesto
As comemorações do Dia de Portugal acontecem, este ano, em Bragança, devendo incluir a condecoração de 38 figuras, de várias áreas da sociedade portuguesa, completa a Lusa.


quarta-feira, junho 09, 2004

 

Apelo ao PS

Independentemente de haver ou não uma relação directa entre a morte de Sousa Franco e o sacrifício a que foi submetido na lota de Matosinhos, aquilo que se passou na jornada matinal de hoje da campanha para as eleições europeias vem provar a necessidade de varrer definitivamente com os caciques locais do PS. Os socialistas, se querem atrair quadros, eleitores ou simplesmente cidadãos, não podem continuar a estar dependentes dos líderes concelhios, presidentes de câmara e outros baronetes locais. Já sei que há quem argumente que o regresso dos socialistas ao poder em 1995 só foi possível graças aos resultados das conquistas autárquicas do partido em 1989 e 1993, o que até pode ser verdade. Mas qual foi o reverso dessa medalha? Abílio Curto (na Guarda), Fátima Felgueiras (Felgueiras), Luis Monterroso (Nazaré), etc, etc. Já todos perceberam que ser autarca rende. Em primeiro lugar para o próprio, depois para o partido (ou vice-versa). E aqui é que está o problema. Se não fossem os autarcas, provavelmente o partido não teria tanto dinheiro para gastar em campanhas e na sua promoção mediática. O modelo de organização dos partidos, em particular do PS, tem de ser alterado para impedir que o baronete "A", graças às centenas de militantes que entretanto fez entrar à força no partido, tenha poder suficiente para decidir quem é candidato à câmara, quem é candidato a deputado, quem é que deve estar nos órgãos nacionais do partido. Essas "eminências pardas", que, no jogo subterrâneo, acabam por controlar os directórios partidários, têm de ser expurgadas de poder. E não me venham com a história do centralismo. Limitem os mandatos, regionalizem ou centralizem os partidos, mudem o que tem a mudar, mas, por favor, impeçam que imagens como a de ontem não se voltem a repetir.

PS. Convém referir que este retrato serve também para o PSD, que nestas coisas é um irmão gémeo do PS.

RA

 
Os desacatos que antecederam a morte súbita do professor Sousa Franco são um nojo. As imagens, que as televisões não se cansam de mostrar, são obscenas. Seriam sempre obscenas, mesmo que que não tivesse ocorrido a tragédia que fulminou o cabeça de lista do PS às europeias. Na lota de Matosinhos, aquilo que deveria ser o tradicional banho de multidão do candidato (mas será que o resto do país ainda se deixa impressionar por estas encenações?) transformou-se numa batalha rasca entre duas figuras absolutamente menores. DE um lado o último dos dinossauros, a epítome do cacique, apoiado pela sua turba ululante. Dou outro, um jovem político que cedo se deixou arrastar pela voragem da política rasteira, também ele apoiado pela populaça aos berros. Empurrões, insultos, Narciso abraçado a Sousa Franco com ar de proprietário, Seabra passeado em ombros pelos seus apoiantes. Os dois buscando sem vergonha as câmaras de televisão. E o professor lá no meio, empurrado de um lado para o outro por mãos frenéticas, cada vez mais amarelo, mais fraco, mais ausente.
PS - Duas notas, ainda. Narciso Miranda sentiu-se mal a seguir ao falecimento de Sousa Franco. Pois. E o pivot da RTP acabou de chamar António Guterres ao primeiro-ministro...)

 

Morreu Sousa Franco. O que mais irá acontecer a este desgraçado país?

 
Essa miúda é espertíssima (post dedicado a todos os que perderam preciosas horas da sua vida para ver a Britney de perto)

terça-feira, junho 08, 2004

 

 
Arrigo Barnabé, o músico brasileiro que melhor fundiu as invenções formais da vanguarda erudita e os códigos da cultura pop, actua quinta-feira no Teatro Nacional São João, no Porto. Vai apresentar Clara Crocodilo, uma suiite a quatro mãos, com a colaboração de Paulo Braga. É, julgo eu, a primeira vez que Arrigo se apresenta em Portugal e a responsabilidade é de Ricardo Pais, que está a fazer um excelente trabalho no S. João. Por todas as razões e ainda mais uma, o espectáculo é imperdível. See you there.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?