sexta-feira, abril 30, 2004

 

Alargamento

Neste dia 1 de Maio a União Europeia acorda mais alta e mais loura. Maior. Supostamente mais justa, mais equilibrada. Só não percebo porque é que eu estou tão pouco entusiamado com esta coisa do alargamento. Estarei a ficar um euro-snob?

 

Maio


ROSAS VERMELHAS
"Nasci em Maio, o mês das rosas, diz-se. Talvez por isso eu fiz da rosa a minha flor, um símbolo, uma espécie de bandeira para mim mesmo.
E todos os anos, quando chegava o mês de Maio, ou mais exactamente, no dia 12 de Maio, às dez e um quarto da manhã (que foi a hora em que eu nasci), a minha mãe abria a porta do meu quarto, acordava-me com um beijo e colocava numa jarra um ramo de rosas vermelhas, sem palavras. Só as suas mãos, compondo as rosas, oficiavam nesse estranho silêncio cheio de ritos e ternura
".
É assim que começa "Rosas Vermelhas", de Manuel Alegre, incluído no histórico "Praça da Canção". Sempre me comovi com este textinho em prosa corrida, perdido no meio de um punhado de poemas de resistência. Desamparado entre rimas, sonetos e estrofes. Também eu nasci em Maio. Talvez por isso, também eu fiz da rosa a minha flor.

 

Para onde vais, America?


O homem desta fotografia está a ser torturado. Está a ser torturado por soldados americanos no Iraque. As imagens foram divulgadas ontem à noite pelo programa "6o minutes" e chocaram a América. Na guerra cometem-se excessos e na nossa memória ainda estão as imagens horríveis de Falluja, quando soldados americanos foram torturados e executados por uma turba enlouquecida. Mas isso não desculpa o que se está a passar no Iraque. Ou em Guantanamo. Resta-nos o consolo de que, apesar de tudo, a América é suficientemente democrática para que estas imagens possam passar em prime-time num dos principais canais nacionais. E resta-nos o consolo de saber que os responsáveis por estes gestos bárbaros (entre os quais uma general!) já estão suspensos de funções e devem ser castigados exemplarmente. Mas é muito pouco. Aqui ficam mais algumas imagens, para que ninguém esqueça.



 

Uma boa surpresa é...

...chegar a casa a tempo de apanhar o Casablanca na Dois. E depois mudar de canal e dar de caras com Caetano Veloso a cantar no Fala com Ela, de Pedro Almodovár. A televisão devia ser sempre assim...
(Já agora: é sempre um espanto verificar a qualidade dos diálogos do Casablanca, provavelmente o filme com mais frases "citáveis" da história do cinema. Sim já sei que Rick não disse "Play it again, Sam", mas disse outras coisas, como "We will always have Paris". Mas uma das minhas frazses favoritas pertence ao capitão Renault. Quando Rick ameaça dar-lhe um tiro no coração, o francês responde de pronto: "É o meu órgão menos vulnerável").

quinta-feira, abril 29, 2004

 

Ai. ai...


E de repente, quando o fim do dia de trabalho ainda vem longe, veio-me o desejo irreprimível de fumar um puro....

 

Scolari?

Scolari? Até quando vamos continuar a engolir sapos?

 

Sem mais comentários (I)


 

Sem mais comentários (II)


 

Antas (post para enfurecer os portistas)

David Andrade, um boavisteiro fanático, mandou-nos por e-mail esta fotografia das Antas, com uma legenda que vai enfurecer os adeptos do FCP

Mais uma boa noticia para o ambiente no País, uma grande lixeira de
produtos tóxicos está a ser desmantelada no norte do nosso território!!

 

O pinguim está de volta!

Lembram-se do nosso amigo pinguim? Pois está de volta, numa versão menos violenta do jogo. Desta vez traz o seu amigo Yeti, como não podia deixar de ser, e ainda uns albatrozes que lhe dão boleia para sair de uma praia...australiana (este jogo está a ficar cada vez mais confuso...). O pimeiro clique no lado esquerdo do rato permite mandar o pinguim pelos ares; depois é mantê-lo lá em cima com a ajuda dos pelicanos. Cada clique representa um bater de asas. Have fun!


quarta-feira, abril 28, 2004

 

Selecção de prata

E agora, lá vou a Coimbra ver o jogo da selecção nacional contra a Suécia. Deixo-vos entretidos com a obra do fotógrafo Guido Argentini. Nada mau, hein?

 

Elza


Não sei se a Elza Soares tem 67 anos, como ela diz, ou se tem 73, como diz o resto do mundo. Só sei que ex-companheira do imortal Garrincha está em grande forma. Em forma superlativa. Tive o prazer de a ver ontem à noite no Rivoli e fiquei abismado com o vozeirão (já nem me lembrava como é impressionante), com a ginga, com o corpo enxuto, com a alegria de viver. A vida de Elza não foi fácil. Nasceu preta, pobre e mulher num país tropical, bonito por natureza, mas injusto por acção dos homens. Casou aos 12, foi mãe aos 13, gravou o seu primeiro disco aos 15, pariu (como gosta de dizer) nove filhos, amou o craque das pernas tortas apesar de ele ser casado, afrontou a ditadura, exilou-se, sofreu. Triunfou. Hoje faz 20 concertos por mês, tem o respeito de gente como Caetano, Chico ou Gilberto Gil, é adorada pelo povo do Rio, a sua eterna paixão, vibra com os triunfos do seu Flamengo e está casada com um homem 40 anos mais novo. "O meu preto", como ela ontem o apresentou. E continua a cantar como só ela sabe, com uma voz marcada por cicatrizes profundas, negra, intensa, com um fôlego de maratonista e arranques à Charlie Parker. Grande Elza. Assistir a um concerto dela é uma coisa que todos devíamos fazer ao menos uma vez por década.

 

Nascido para Mandar

Muito trabalho e alguma preguiça levaram-me a adiar uma coisa que já devia ter sido feita há muito: escrever sobre "Nascido para Mandar", o livro de José Pina, um dos homens das Produções Fictícias que diariamente nos encanta com os seus textos para o Contra Informação. É tempo de corrigir essa falta. "Nascido para Mandar" é um guia prático para chegar ao Poder em Portugal. É hilariante. É demolidor. Pina "apanhou" muito bem os tiques da classe política e construiu um guião para quem quer galgar os degraus do Poder. Mesmo aqueles que nunca sonharam em ser Presidente da República ou deputado europeu, têm muito a ganhar com a leitura deste livrinho, que tem ilustrações de João Fazenda.
Com a devida vénia ao autor, deixo aqui um pedacinho de um dos capítulos. Sobre blogues, claro.


"Toda a gente tem um blogue. Os blogues (uma espécie de diário) tornaram-se uma praga semelhante à dos telemóveis. Além do mais, as pessoas com grandes ambições de chegar ao Poder não têm tempo para desperdiçar a tentar ter ideias para depois as escrever e alimentar o blogue todos os dias. O caso de Pacheco Pereira (PSD) é um exemplo a não seguir. Ele escreve para os jornais, é comentador em vários programas de televisão, e quando resolveu ter um blogue, os problemas começaram a aparecer: as contradições, imprecisões e inconveniências políticas aumentaram assustadoramente, e ainda por cima sujeitou-se a ser gozado por aguns desclassificados que invadem a blogosesfera. Quando não há ideias suficiente para tanta oferta, por vezes tem de se recorrer ao disparate, e isso não é bom! Ter um blogue, no entanto, tem uma vantagem: como quase todos se tratam por génios uns aos outros, pode ser a única maneira de alguém o considerar um génio". Touché!

 

Hipnotismo

Já alguma vez pensou em ser hipnotizado on-line? Pois tem aqui a sua oportunidade. A introdução, feita em inglês e alemão por este médico de Bombaim, é imperdível e só por ela vale a pena visitar o "site"

 

E se George fosse uma miúda?...

... pois o resultado era aterrador

 

Bom dia, mr. Bush!


terça-feira, abril 27, 2004

 

Cocó contra Ranheta

Este jogo coreano é literalmente uma porcaria. Cocó enfrenta Ranheta num duelo que é uma sujeira. Só falta mesmo o Facada. Have fun! (Clique para disparar, please)

 

Cone mágico

E pronto. Algo ligeiro, agora, para desanuviar, Aqui está a resposta às preces das mulheres que sempre sonharam em verter águas de pé ou que não gostam de se sentar em casas de banho públicas. Fundamental é lavar as mãos a seguir, claro. Enquanto vocês vêem a animação, eu vou ali dentro tirar água de um joelho...


 

Iraque, um ano de guerra

Um poderoso (e muito bem feito) manifesto contra a intervenção americana no Iraque. Impressionante!

 

Desenhar online

Tem alma de artista? Pois vá até aqui e dê largas à imaginação.


 

Grande penalidade

Vamos marcar uns penalties? Os jogadores pertencem à fraquinha Liga norte-americana, mas o jogo é dos melhores do género que já joguei online. Have fun!

 

Parem com isso!!!



 

América, América!



segunda-feira, abril 26, 2004

 

Mulheres na rua



Mais de um milhão de pessoas, sobretudo mulheres, sairam à rua em Washington para protestar contra a administração Bush em geral, os direitos das mulheres (igualdade, não discriminação, direitos sexuais e reprodutivos) a meio-caminho, e o direito à escolha em matéria de aborto em particular. A manifestação não tem paralelo em Portugal, e isso será, provavelmente, um dos motivos pelos quais a nossa legislação ainda é o que é nesta matéria. Já as atitudes dos dois candidatos à Casa Branca (ao fundo, na foto), se assemelham às dos nossos políticos por cá: tanto Bush como Kerry preferem manter-se à margem de tão controverso assunto. Atrevo-me a ler os seus pensamentos: "Esse não é um problema nosso".

domingo, abril 25, 2004

 

ZARPAR - Um novo blog sobre as coisas boas da vida

Meus caros: decidi abrir um novo blog. Um blog sobre as coisas boas da vida. Sobretudo viagens, mas também restaurantes, charutos, livros, música e outros pequenos-grandes prazeres que tornam suportável a rotina quotidiana.
Todas as semanas conto colocar online o relato mais ou menos desenvolvido de algumas viagens que fui fazendo pelo mundo. Alguns textos já foram publicados, outros são inéditos. Colocá-los no blog é uma maneira de prolongar a sua vida. Espero que sejam úteis a quem, como eu, sente o impulso de partir. Sempre.
Ficam todos convidados para ZARPAR. Esta semana vamos até ao Chipre. Para a semana veremos o que se pode arranjar.

sábado, abril 24, 2004

 

Desportivismo

...e parabéns ao FC Porto

 

Viva a Liberdade!



 

Cojones!

Uma questão de "cojones" (ou de falta deles...). Para ler, em La Voz de Galicia

 

Lindo!

Quantas vezes sentimos todos a vontade de fazer isto? (Pela minha parte, acho que é uma boa maneira de calar, sei lá, a Dulce Pontes, por exemplo...)

PS- Com a devida vénia a Cláudia F., que me enviou o endereço por e-mail)

 

As novas notas de banco do Iraque



sexta-feira, abril 23, 2004

 

Apito Dourado

Encontrámos o apito dourado...e é ligeiramente fálico


 

Viciante!

Um jogo excelente dos dinamarqueses da Lego. Use as setas para dar potência e guiar o carrinho. Os saltos e acidentes dão pontos, as estrelas tempo extra. E aproveite para ver o filme em 4d. Excelente


 

Presentes para o Dia da Mãe (1)

Aqui está o primeiro item de uma lista que ameaça ser inesgotável: um protector de bananas!!! Como é que o mundo aguentou tanto tempo sem isto?



 

Olhos em bico!!!

Pinguepongue como nunca viu! Muito divertido! Have fun!

PS- Com a devida vénia a Rui Florido, que me enviou o jogo por e-mail.

 

Força miúdo!



quinta-feira, abril 22, 2004

 

"O nosso senhorio está preso"

O caso "apito dourado" teve hoje mais um desenvolvimento. Mesmo em frente ao Tribunal de Gondomar foi colocada uma tarja no bairro social ali existente, que foi construído pela câmara. E o que diz a tarja? Apenas este pequeno achado: "O nosso senhorio está preso". Proponho nota máxima para o humor dos gondomarenses.

RA

 

Desancar o Bush...

Dê uma carga de porrada em George W. Bush e depois sinta-se melhor (se quiser, ou se for fã do G.O.P. pode malhar também no JF Kerry)! Have fun!

 

Catar piolhos...

Ora aqui está um bom e higiénico divertimento para toda a família:



 

Amor e Ócio contrata Leonete Botelho

Por decisão conjunta dos sócios maioritários,este blog vai ser aberto à colaboração da jornalista Leonete Botelho, que durante dois anos enriqueceu as páginas de opinião do PÚBLICO às quintas-feiras com as suas "Cantigas d'Amigo". Trata-se de uma contratação de peso (no sentido figurado, porque ela é franzina de uma forma elegante) que vai enriquecer esta casa em particular e a blogoesfera em geral. Bem-vinda Leo! Boas bloguices!

Rui Baptista e Raposo Antunes

 

Revisão Constitucional

Quase em segredo, o BCI (Bloco Central de Interesses, originalmente composto pelo PSD e pelo PS e que agora agrupa também o PP de Paulo Portas) levou hoje a cabo uma estranha revisão constitucional. Em traços largos, a revisão passa por um reforço dos poderes das autonomias dos Açores e da Madeira; remete para a lei geral a imposição de um limite ao número de mandatos dos eleitos para cargos público; liquida a Alta Autoridade para a Comunicação Social; introduz o princípio da não discriminação em função da orientação sexual do cidadão e estabelece uma norma que prevê a possibilidade de o Estado português ratificar o tratado constitucional da União Europeia.
Vamos por partes.
1 - O cargo de Ministro da República não deixa saudades, mas, mesmo simbólico, o cargo servia para lembrar a Carlos César e a Alberto João Jardim (principalmente a este) que as ilhas ainda são Portugal. Daqui para a frente, como é que vai ser?
2- A limitação de mandatos é praticamente um consenso entre a classe política. Mas, mais uma vez, faltou coragem política para levar a cabo uma reforma fundamental. A nova disposição constitucional não passa de uma declaração de intenções, que obviamente não vai ser cumprida (como não foi cumprido o preceito que apontava para a regionalização do país). Faltou coragem para mexer com os poderes instituídos, para afrontar os dinossauros autárquicos, para desagradar aos caciques. Ao remeter a decisão para a lei, os partidos do BCI demitiram-se das suas obrigações. É pena.
3 - Acabar com a Alta Autoridade para Comunicação Social é uma boa medida, porque este órgão estava claramente anquilosado e servia apenas para perpetuar uma espécie de oligarquia esclarecida. Mas é urgente um órgão regulador para a classe, que parece desnorteada com a avalanche de acontecimentos dos últimos meses e pela aceleração do mundo.
4- O princípio da não discriminação em função da orientação sexual do cidadãos é uma daquelas medidas piedosas, que não aquecem nem arrefecem. Uma medida para inglês ver, que dá um arzinho moderno a quem se lembrou dela, mas que não tem dignidade para justificar uma alteração constitucional. Mas que é um claro sinal dos tempos que estamos a atravessar, onde o essencial é muitas vezes esmagado pelo acessório.
5 - E chegamos ao que interessa. A norma que prevê a possibilidade de o Estado português ratificar o tratado constitucional da União Europeia diz que os tratados da UE e as normas das suas instituições são aplicáveis na ordem interna portuguesa. E diz ainda que Portugal pode exercer "em comum, em cooperação ou pelas instituições da União, os poderes necessários à construção e aprofundamento da União Europeia". Ora isto é uma revolução coperniciana. Está aberto o caminho para a Constituição Europeia e para o consequente reforço do federalismo. Perante isto impõe-se a realização de um referendo, que dê ao povo a oportunidade de se pronunciar sobre uma questão que ameaça modificar radicalmente a sua vida. Ou não? O BCI que responda. E depressa, please!

 

Tempo de qualidade é...

...atravessar de jipe o Parque Natural da Serra da Estrela e maravilhar-me com as nuvens que estão ali à distância de um braço, enquanto na rádio tocam as Canções Sem Palavras de Mendelsshon

quarta-feira, abril 21, 2004

 

Cartoon de quarta



 

Screensaver

Um screensaver muito divertido. Para ver e fazer o download (se for caso disso) aqui.

 

Kill Bill - The Game

Enquanto esperamos pelo Kill Bill II, podemos passar por aqui e ajudar "A Noiva" Uma Thurman a despachar uma data de japoneses. O jogo é húngaro (Budapeste, Chico Buarque, grande livro...) por isso clique na palavra hrát. Ok? Have fun!

 

Desportivismo encarnado...

Por sugestão do Raposo, um portista empedernido, coloco, sob protesto, esta foto no blog. Boa sorte para o FCP!




terça-feira, abril 20, 2004

 

Lei do menor esforço...

Aqui está uma instituição que conhece o seu público-alvo. Vou já a correr inscrever-me nesta academia de fitness...



 

Pacheco Pereira

A propósito do "post" do Raposo sobre Pacheco Pereira, eu queria acrescentar que o momento de humor televisivo na SIC foi perfeitamente involuntário. Está cientificamente comprovado que o eurodeputado do PSD não tem um pingo de sentido de humor, como pode ser comprovado pela leitura das suas crónicas no PÚBLICO e dos "posts" no Abrupto. O único que lhe consegue arrancar um sorriso (amarelo) é José Magalhães, com os seus disparates e com as suas longas tiradas vazias de substância.

 

Apito Dourado

Suspeitas de tráfico de influências na arbitragem
Valentim Loureiro detido para interrogatório pela Polícia Judiciária



Não esquecendo que o major goza da presunção de inocência, gostava de colocar um par de questões:
Terá começado o 25 de Abril no futebol português? Finalmente? E porquê só agora, a menos de dois meses do Euro 2004?

PS- E quem terá sido o génio que se lembrou chamar Apito Dourado a esta espécie de "operação mãos limpas"?

 

Simplesmente impagável!

Chegou o Nicosphere 3000 para quem está farto de aturar os protestos do não-fumadores mas não passa sem um cigarrinho.. Uma solução genial, que irá fazer o maior sucesso no melhor diário do mundo...(Não se esqueça de ver o filminho...)

 

Oinc, oinc!

Um joguinho com porquinhos, tiros e grunhidos para matar saudades...

 

Superstars at a gay bar!

O George e o Tony como nunca os viram...

segunda-feira, abril 19, 2004

 

"Eu é mais bolos"

Pacheco Pereira deliciou-nos no sábado, no seu comentário no jornal da noite da SIC, sobre a origem do "croissant". Diz PP que o dito bolo, que os franceses tanto apreciam ao pequeno-almoço, tem afinal uma origem político-religiosa relacionada com a actualidade internacional. O verdadeiro "croissant", que Pacheco Pereira diz ter tido dificuldade em encontrar, deve ser em forma de "crescente", ou seja do tipo do "Crescente Vermelho" ou de todos os outros "quartos crescentes" que surgem nas bandeiras de muitos países árabes. E a forma, explicou PP, teve a ver com uma vitória dos cristãos sobre os turcos, nome pelo qual o dito "croissant" é também conhecido. Esta explicação durou vários minutos no horário nobre da SIC e foi acompanhada por uma sucessão de imagens de bandeiras com o dito "crescente". Espera-se que no próximo sábado, na SIC, Pacheco Pereira nos explique a origem da bola de berlim. Suspeito que o creme possa representar o muro de Berlim e a massa as duas partes da mesma cidade nos tempos do anterior regime. E que o mesmo PP, nas semanas seguintes, explore a pista da doçaria conventual.

PS. Que me perdoem todos aqueles que viram o comentário desde o início, mas eu só vi mesmo a parte do "croissant". Tal como o pasteleiro do Herman diria - "Eu é mais bolos.

RA

 

Jump!

O truque está em largar o acelerador no início da subida. Depois é voar...e receber os aplausos no final. Ou não...

 

Beckam volta a marcar...

E vão três! E depois ainda querem que o homem ainda tenha forças para jogar!!!

 

Uma ajuda para limpar o monitor

A melhor forma de limpar o monitor pelo lado de dentro! Clique aqui.


 

Méééééé!!!

Por favor, carregue no link abaixo para ouvir uma mensagem de saudação
  • Méééé!


  •  

    Big Brother para galinhas


     

    Freiras flatulentas

    Se é muito religioso, não carregue aqui. Mas se por acaso decidir arriscar não se esqueça de carrgar nas teclas preset tunes para ouvir as esplendorosas melodias produzidas pelas freiras. Se tem alma de compositor também pode arriscar e tocar o órgão, havendo a possibilidade de gravar as suas composições. Have fun!

     

    Onanismo plumitivo


     

    Smoke kills(2)

    (Devo esclarecer que estou longe de ser um antitabagista radical. Aprecio um puro, de vez em quando. Mas a imagem era boa de mais para desperdiçar)


     

    Over-worked mouse

    De tanto blogar, o rato do meu computador ficou assim:



    domingo, abril 18, 2004

     

    Alisar a Mona Lisa?

    Farto de ganhar pouco dinheiro e de aturar gente chata e feia? Pois mude de vida e torne-se um bem sucedido cirurgião plástico. Pode afinar aqui a sua perícia com o bisturi, alisando as rugas da Mona Lisa (estivemos para usar a Lili Caneças, mas à última hora decidimos optar por alguém mais novo). Já agora, perca o respeito pela obra imortal do velho Leo da Vinci e aproveite para colocar silicone nos seios da signora, botox no rosto, colagénio nos lábios e por aí fora. O resultado final pode ser hilariante. Have fun!




     

    Another brick in the wall?

    Os Pink Floyd...já tinha saudades das suas belas capas...



     

    Senhor dos Anéis (Versão condensada)

    Para os que não têm tempo (ou paciência) para ver as quase 10 horas de trilogia do Senhor dos Anéis, aqui fica uma versão ligeiramente condensada. Ligeiramente...

    sábado, abril 17, 2004

     

    Hein?

    Imaginem uma conversa entre Bethoven e Van Gogh (com a devida vénia a Luís Fernando Verissimo). Aproximemo-nos para ouvir o que dizem os génios.
    Van Gogh aponta para um dos seus ouvidos.
    - Fala aqui neste que neste ouvido que com o outro eu não ouço.
    E Bethoven:
    - Hein?
    - Fala no outro ouvido. Desse lado eu não escuto nada.
    -O quê?
    - Hein?
    - Como?
    -O outro ouvido! O outro ouvido!

    (Quem substituir Van Gogh por Sousa Franco vai parar ao inferno...)

     

    a foreign sound

    O mestre está de volta. Em inglês, interpretando como só ele sabe alguns clássicos do cancioneiro americano. O disco é viciante, graças a Deus. Ouve-se uma vez, e outra, e outra e outra...
    PS- Ainda é segredo, mas tudo indica que vamos ter Caetano por Portugal em Maio. Outra vez. Um dia destes não o deixamos sair do país....




     

    O sonho de qualquer mulher!!!

    O arrependimento pelo tom ligeiramente homofóbico do comentário sobre o inocente Johnny Gay levou-me a linkar este "site". Have fun, please!

     

    Involução da espécie

    Ao fim de um mês a alimentar este blog insaciável, é assim que eu me sinto (a única diferença é que eu escrevo deitado, com o laptop equilibrado precariamente na pança):




     

    Tal pai, tal filho

    Por favor, alguém chame já o Austin Powers! O mundo agradece...



    This page is powered by Blogger. Isn't yours?