domingo, fevereiro 29, 2004

 

Mau olhado

Mais um empate, ainda por cima no dia do centenário. O Benfica tem que ir à bruxa desfazer o mau olhado, caramba

 

Deixa-me rir, George...

Acabei de rever na Sky a cena em que George W. Bush diz, com a maior candura, que adora o chanceler alemão Gerard Schroeder porque este o faz rir. "He make's me laugh", diz no seu melhor sotaque texano. É, de facto, hilariante. W. apercebe-se a meio que está a dizer um disparate, mas em vez de recuar foge para a frente e começa a teorizar sobre o riso como desbloqueador de conflitos entre estadistas. O alemão limita-se a olhar para ele, entre o incrédulo e o furioso. Simplesmente impagável, este W. Ainda se lembram quando ele perguntou a Fernando Henrique Cardoso se no Brasil havia negros?
Digo e repito: se é gente como W. quem manda no mundo, então eu reclamo o direito de votar nas eleições americanas...

 

Força Portugal=Forza Italia?

"Força Portugal" parece ser a frase escolhida pela coligação governamental como "slogan" das europeias. A mim soa-me a disparate, mas eles é que sabem. A tentativa de ligar as eleições ao Euro-2004 parece-me uma "chico-espertice" e não uma medida sensata, apesar da abertura do torneio decorrer um dia antes da ida às urnas. "Força Portugal" cheira-me a "slogan" de cervejeira e não de uma coligação que queira ser levada a sério. E ainda por cima remete imediatamente para o "liftado" senhor Berlusconni...
Paulo Portas é que deve estar feliz com esta escolha, feita à sua medida. "Força Portugal, estou contigo, vamos embora!". Depois queixem-se...

 

Understatement of the year

"Esta campanha não vai ser fácil", diz José Luís Arnaut no PÚBLICO a propósito das eleições europeias. Olha a grande novidade. Dois partidos que têm visões diametralmente opostas sobre a Europa vão concorrer em coligação. Os líderes suportam-se por questões de conveniência; os militantes do PSD ainda não perdoaram a Paulo Portas as maldades cometidas no tempo do Independente; e este fez deu uma volta de 180 graus nas suas declarações sobre a Europa por uma mera questão estratégica e por que deseja enterrar para sempre o tempo em que andava a soprar ideias anti-Bruxelas aos ouvidos do seu ex-amigo Manuel Monteiro. Não vai ser fácil, não. A vossa sorte é que o PS escolheu como cabeça de lista o prof. Sousa Franco, que deve demorar para aí três ou quatro dias a antagonizar os barões socialistas, se é que já não o fez com aquele discurso de ontem sobre "tentações". Já se esqueceram que ele foi líder do PSD em tempos que já lá vão?
Mas é pela clarividência de afirmações como esta, que corre por aí o rumor que Zé Luís Arnaut pode abandonar o Governo para tentar uma carreira no cinema. Fala-se no nome dele para substituir o Tom Hanks na sequela do filme Forrest Gump...

 

Crueldade dominical

E agora, uma nadinha de crueldade dominical para animar o dia. É só seguir o link para ver o pobre Michael daqui a 30 anos. Brrr!

 

Four more years

Para os que ainda não repararam, hoje é dia 29 de Fevereiro. O dilema dos anos bissextos é o que fazer com o dia a mais. Eu tinha a intenção de acordar cedinho e ir endireitar o mundo, mas acho que vou adiar esses planos mais quatro anos.

 

Promessa solene

Voltam a apanhar-me num concerto da Dulce Pontes no dia em que o Manuel Monteiro conseguir ser eleito para alguma coisa.

 

Dulce Castafiore Pontes

Meus caros: acabo de chegar do concerto da Dulce Pontes e estou com uma zoeira nos ouvidos que nem vos conto. Ao pé dela, a Bianca Castafiore não passa de um pardalito milanês. A voz da Pontes, amplificada por colunas do tamanho de um T-0 da Reboleira, é capaz de provocar sérias lesões auditivas num raio de 100 km. Eu diria mesmo mais: Não ficou um vidro intacto no Coliseu e até o display do meu telemóvel rachou quando ela soltou um dó de peito ao interpretar uma xaropada do Morricone. Para continuar no universo Hergé, confesso que a experiência desta noite me deixou com a capacidade auditiva do professor Girassol. Com mil milhões de macacos!

sábado, fevereiro 28, 2004

 

Óscares...

Se o Bil Murray não ganhar o Óscar para melhor actor no domingo à noite, eu como o meu chapéu. É uma promessa. Entretanto, vou passar o resto da tarde a ver alguns dos filmes que me escaparam nas últimas semanas. Nada de entusiasmante: O último Samurai e Piratas das Caraíbas, ainda por cima em dvd. Fica a faltar-me o Monstro, com a transfigurada Charlize Theron, Master & Commander e Alguém Tem Que Ceder, com Diane Keaton e Jack Nicholson.
Há anos que não perco a cerimónia dos óscares, mas este ano vai ser duro, porque na segunda feira tenho um compromisso logo de manhã. Mas vale a pena o esforço.
Aqui fica a minha lista de previsões. Ou melhor: a minha lista de desejos.

Melhor filme: O meu coração balança ente Mystic River e Lost in Translation, mas vou optar pelo velho Clint Eastwood. (Vai ganhar o Senhor dos Anéis, aposto.)
Melhor realização: Fernando Meirelles, Cidade de Deus (Vai ganhar Peter Jackson, certamente)
Melhor actriz: Charlize Theron (Ainda não vi o filme, mas as críticas têm sido excelentes e a Academia adora gente que se transfigura - lembram-se do Touro Enraivecido? Mas confesso que tenho um fraquinho por Diane Keaton...resquício dos tempos de Annie Hall, certamente)
Melhor actor: Bill Murray (Sean Pean é também um sério candidato, mas como não tenho vontade de comer o meu chapéu...)
Melhor actriz secundária: Marcia Gay Harden, de Mystic River (nesta categoria não dou mais palpites...)
Melhor actor secundário: Tim Robbins, Mystic River (mas tb não me importava de ver Benicio del Toro ganhar)
Melhor Argumento Original: Lost in Translation, Sofia Coppola
Melhor filme de animação: Finding Nemo

 

Small letters, great sex

Por distração, deixei passar um curto mas incisivo post do Terras do Nunca acerca da notícia do Correio da Manhã sobre os eventuais malefícios do sexo oral. Como bem demonstra João Morgado Fernandes, o tamanho acaba sempre por contar...de uma maneira ou de outra. Aconselho-vos a irem lá espreitar.

 

A América no seu melhor

Pesquei esta notícia na Isto É. É a América no seu melhor. Mas não a América do W. É a outra América, que os intelectuais europeus tanto admiram. Quantas Américas cabem nos USA? Aí vai:


"A escritora americana Naomi Wolf, uma das expoentes do feminismo, fez vir a baixo o meio acadêmico da Universidade de Yale: ela está acusando de abuso sexual o professor, escritor e crítico literário Harold Bloom. Ele tem 73 anos e é considerado atualmente a maior autoridade do mundo em William Shakespeare (é autor da monumental obra Shakespeare, o inventor do humano). Segundo Naomi, ele a teria assediado e a constrangido sexualmente nos anos 80 quando ela ainda estudava na Universidade de Yale. Naomi diz ainda que outras dez estudantes também sofreram abusos. Bloom se mantém em silêncio sobre esse assunto."

sexta-feira, fevereiro 27, 2004

 

Dez canções que mudaram o (meu) Mundo (Parte I)

A blogosfera também serve para estas coisas. Ao ler o Janela Para o Rio senti também eu vontade de fazer uma lista das músicas da minha vida. É como se regressasse à adolescência e decidisse gravar mais uma k7 para oferecer à namorada do mês (isto soa um bocado marialva, mas tem que ser....). Começo por seleccionar 10 músicas cantadas em português. Um dia destes escolherei 10 canções em línguas estrangeiras.

1- Chega de saudade - João Gilberto
2 - Beira-Mar - Gilberto Gil e Caetano Veloso
3 - A noite passada - Sérgio Godinho
4 - Saiu para a rua - Rui Veloso
5 - Sopro do coração - Clan
6 - Saudade - Heróis do Mar
7 - 125 azul - Trovante
8 - Pronúncia do Norte - GNR
9 - Cara Valente - Maria Rita
10 - Vambora - Adriana Calcanhotto

Foi mais difícil fazer esta selecção do que pensava. Ficou tanta coisa de fora que...um dia destes faço outra lista. "De repente bateu uma saudade" destas músicas, como dizem os brasileiros, por isso vou mesmo fazer a tal k7...(não digo cd para não ser acusado de pirataria...)

 

Nortadas conspirativas

No Nortadas, Diogo Feyo (que tenho por pessoa afável e inteligente) dá mais um exemplo de como é redutor o discurso sobre o Porto-cidade, o Porto-clube, o Porto-região. Eufórico com a vitória sobre o Manchester, não hesita em considerar José Mourinho o melhor treinador da Europa, desdenha da competência de Scolari e volta a reafirmar (de modo enviesado, é certo) que o FC Porto não é um mero clube regional. E a cereja no bolo surge quando se queixa de que os golos marcados pelo FC Porto aos ingleses não foram repetidos tantas vezes na televisão quanto o de Simão Sabrosa a Vítor Baía, no recente clássico da Luz.
Este discurso menoriza o Porto e os portuenses, "julgo eu de que" (para usar uma expressão do agrado do Diogo)! Revela que os complexos de inferioridade ainda não desapareceram, apesar das vitórias, e revela ainda uma visão conspirativa do mundo que não seria de esperar num representante da Nação (julgo que não estou a quebrar nenhum segredo se revelar que o Diogo é deputado). O Diogo acredita mesmo que há uma conspiração contra os portuenses e contra os portistas? Que, na sombra dos gabinetes, diabólicos lisboetas (ou mouros infiéis - você decide) traçam planos secretos para desmoralizar o Porto e os portuenses? O caminho faz-se andando. O FC Porto está a fazer o seu papel e com grande brilho. Com trabalho, disciplina e uma vontade férrea de triunfar. Se os restantes sectores da sociedade portuense abandonassem a pose de presa acossada ou deixassem de atribuir as culpas aos outros (é tão fácil, não é?) talvez o provincianismo atroz que o post do Diogo revela fosse erradicado de vez. O Porto não esgota nas Antas. E o Calimero é um personagem de ficção, que de tanto ter pena de si próprio acaba por enjoar.
Já agora: parabéns ao FC Porto. Grande exibição, bom resultado. E quase-parabéns ao Benfica, que podia ter conseguido uma goleada histórica, mas a quem faltou o estofo dos campeões.

 

Despir a camisola

Ouvi há pouco na TSF o primeiro-ministro, durante o debate mensal no Parlamento, a sugerir à deputada socialista Elisa Ferreira que despisse a camisola...e vestisse a seguir a camisola da selecção nacional. Francamente, dr. Durão. Se tem mesmo que incentivar uma deputada a tirar a camisola, escolha antes a Joana Amaral Dias, do Bloco de Esquerda! A malta agradece.

quinta-feira, fevereiro 26, 2004

 

A namorada do Shrek

No sábado vou ter que assistir ao concerto de Dulce Pontes no Coliseu do Porto. Parece que a senhora tem uma bela voz, mas canta umas coisas delicodoces capazes de deixar uma pessoa saudável à beira de coma diabético. Além disso, veste-se só roupas Calvin Blind e está cada vez mais parecida com a versão nocturna da namorada do Shrek. Mas o que é que eu fiz para merecer isto?

 

Carrilho e carolo

Nada como um bom dicionário para pôr as coisas em perspectiva. Depois de ler o artigo de Pacheco Pereira no PÚBLICO de hoje, decidi ir ao dicionário ver o significado de carrilho. Julgava eu que teria alguma coisa a ver com carrilhões, com sinos afinados em que se tocam peças de música, o que poderia explicar a faceta algo tremelicante e até festiva da personagem. Pura ilusão! Segundo a 6ª edição do Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, carrilho signfica sabugo de espiga de milho. Ou seja, o mesmo que carolo (eu escrevi c-a-r-o-lo e não p-a-r-o-lo). Carrilho significa ainda comer a dois, ou "servir com lucro duas actividades simultaneamente". Esta definição já anda mais perto do candidato a candidato a presidente da Câmara de Lisboa, mas a poesia foi toda por água abaixo. Será que a Bárbara já sabe que está casada com um carolo? Ainda bem que eu não voto em Lisboa...

 

Mimos e disfunção eréctil

O JPH anda muito preocupado com a progressiva dulcificação da blogosfera. Vai daí editou um post em 13 pontos para mostrar que é um duro. E para que não restem dúvidas sobre as suas intenções tratou de colocar um link à esquerda, no serviço público, que nos leva para uma página sobre disfunção eréctil. "É de mimos que se precisa, se calhar", dizia ele no seu indignado post. Se calhar JPH, se calhar...

 

O quê?

O mundo está mesmo perigoso...ora leiam isto aqui... e depois digam alguma coisa.

quarta-feira, fevereiro 25, 2004

 

Coelho Pacifista

Dei por ele num pequeno anúncio no Jornal de Notícias. Algures entre os avisos dos tribunais e conservatórias e dos astrólogos-videntes-espiritualistas africanos. O Coelho Pacifista! Primeiro pensei que era um truque de Jorge Coelho para escapar à novela da sucessão de Ferro Rodrigues, que muitos socialistas anseiam ver pelas costas. Já estava a imaginar o bom do Coelho de capacete azul a patrulhar a terra de ninguém na cidade de Nicosia (a última capital dividida do mundo, garantem os cipriotas-gregos), ou à frente de uma manifestação no Chiado para acabar com a guerra do Iraque. Mas depois atentei melhor: a figura que ilustrava o anúncio era mesmo de um coelho, de orelhas arrebitadas e dentuça proeminente. E a frase publicitária, por baixo, desfazia todas as dúvidas: o Coelho Pacifista é um cobrador de dívidas. Assim uma espécie de Cobrador de Fraque com ar de Roger Rabitt e sotaque à moda do Porto. Simplesmente impagável. O site do Coelho Pacifista é também imperdível e tem uma animação interessante, em que o secretário do Coelho é entrevistado por um "clone" da Manuela Moura Guedes. Esclarece pouco mas diverte muito. Merece a visita.

 

Puros

Aqui está uma boa notícia para quem se interessa pelos "puros":

A revista EPICUR e a casa de Charutos Condal & Peñamil House vão realizar dois cursos de charutos – Curso de Iniciação aos Sinais de Fumo:

· Dia 19 de Março em Lisboa.
· Dia 20 de Março no Porto.

Os cursos iniciam-se às 18:00h e têm uma duração de 2 horas. Serão abordados as seguintes temáticas pelo nosso formador Jesús Fernández-Montes:

1. O que é um Puro? (história; origens; a contribuição espanhola; os “isleños” – Canários; puros modernos; o mercado actual; questões técnicas; conceitos básicos; conservação; estágio; recuperação)
2. Que necessidades satisfaz o charuto na actualidade (charuto Premium na cultura gourmet; componentes sociais e culturais; cultura do charuto vs cultura do vinho; critérios de apresentação)
3. Cata organoléptica de charutos (prova de alguns charutos do grupo CITA, manuais e mecanizados, com elaboração de ficha de apreciação.)

A cada curso segue-se um jantar de degustação com apresentação de vinhos. Durante a refeição estará presente o enólogo responsável para uma breve exposição sobre os mesmos.

 

Não te desgraces, Tó Zé!

Leio no PÚBLICO que António José Seguro poderá trocar o Parlamento Europeu pela liderança da bancada do PS, agora que António Costa está de malas aviadas para Estrasburgo. Eu, que conheço o jovem Seguro desde os tempos em que ele era líder da JS, quero deixar-lhe aqui um conselho gratuito: TU NÃO TE DESGRACES, Tó Zé! Tu, que abandonaste o Governo Guterres com trinta e poucos anos alegando cansaço, largas agora um lugar seguro e bem remunerado na Europa para te ires enfiar no Parlamento português? Abandonas um trabalho com vagares, para vires para Lisboa aturar a mesma malta que quase deu com o António Costa em maluco? Olha a tua saúde, rapaz! Tu não te desgraces...

 

Rabugento?

Faltam quase duas horas para o início do FC POrto-Manchester e a RTP já está a transmitir em directo do estádio do Dragão. Será isto normal? Ou sou eu que hoje estou particularmente rabugento?

 

Serviço público

Pode haver verdadeiro serviço público na blogoesfera? A julgar pelo que se passa aqui e aqui a resposta só pode ser positiva.

 
O Pedro Farinha, que "bloga" aqui deixou um comentário muito interessante sobre a eterna discussão entre "Macmaníacos" (entre os quais me incluo) e os utilizadores de Windows. Tal como na política, há sempre uma terceira via. E gratuita, ainda por cima.

Aqui fica o itálico: Um PC não tem de ser sinónimo de Windows e de Bill Gates. Existe o chamado software livre onde o Linux é rei e que tendo como base que a tecnologia não pertence a ninguém permite a utilização de PCs sem windows. Se quiserem saber mais podem espreitar aqui www.ansol.org

terça-feira, fevereiro 24, 2004

 
Sobre o assunto anterior, p.f. consultar o seguinte site: THE BILL OF RIGHTS

 
O João Pedro congratula-se com a decisão de George W. Bush de proibir o casamento dos homossexuais. Ele lá sabe, mas a mim cheira-me que W. quer desviar as atenções do extraordinário défice acumulado, dos cadáveres que chegam do Iraque em sacos de plástico e ao mesmo tempo contentar a direita evangélica, que tem sido a sua base de apoio. Há uma diferença substancial entre a nossa direita e a deles, e o João Pedro é, valha-nos isso, uma prova irrefutável desta evidência. Agora o que George W. quer fazer é desviar a atenção do essencial para o acessório. Calar os reverendos, os tele-evangelistas, os moradores nos trailer parks, o white trash, o Homer Simpson que mora dentro de cada americano médio (uma generalização excessiva, provavelmente, mas que dá jeito para reforçar o que atrás ficou escrito). Ainda por cima, W. quer fazer uma emenda constitucional, coisas que se sabe ser praticamente impossível devido aos apertados critérios de votação. Logo, esta é uma medida para "americano ver" e europeu sorrir (ou rir com gosto, que é o que eu estou a fazer neste momento) e para John Kerry reflectir. Uma emenda constitucional para proibir o casamento dos homossexuais? Give me a break!!! Neste caso, invoco a Quinta...a Quinta Emenda, claro...

 
Coimbra no feriado de Carnaval é uma beleza. Poucos carros, ainda menos mascarados, lugares para estacionar, o Largo da Portagem cheio de sol. Escrevo num pequeno escritório debruçado sobre a rua de Corpo de Deus (chamar-lhe rua é um exagero - é mais uma travessa com a mania das importâncias), e da rua chega o rumor de risos de crianças e um odor a pataniscas de bacalhau. Sim, tenho faro de perdigueiro. Sim, adoro pataniscas de bacalhau com arroz de feijão (e de repente fiquei com saudades do arroz de feijão de Zé Manel dos Ossos). Coimbra devia ser sempre assim: ensolarada, risonha, tranquila. Infelizmente, no resto do ano é um pandemónio capaz de provocar um ataque de ansiedade a Philleas Fogg...
Chega de lamentações. 'Bora lá tentar descobrir quem está a cozinhar as pataniscas...

 
Confirma-se a suspeita deste nosso amigo :a tenebrosa tomada da blogosfera pelas agendas jornalísticas deu mais um passo. Jpp deve estar desgostoso com mais esta impertinência plumitiva

 
O Rui Tavares, do Barnabé (o blog que dispara mais rápido que a sua própria sombra) teve a amabilidade de me explicar como se linka com um Mac. Como sou irremediavelmente nabo, de certeza que vou falhar em grande estilo. Mas prometo tentar. Viva os Mac! Num espaço de liberdade como é a Net, quem é que precisa de Windows and Gates?

 
O Le Monde descobriu que Portugal está deprimido...uma conclusão notável, demonstradora da famosa argúcia gaulesa!
As más notícias não páram: O jornalista Carlos Pinto Coelho está a escrever um livro sobre os bastidores do programa Acontece, um magazine/noticiário cultural que esteve no ar na RTP durante nove anos, até 2003. Ora aí está um potencial best seller entre a malta do Jornal de Letras e os moradores de Malhangalene...

 
Um conselho à "Sofia não sei das quantas", pivot do jornal da uma da TVI: nunca mais deixe que seja o Stevie Wonder a escolher-lhe a roupa. É Carnaval, mas essa roupa fica-lhe mal...

 
O Director Nacional da PSP teve um acidente de mota no viaduto de Alcântara (aquele que dá acesso às Docas e ao resto), onde é expressamente proibido circular com veículos de duas rodas. O juiz-desembargador Mário Morgado foi apanhado porque caiu. Agora arrisca-se a ficar sem carta, até porque é reincidente nesta coisa de quedas e transgressões. Força senhor desembargador! O que país precisa (e a PSP) também é de bons exemplos...

 
Bom dia! Faz sol. Houve um sismo aqui ao lado, em Marrocos. Morreram pelo menos 150 pessoas. O tremor de terra foi sentido no Algarve e no Alentejo, sem consequências. A SIC abriu o noticiário com a chegada de Manchester United ao aeroporto do Porto. Fizeram até um directo sobre coisa nenhuma. Repetiram a proeza minutos depois e o repórter da SIC teve a honra de levar um encontrão de um inglês mal-encarado. Depois o Cristiano Ronaldo disse umas banalidades. E os marroquinos? Pois lá apareceram no ecrã a seguir a uma reportagem sobre a neve na serra da Estrela. As prioridades de estação de Carnaxide, por vezes, são insondáveis...

 
Como é que dizia o Gedeão? Provo-me e saibo-me a sal...não se nasce impunemente nas praias de Portugal? A praia estava...estava... pois estava com areia e água, como é que havia de estar? Agora um banho quente, um pequeno almoço de pãozinho fresco (uma das vantagens de viver numa aldeia é ter pão quente deixado numa caixa presa ao portão cedinho pela manhã...), com muita manteiga, queijo e nectarinas rijas, e depois cama! Folga é folga, mas vou tentar acordar para ver os noticiários da uma...ou até um quarto de hora mais cedo para desfrutar da Bola Branca, essa instituição...
O dia rompeu com nevoeiro...quando vinha da praia passei por um homem a cavalo e pensei que era o d. Sebastião...afinal era um GNR madrugador. Aqui perto há um campo onde praticam equitação. A realidade tem um jeitinho para nos desiludir, francamente...

 
Antes de sair para a gloriosa praia de Mira quero deixar um abraço para a malta do Glória Fácil e para o João Pedro, do política pura (velho amigo de outras guerras). Não faço links porque o Mac não permite, mas dentro de dias estará tudo "linkado", hipertextualizado e essas coisas. Este "post" parece uma despedida, mas vocês sabem muito bem que há sereias no mar...e se me aparece uma com a cara da Penelope Cruz e as barbatanas de Giselle Bundchen é certo e sabido que já não volto...

PS- Isto sim sim, é um verdadeiro early, early, early morning blog

 
Mr. Baptista, I presume...

O relógio da igreja da minha aldeia assinalou as quatro e meia da manhã com os acordes do Avé Maria. Chove um pouquinho, o ar cheira a pinho, terra molhada e maresia. Da minha casa não vejo o mar, mas pressinto-o. É um rumor abafado. Intenso (peço desculpa pelo lugar comum, mas é isso mesmo - intenso). "Na terra em que o mar não bate, não bate o meu coração". A lareira está a apagar-se, o Montecristo esfumou-se e Elvis Costello (North, magnífico) quase no fim. Amanhã (hoje) é dia de Carnaval e as ruas do meu país devem encher-se de gente que quer à força divertir-se. Antes que isso aconteça, vou calçar as Timberland, vestir a velha parka verde (da qual nunca mais me separei porque "ela" um dia disse que me ficava bem...), enfiar um chapéu impermeável e rumar à praia. Levo os cães comigo, claro, eles ainda são mais doidos pelo mar do que eu. Se não voltar a tempo do pequeno almoço, mandem uma expedição à minha procura...

PS- Percebem agora a razão das minhas olheiras?

 
Regresso à blogosfera de cara destapada no dia em que o meu portátil windows pifou. É pois com prazer que volto a escrever no meu Mac azulinho. Já tinha saudades. E é verdade. Não há amor como o primeiro.

 
Regresso à blogosfera de cara destapada por causa do Rubem Fonseca. Do Rubem Fonseca e da Ana Sá Lopes. Andava eu a ler o velhinho Bufo & Spallanzani quando ela me falou que tinha adorado o Diário de Um Fescenino. Fui ler. Fiquei fisgado. Fiquei também com saudades de manter um diário, às vezes íntimo, às vezes não. De certeza que vai haver dias em que não vou ter tempo nem disposição para escrever, mas paciência. Falta-me a disciplina, já sei. Se calhar devia ter ido à tropa. Até já

This page is powered by Blogger. Isn't yours?